10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

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    Líder nacional: Paraná foi o estado que mais gerou empregos no comércio em fevereiro

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    O Paraná foi o estado que registrou o maior saldo na geração de empregos com carteira assinada no setor do comércio em fevereiro. É o que apontam dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado nesta quarta-feira (29). Foram registrados 2.141 postos de trabalho no setor paranaense.

    O resultado é o saldo entre o número de admissões (37.915 trabalhadores) e desligamentos (35.774 pessoas). Atualmente, mais de 689 mil paranaenses trabalham de forma registrada no comércio, de um total de quase 3 milhões de trabalhadores com carteira assinada, de todos os setores.

    O desempenho do setor comercial que deu ao Paraná a liderança entre os estados está na contramão do cenário nacional, que teve uma retração de 1.325 vagas. Das 27 unidades da federação, apenas 13 tiveram mais contratações do que demissões no segmento no último mês.

    Na sequência do Paraná no ranking nacional, aparecem São Paulo, com um saldo positivo de 1.964, Pará (1.184), Mato Grosso (551), Goiás, (539) e Tocantins (390). Minas Gerais (-1.477), Rio de Janeiro (-3.230) e Rio Grande do Sul (-1.101) tiveram desempenhos negativos.

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    O governador Carlos Massa Ratinho Junior ressalta que os resultados do Caged confirmam o bom momento da economia do Paraná. “Junto com os serviços, o segmento comercial é o que mais gera empregos, representando em torno de quase 60% das vagas que existem no mercado de trabalho. Portanto, é muito importante que o comércio esteja aquecido, ampliando as suas contratações”, afirmou.

    Entre os municípios paranaenses, quem liderou as contratações foi Curitiba, com saldo de 326 novos empregos, seguida por Maringá (158), Colombo (121), Guarapuava (110), Cambé (95), Fazenda Rio Grande (69), Sarandi (62) e São José dos Pinhais (61).

    Desde o início da série histórica do novo Caged, em janeiro de 2020, o setor do comércio do Paraná registrou saldos anuais positivos. Nos três últimos anos, as empresas instaladas em todo o Estado registraram 68.200 admissões a mais do que desligamentos com carteira assinada no segmento.

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    EMPREGOS GERAIS – Os números do comércio ajudaram o Paraná a se destacar no saldo geral de empregos formais gerados em fevereiro, com mais de 24 mil vagas. Os números fizeram com que o Estado fosse o terceiro do ranking nacional no mês, atrás apenas de São Paulo (65 mil) e Minas Gerais (30 mil), que possuem populações muito maiores. Os outros segmentos econômicos analisados pelo Caged são serviços, setor no qual o Paraná teve um saldo de 16.997 empregos, indústria (2.543), agricultura (1.222) e construção (1.178).

    O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, citou outros indicadores que corroboram com a política de fortalecimento da empregabilidade no Paraná. “Estamos seguindo à risca a determinação de fazer do Paraná o Estado de maior empregabilidade do Brasil. Já ocupamos o primeiro lugar através da Rede Sine (Sistema Nacional de Emprego). No Caged, ultrapassamos o Rio de Janeiro e chegamos ao terceiro lugar geral, e no segmento do comércio superamos São Paulo”, apontou.

    Fonte: Governo PR

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    Sanepar investe em solução inovadora para monitorar ruídos e detectar vazamentos de água

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    Para monitorar ruídos na rede de distribuição de água e detectar vazamentos com mais precisão e rapidez, a Sanepar está escalando uma solução inovadora baseada no conceito de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial. A startup Radioforce Tecnologia e Telecom Ltda. desenvolveu um sistema baseado em hidrofones inteligentes, com o objetivo de reduzir as perdas de água nas redes de distribuição. A startup foi selecionada no 1º edital do Programa Sanepar Startups, em 2023.

    Os hidrofones serão acoplados à tubulação de água, sendo capazes de captar as ondas acústicas emitidas pela água e, assim, identificar padrões de vazamento. Isso permite a detecção e a solução dos vazamentos de forma mais rápida. Serão investidos cerca de R$ 5,7 milhões no projeto ao longo de dois anos.

    “Este investimento é parte dos esforços da Sanepar para melhorar a eficiência do seu sistema de distribuição de água e mais uma ação da Companhia de apostar em tecnologias inovadoras, como a IA, que surgem e se propõem a ajudar na resolução de problemas de forma concreta, veloz e eficaz”, ressalta o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

    O coordenador da Gerência Regional Curitiba Leste, Welington Gustavo Freire destaca que a nova tecnologia oferece uma solução integrada e inovadora para o monitoramento das redes. “A solução contempla a transmissão e o processamento avançado de dados, além da integração em uma plataforma de gestão intuitiva”, explica. “A tecnologia será avaliada em escala na área de influência do Centro de Reservação Jacob Macanhan, em Pinhais, ao longo de 470 quilômetros de rede de distribuição”.

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    A gerente da Gerência do Processo Água da Sanepar, Juliana Seixas Pilotto, destaca que a iniciativa contribui para modernizar a gestão da infraestrutura hídrica. “Com a implementação da solução, esperamos aprimorar a gestão dos recursos hídricos, otimizar a operação e reduzir as perdas de água, o que traz impactos positivos para a Sanepar, para a sociedade e para o cliente”, ressalta.

    O desenvolvimento da solução foi colaborativo e teve envolvimento de uma equipe multidisciplinar, incluindo mentores da Sanepar. “A adoção de hidrofones inteligentes no projeto com a Radioforce foi escolhida por conta da maior velocidade de propagação do som na água, o que permite reduzir a quantidade de sensores necessários, comparado ao uso de sensores externos”, informa Marcelo Depexe, especialista da Sanepar em combate a perdas de água e mentor da startup.

    SANEPAR STARTUPS – A novidade nasceu dentro do Programa Sanepar Startups. É uma plataforma importante para o ecossistema de inovação, estimulando as startups a desenvolverem soluções que sejam aplicáveis e escaláveis.

    O Programa Sanepar Startups é uma iniciativa da Sanepar, em parceria com o Itaipu Parquetec, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae-PR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo do programa é promover a inovação aberta no setor de saneamento, buscando soluções tecnológicas sustentáveis para os desafios enfrentados pela Companhia e pelo setor.

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    “A inovação é um pilar central para nossa estratégia de melhoria contínua dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A avaliação dessas tecnologias em escala, como estamos fazendo com as soluções da Radioforce e da Stattus4, é fundamental para garantir que essas inovações atendam de forma robusta e eficaz os desafios do saneamento. Esse processo não só gera valor para a Sanepar, mas também para a sociedade, ao melhorar a qualidade dos serviços prestados”, afirma.

    Por meio de editais, o programa seleciona startups que propõem soluções inovadoras para problemas como a redução de perdas de água e a otimização dos processos operacionais. Até o momento, a Sanepar tem trabalhado com 10 startups, sendo que algumas já concluíram suas provas de conceito (PoCs) e outras ainda estão em desenvolvimento. Dentre essas, Radioforce e Stattus4 já avançaram para a fase de avaliação em escala, testando suas soluções em ambientes maiores e mais complexos nas redes de distribuição de água.

    SNEPAR LABS – Com o sucesso da abordagem com as startups, a Companhia se prepara para lançar em breve um novo programa de inovação aberta, denominado Sanepar Labs, majorando suas conexões com o ecossistema, antecipando tendências e buscando alternativas para aprimoramento de seus processos.

    Fonte: Governo PR

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