NOVA AURORA

PARANÁ

Junta Comercial do Paraná se manterá entre as mais ágeis do País e terá nova sede

Publicado em

Assegurar que a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) se mantenha entre as mais ágeis do País na abertura de empresas é uma das prioridades da gestão da autarquia para o mandato 2023-2024, segundo o presidente da entidade, Marcos Rigoni, que foi reconduzido ao cargo. A cerimônia de posse do presidente e dos novos vogais foi nesta segunda-feira (30), com a presença do vice-governador Darci Piana.

Dos 23 vogais empossados, 15 são novatos e já passaram por um período de capacitação. A primeira sessão Plenária do Colégio de Vogais com os novos membros está marcada para quarta-feira (1º de fevereiro).

A Junta Comercial, que era vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), em 2023 passou à nova Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços. “Nosso objetivo é sempre priorizar o empresário e o processo de abertura de empresas para que o Paraná tenha uma economia pujante”, disse Rigoni. Ele também destacou a competência do grupo de vogais e lembrou que eles desempenham um trabalho essencial para o bom funcionamento da autarquia.

No encontro, o vice-governador lembrou que já trabalhou como vogal da Junta Comercial, em um tempo em que era muito mais difícil realizar as avaliações e era preciso discutir os problemas com próprio empresário, mas funcionava. “A Junta Comercial serve para facilitar a vida do empresário e fazer com ele invista mais, e consiga resolver seus problemas”, afirmou Piana.

O ano de 2022 foi o melhor da história em agilidade para a abertura de empresas no Paraná. O Estado registra média inferior a 24 horas de tempo necessário para abrir um negócio desde março, e tem batido recordes de menor prazo. O mais baixo foi em outubro, com apenas 14 horas para o empresário começar um empreendimento.

Leia Também:  Site do Genomas Paraná vai disponibilizar dados para a população e pesquisadores

O número de empresas abertas no Paraná de janeiro a novembro de 2022 representou um aumento de 20,7% em relação ao mesmo período 2019. A evolução tem como base o saldo entre abertura e fechamento de empreendimentos nos dois anos.

Piana afirmou que, depois de ter alcançado a meta prevista no Plano de Governo, na última gestão, de reduzir o tempo de abertura de empresas, agora o projeto é a compra da nova sede da autarquia. “Ela já foi autorizada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, para melhorar a capacidade de atendimento. Com uma nova sede, haverá a oportunidade de fazer as coisas com ainda mais agilidade e eficiência. A Junta precisa continuar se modernizando para acompanhar o que acontece com o empresariado lá fora”, explicou.

A autarquia já encontrou um possível imóvel que deve satisfazer às necessidades, informou o presidente da Junta.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o importante é contribuir com o desenvolvimento da Junta Comercial e com todos os programas voltados ao crescimento empresarial no Estado. “Temos o desafio da reforma tributária, que o presidente eleito diz que tem prioridade para votar. Temos muitas chances de fazer a reforma, que nada mais é do que simplificar a vida do empresário”, disse.

VOGAIS – O Colégio de Vogais é um órgão deliberativo superior da Junta Comercial, integrado por 23 membros efetivos e respectivos suplentes. O Colegiado, conforme Lei n° 8.934, de 18 de novembro de 1994, tem como objetivo deliberar sobre os pontos que deverão ser administrativamente decididos pela Junta Comercial. Cabe aos vogais, entre outras atribuições, votar em julgamentos e relatar processos na Jucepar, que executam e administram os serviços do registro público de empresas.

Leia Também:  Secretaria da Saúde reforça a importância da prevenção e controle do diabetes

Lista dos vogais do mandato 2023/2026

Francisco Misurelli Ferro – Associação Comercial do Paraná

Celso Machado – Conselho Regional de Economia

Marcos Sebastião Rigoni de Mello – Conselho Regional de Contabilidade

Sérgio Pereira Lobo – Conselho Regional de Administração

Alexandre Fayzano – Federação do Comércio do Estado do Paraná

Juçara Marques Negreiros – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná

José Luiz Vargas Bueno – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina

Samara Cristina dos Santos de Meira – Federação Nacional dos Contabilistas

Ercílio Santinoni – Federação das Micro e Pequenas Empresas

Cassiana Maria Medeiros Frazão Melek – Federação das Indústrias do Estado do Paraná

José Georgevan Gomes de Araújo – Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Fabiana Kong Junkes – Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares do Estado do Paraná

Adele Stival Chenu Schneider – Federação da Agricultura do Estado Do Paraná

Claudiomiro Dos Santos Rodrigues – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná

Giovani Cássio Piovezan – Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Paraná

Beatriz Szpak – Poder Executivo – Paraná

Jair Leite – Poder Executivo – Paraná

Maria Augusta Pisani Geara – Poder Executivo – Paraná

Naim Akel Neto – Poder Executivo – Paraná

Ivo Ericsson Camargo De Lima – Poder Executivo – Paraná

Bianca Domakoski – Poder Executivo – Paraná

Os membros da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná e da União Federal ainda serão empossados.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Após mais de 10 anos, Conselho Estadual do Esporte empossa novos integrantes

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Exposição do artista Jaume Plensa no MON pode ser vista até domingo

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA