O Smart City Expo Curitiba encerrou na sexta-feira (22) na capital paranaense. A Ligga, operadora referência em telecomunicações no Paraná, apresentou soluções voltadas à melhoria da conectividade nas cidades brasileiras, o acesso à educação digital e arenas inteligentes multiuso. Um dos projetos apresentados foi o case com a prefeitura de Ponta Grossa (PR) e a empresa Metropolys para garantir a conectividade e o monitoramento do município, especialmente no setor do turismo inteligente.
A iniciativa conta com câmeras para o monitoramento de pontos turísticos na cidade, o que permite o acompanhamento em tempo real do fluxo de pessoas e tráfego de veículos. Além disso, foi desenvolvido um sistema de análise de dados que utiliza sinais coletados de celulares para fornecer informações detalhadas sobre o número de visitas por dia, hora e até mesmo para identificar os horários de pico.
“Esse case de Ponta Grossa é uma iniciativa da qual nos orgulhamos bastante e é absolutamente replicável em outros municípios e até em outras frentes de negócio. No mercado B2B, trabalhamos com o setor de agro, varejo, educação, espaços públicos, entre outros, para aumentar a eficiência, produtividade e promover a redução de custos a fim de alavancar o desenvolvimento regional”, explicou o CRO da Ligga, Rafael Marquez.
A análise desses dados auxilia na criação de novos atrativos turísticos, na gestão e o desenvolvimento de estratégias para o turismo local, além de medidas de segurança, com o apoio da Polícia Militar, e controle de informações de diversas secretarias municipais, que passam a trabalhar de forma integrada. A ferramenta deve impulsionar a economia local, estimular o fluxo turístico e promover o desenvolvimento sustentável da região.
“Com esses dados conseguiremos desenvolver inúmeras políticas públicas. Acreditamos que o governo inteligente usa esses dados em favor da população, criando um círculo virtuoso. Somos a quarta economia do Paraná, ou seja, estamos crescendo, mas precisamos lembrar que crescer não é desenvolver e uma cidade inteligente desenvolve para todos. É por isso que estamos usando a tecnologia para conectar pessoas e promover riqueza coletiva”, complementou a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa,Tonia Mansani.
Lançamento do livro Innovate Curitiba
O Smart City 2024 recebeu ainda o lançamento do livro Innovate Curitiba, portfólio de divulgação global das empresas e iniciativas inovadoras da capital paranaense, que foi eleita em 2023 a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards. A publicação apresentou cases de sucesso de parceiros públicos e privados que lideram a corrida dentro do ecossistema de inovação no Paraná.
O Innovate Curitiba faz parte do Invest Curitiba, programa internacional de atratividade econômica da prefeitura e do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. A Ligga registrou sua participação com o case “Escolas Conectadas”, um dos projetos da vertical de educação que leva internet para 148 escolas na zona rural, aldeias indígenas e comunidades remanescentes de quilombos. A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, beneficia mais de 31 mil alunos e professores.
Soluções Ligga
Ao longo do Smart City, a Ligga demonstrou diversas soluções tecnológicas em seu estande, que incluíram uma luminária inteligente para gestão da iluminação e monitoramento de espaços públicos, catraca de reconhecimento facial para controle de acesso, lousa interativa digital para escolas, óculos de realidade virtual para experiências imersivas, entre outras.
A operadora participou ainda de painéis e palestras sobre temas como educação digital e adaptação da inteligência artificial para o futuro das cidades. Parceiros como Juganu, HikVision e Dicomp, Huawei e Agora e Databah também apresentaram suas soluções integradas às oferecidas pela operadora.
Sobre a Ligga
Sediada em Curitiba, a Ligga é uma operadora de telecomunicações referência no estado do Paraná e pioneira na popularização do acesso à banda larga fixa por fibra ótica no país. A companhia investe em tecnologia e expansão com mais de 50 mil quilômetros de infraestrutura de rede e atendimento de aproximadamente 380 mil clientes em mais de 400 cidades no Paraná, em São Paulo e no Mato Grosso. Detentora dos direitos de exploração do 5G no Paraná, em São Paulo e na região Norte, a empresa se prepara para expandir a sua atuação no território nacional, oferecer conexão de alta qualidade e baixíssima latência, tendo o cliente como protagonista e “ativo” mais estratégico do negócio.