NOVA AURORA

PARANÁ

Litoral do Paraná terá torneios de beach tennis e pesca esportiva no fim de semana

Publicado em

Matinhos sedia neste fim de semana o maior evento de beach tennis por equipes do Brasil. A competição acontece na sexta, sábado e domingo (3, 4 e 5), na Praia Brava de Caiobá, e deve contar com a presença de mais de 1.500 atletas de 283 equipes. No sábado e no domingo, Antonina recebe cerca de 300 participantes para o Torneio Interclubes de Pesca Esportiva com Caiaque.

O Interclubes Estadual de Beach Tennis é uma realização da Federação Paranaense de Tênis e da Connecting Sports, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, e faz parte da programação dos Jogos de Aventura e Natureza. Trata-se de uma oportunidade para clubes e academias mostrarem suas habilidades, garantindo disputas de alto nível e muita emoção durante todo o fim de semana.

O Paraná é referência nacional na modalidade e atualmente o campeão brasileiro de beach tennis. Segundo o diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, Tiago Campos, a realização do Interclubes Estadual reforça a importância do Paraná neste cenário. “É mais uma grande ação que estamos mobilizando para fomentar a economia e turismo do nosso Litoral. Serão mais de 1.500 atletas competindo nas quadras montadas na orla, estrutura que só é possível graças à engorda da faixa de areia”, afirmou.

Leia Também:  Amep e Compagas estudam sistema de ônibus a gás em Bogotá, na Colômbia

Ele falou também sobre a força de beach tennis de atrair diversos públicos, tanto para praticarem quanto para assistirem às disputas. “Sabemos que é uma modalidade democrática, que atende a todas as idades, com diversas categorias”, complementou.

A estrutura do torneio conta com mais de 40 quadras, arquibancadas, decks, tendas, áreas de patrocinadores, loja e praça de alimentação, tudo para atender veranistas e moradores que forem prestigiar o evento. Confira mais informações AQUI.

PESCA ESPORTIVA COM CAIAQUE – O Litoral vai sediar também o Torneio Interclubes de Pesca Esportiva com Caiaque, no sábado e no domingo (3 e 4), em Antonina. Esse é considerado o maior evento de pesca esportiva do Brasil.

O evento, uma realização da Associação Paranaense de Pesca Esportiva, com o apoio da Prefeitura de Antonina e do Governo do Estado, deve contar com cerca de 300 participantes.

O objetivo é promover a integração entre os competidores e equipes, contribuir com a prática da pesca esportiva e aprimorar as técnicas do “pesque e solte” embarcada em caiaques, além de incentivar o turismo local.

Leia Também:  Direitos garantidos: Paraná já emitiu 7,8 mil carteiras do autista

O evento contará, ainda, com atividades paralelas, música ao vivo com bandas locais, torneio de arremesso, exposição de patrocinadores e palestra com integrantes do Projeto Robalo.

Serviço:

Interclubes Estadual de Beach Tennis

3, 4 e 5 de março

Praia Brava de Caiobá, em frente ao Sesc

Torneio de interclubes de pesca esportiva com caiaque (Antonina)

3 de março, às 18h – entrega dos kits, torneio de arremesso, exposição dos patrocinadores e shows com bandas locais

4 de março – validação das réguas dos competidores, a partir das 6h, e largada às 7h

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR prende integrante de organização criminosa ligada ao golpe do falso sequestro em Londrina

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  IDR-Paraná discute enfezamento do milho com produtores que participarão do Show Rural

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA