NOVA AURORA

PARANÁ

Língua portuguesa é o tema central do Cândido de dezembro

Publicado em

A edição de dezembro do jornal Cândido debate as transformações, variações e nuances regionais da língua portuguesa que constroem a profundidade do idioma e da literatura brasileira. A repórter Bianca Weiss conversou com linguistas, professores e comunicadores para entender a complexidade do idioma no Brasil. Na retranca, a redação selecionou algumas obras que demonstram a vivacidade linguística do português.

O escritor, tradutor e professor Caetano Galindo, autor de Latim em Pó (2023), concede uma entrevista ao jornalista Lucas de Lima, sobre questões do idioma dentro do espectro educacional, cultural e sociopolítico, ampliando o debate da reportagem principal.

Dalton Trevisan, falecido no último dia 9, aos 99 anos, está na pensata de Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), que revela suas percepções acerca do legado literário do escritor.

Na última publicação da série Mulheres contra a Ditadura, Sueli Bellato conta à jornalista Vivian Faria sua atuação como militante de direitos humanos, seu trabalho na Procuradoria-Geral de República, Câmara dos Deputados e Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, onde foi vice-presidente e conselheira.

Leia Também:  Política de Clientes da Sanepar é pautada em valores como respeito e transparência

Por mais de uma década, ela envolveu-se diretamente com pedidos de desculpas e concessão de indenizações a perseguidos políticos da Ditadura.

O conteúdo especial estreou em março de 2024, marcando os 60 anos do início da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985), com destaque à participação da luta das mulheres neste período pelo restabelecimento da democracia.

Ainda, na seção de literatura, o jornal publica o conto de Aura Grube, vencedora do VI Concurso Literário Luci Collin, promovido pela UFPR; e a visita do cineasta Francis Ford Coppola à capital paranaense, escrita em crônica por Carlitos Marinho.

Na editoria de fotografia, Kaype Abreu publica o ensaio Rádio-cabeça, composto por registros de pessoas em dupla nas cidades de São Paulo e Curitiba. Ana Santucci faz a arte de capa, inspirada na pauta principal do Cândido.

Serviço:

Jornal Cândido nº 157

Dezembro de 2024

Publicação de literatura da Biblioteca Pública do Paraná editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

Leia Também:  Copel reforça o sistema elétrico em Capanema e Santo Antônio do Sudoeste

@candidobpp

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cândido Lopes, 133 – Centro

41 3221-4900

@bibliotecapr

Horário especial de fim de ano:
Recesso de 20/12 a 05/01
Retorno no dia 06/01, das 8h30 às 20h

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Orquestra Sinfônica apresenta compositores nacionais em "Raízes Brasileiras"

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Nova tecnologia trará velocidade e ampliará eficiência dos cadastros de imóveis rurais

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA