NOVA AURORA

PARANÁ

Juntas comerciais de todo o País se reúnem para discutir melhorias no ambiente de negócios

Publicado em

O presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Marcos Rigoni, foi o anfitrião na abertura do 41º Encontro Nacional das Juntas Comerciais (Enaj), que iniciou nessa quarta-feira (30), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O evento recebe presidentes, secretários-gerais, procuradores e servidores das Juntas Comerciais de todo o País.

O foco do encontro será a troca de experiências, com ênfase no Registro Mercantil e na melhoria do ambiente de negócios nos estados e municípios, permitindo que os empreendedores tenham um ambiente digital simplificado, com facilidade de acesso à informação, agilidade, transparência e redução da burocracia.

“Nos próximos dias trataremos de assuntos relevantes e de interesse para nossas Juntas Comerciais e para aqueles que fazem uso de nossos serviços. As 27 Juntas vão discutir a melhoria do ambiente de negócios do País”, afirma Rigoni.

O encontro segue até esta sexta-feira (02), organizado pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju). O evento também é uma comemoração dos 130 anos da Jucepar, um dos órgãos mais importantes do Paraná, pois é um fomentador da economia paranaense.

DESTAQUE – “Todos que usam o serviço da Junta sabem o quanto evoluímos nos últimos quatro anos. Saímos da era do papel para nos transformarmos na Junta 100% Digital”, diz Rigoni. “Hoje é possível abrir e encerrar uma empresa de qualquer lugar do mundo, em minutos”.

Leia Também:  Com potencial para exportação, frigorífico de bovinos e suínos é inaugurado na região Noroeste

A escolha da Jucepar como anfitriã não foi por acaso. Desde 1892, muitas memórias cercam sua história e atualmente a entidade é referência nacional no registro e legalização de empresas.

Em outubro, por exemplo, reduziu mais uma vez o tempo médio para a abertura de empresas, colaborando com o bom ambiente de investimentos do setor privado. Foram necessárias, em média, apenas 14 horas para a criação de um empreendimento no Estado – o menor tempo da história.

O secretário estadual da Administração e da Previdência, Elisandro Pires Frigo, destacou o papel importante das juntas e dos empresários durante a pandemia e, agora, na recuperação econômica. “Vocês mantiveram a esperança dos empreendedores.”

Para ele, se não fosse isso, os serviços públicos, tão requisitados, não estariam em pé. E reforça que as arrecadações e doações de empresas foram fundamentais para que vidas fossem salvas.

INOVAÇÃO – De acordo com a presidente da Fenaju, Alzenir Porto, o objetivo desses encontros é buscar um ambiente sem burocracia e sem amarras para o empresário. “Ajudando o empresário, estaremos trazendo para o país uma economia forte, com muitos empregos e oportunidades. Nada está tão bom que não possa melhorar”, acredita.

Leia Também:  Projeto em andamento: Estado já investiu R$ 5 milhões nessa etapa da Ponte de Guaratuba

Ela afirma que a palavra de ordem hoje é inovação, e a Fenaju tem feito missões internacionais para buscar mais desenvolvimento tecnológico. Alzenir lembra também da importância da continuidade, agora que haverá a transição de governos, para que os próximos gestores não recomecem os trabalhos, mas prossigam o que está em andamento.

“Precisamos aproveitar o que várias cabeças fizeram, com ideias incríveis. Quem deve receber o mérito é a população, é a pessoa que utiliza o nosso trabalho, só assim vamos conseguir mudar o ambiente em que vivemos hoje”, reforça.

“É um privilégio estar em um evento que promove a integração que precisamos no Brasil”, disse o presidente do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), Allan Nascimento Turano.

A abertura do evento contou com a participação do Grupo Folclórico Ucraniano Barvinok, da Banda da Polícia Militar do Paraná e do músico sanfoneiro Bruno Scandalli.

HOMENAGEADOS – A Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) aproveitou a oportunidade para homenagear o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, o vice-presidente Sebastião Motta, e a vice-presidente da Fenaju e presidente da Junta Comercial do Pará, Cilene Sabino, pelos serviços prestados.

A Jucepar, por sua vez, prestou homenagem à presidente da Fenaju, Alzenir Porto, também pela condução da autarquia.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Estado e BID se reúnem para conclusão de programa de US$ 235 milhões de obras em rodovias

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Delegacia Móvel da PCPR atenderá população neste fim de semana em Matinhos

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA