NOVA AURORA

PARANÁ

Largada oficial: etapa de Guaíra marca o início do 30° Rally Transparaná

Publicado em

O 30º Rally Transparaná começou oficialmente com a largada da primeira etapa de 2024 em Guaíra. A programação teve início na manhã de sábado (10), com a retirada dos kits no Parque das Marinas, seguida por uma reunião da organização com todas as categorias. E no início da tarde deste domingo (11) os cerca de 300 competidores iniciaram o chamado prólogo, inaugurando mais um ano da competição.

A primeira etapa em Guaíra teve o objetivo de definir as posições de largada para o primeiro trajeto (Guaíra-Umuarama), que será realizado nesta segunda-feira (12) de Carnaval. O início está previsto para 8h, do Parque das Marinas com destino ao Lago Aratimbó, na região Noroeste do Paraná.

O roteiro deste ano inclui sete grandes etapas e pelo menos 114 cidades envolvidas, desafiando pilotos de Rally 4×4, Trilha 4×4, Adventure e Motos a demonstrarem suas habilidades em condições variadas de terreno e clima. Durante a semana, os competidores enfrentarão desafios que os levarão de Guaíra a Guaratuba, passando também por Umuarama, Apucarana, Guarapuava, Castro e Curitiba. 

Leia Também:  Quatro obras do Pátio das Esculturas passam por processo de restauração, no MON

Eduardo Saçaki, o japonês voador, multicampeão de motocross e atual coordenador de Esportes a Motor da Secretaria do Estado do Esporte, afirma muita coisa mudou nessas três décadas, menos a empolgação de todos os envolvidos. “Hoje os competidores têm os equipamentos mais modernos e contam com um investimento maior. Mas essa segue sendo uma competição que mobiliza as pessoas, inclusive motivando o turismo no nosso Estado”, disse.

Além da competição esportiva, o Rally Transparaná também promove valores como solidariedade e preservação ambiental. Entre as ações sociais planejadas estão a entrega de kits de higiene pessoal para mulheres em condição de vulnerabilidade, distribuição de cestas básicas e o lançamento de sementes de mata nativa ao longo da trilha. Alunos da APAE também terão a oportunidade de conhecer os veículos de perto e dar uma volta, proporcionando momentos únicos e inspiradores.

O evento conta com o apoio do Jeep Clube de Curitiba, do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, da Federação Paranaense de Automobilismo, Federação Paranaense de Motociclismo, além de patrocinadores como Itaipu Binacional, Copel e Sanepar.

Leia Também:  UENP promove sua terceira feira de profissões em setembro

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Comissão do Profice abre inscrições para o biênio 2023-2025

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Próximo sorteio do Nota Paraná será em Curitiba; 52,4 milhões de bilhetes concorrem

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA