NOVA AURORA

PARANÁ

Jomi, novo residente da Academia Alfredo Andersen, cria Departamento dos Espelhos

Publicado em

Nesta semana, João Miguel Santana, ou Jomi, iniciou sua residência artística no ateliê da Academia Alfredo Andersen. O artista ocupará o espaço até dia 10 de abril para desenvolver sua pesquisa “Como Pintar um Espelho?”, dedicada a fazer um retrato do Museu Casa Alfredo Andersen com seus funcionários.

Com o objetivo de apresentar as residências artísticas como ambiente de formação, criação e difusão, os alunos e visitantes do Museu têm a possibilidade de visitar o ateliê para falar com o artista e saber mais sobre seu processo de criação. As visitas ao residente estão abertas de terça a sexta, no período da manhã das 9 às 12h, e no período da tarde das 14h às 18h.

Natural de Cornélio Procópio, Norte do Estado, João Miguel afirma que sua pesquisa busca desmistificar espaços culturais como os museus. “Antes sentia uma barreira social invisível ao entrar nos museus, como se estes espaços não fossem feitos para pessoas como eu”, afirma o artista.

Utilizando metodologias da crítica cultural, a pesquisa do artista considera o museu como produtor de identidades e, por meio de entrevistas com diferentes profissionais que trabalham no espaço, a criação artística se dará em duas ações paralelas: a criação de um documentário de cinco minutos com relatos gravados dos profissionais do MCAA e investigação dos espelhos no acervo do Museu, produzindo pinturas de reflexos vazios.

Leia Também:  Paraná Competitivo atrai R$ 15,3 bilhões em investimentos nos 8 primeiros meses de 2024

Ao final de sua residência, a partir das produções de multimídias criadas, João montará um protótipo de seu próprio museu, um museu fictício. A inspiração partiu do trabalho do artista belga Marcel Broodthaers, que inaugurou o primeiro museu de arte contemporânea de Bruxelas, intitulado “Museu de Arte Contemporânea Departamento das Águias”, em sua própria casa em 1968. João por sua vez inaugura o “Museu de Arte Contemporânea Departamento dos Espelhos” de uma forma itinerante e conceitual, pois o museu não possui um espaço físico.

Apesar de não existir fisicamente, o MAC Departamento de Espelhos possui conselheiros, autorização para o uso do nome e João assina documentos institucionalmente. A partir de cartas públicas, divulgadas nas redes sociais de João, o artista cria a divulgação do museu.

“Pretendo com essa residência estabelecer um diálogo reflexivo junto ao MCAA sobre questões contemporâneas acerca das instituições de arte na cidade de Curitiba”, explica o artista. A montagem do museu de João no MCAA concretiza a materialização do conceito criado pelo artista.

Leia Também:  Professores da rede estadual podem participar de programa de formação em ciência cidadã

Para além da residência, a ligação do artista com o MCAA começou em 2024, quando João começou o curso de pintura na Academia Alfredo Andersen. “Eu fiquei apaixonado pelo Andersen. O ateliê, a formação gratuita, e outras ações daqui são muito importantes para o campo da arte. É uma honra participar deste espaço”, diz.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA – O projeto de residência artística é uma iniciativa da Academia Alfredo Andersen para estabelecer um espaço de aperfeiçoamento e trocas de experiências com artistas, produções e projetos nas artes visuais. Os artistas convidados a participarem do período de residência permanecem no Ateliê do Complexo Andersen por um mês, desenvolvendo suas linhas de pesquisa.

Desde 2019, a residência já recebeu artistas nacionais e internacionais que, além da criação própria, também abriram oficinas e workshops para compartilhar seus conhecimentos com o público, demonstrando o comprometimento com a divulgação de educação artística.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Em Minas Gerais, mais 100 profissionais conhecem o potencial turístico do Paraná

Published

on

By

O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná  – órgão de promoção comercial do setor, participou do Meeting Corporativo & Lazer, evento de capacitação de agentes de viagens e demais profissionais, em Belo Horizonte (MG), neste sábado (22). Mais uma vez, conforme os planos de ação do órgão, trabalhadores ligados ao trade nacional do turismo foram impactados com as belezas e potenciais paranaenses no setor.

O evento contou com a participação de 100 pessoas, que foram capacitadas para a venda e inclusão do Destino Paraná dentro de suas áreas de atuação. Por meio de palestras, elas conheceram mais dos grandes polos turísticos do Estado, como Curitiba, Foz do Iguaçu (Oeste) e o Litoral, além da rica gastronomia paranaense. Quem participou também teve contato com materiais e demais publicações de promoção do turismo estadual – muitas delas já contam com versões em espanhol, inglês e outras línguas.

“Para além das convenções que estamos trazendo ao Paraná neste ano, sabemos também da importância de estar presente em feiras e outros eventos do setor que acontecem dentro e fora do Brasil. É por meio dessas programações que conseguimos capacitar e apresentar o Estado para um mercado amplo, propagando o potencial e qualidade do nosso turismo massivamente”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

Leia Também:  Professores da rede estadual podem participar de programa de formação em ciência cidadã

CAPACITAÇÕES – Enquanto as convenções reúnem todo o time de vendas de uma empresa e os principais fornecedores, as capacitações são treinamentos sobre os destinos, que costumam acontecer dentro de outros eventos, reunindo agências de viagens e seus representantes.

“Conheço o Paraná, mais especificamente Curitiba e Morretes, graças àquele lindo passeio de trem da Serra Verde Express. Mas a apresentação aqui no evento foi esclarecedora, porque eu percebi as inúmeras possibilidades de passeios, atrativos e municípios que eu preciso conhecer. Trabalho com a realização de eventos, então com esse conteúdo que tive contato hoje, com certeza vou optar por levar mais das programações ao Paraná, proporcionando experiências diferentes aos participantes, unindo os eventos com as atrações turísticas”, disse Gabriela Lima Dolabella, participante da capacitação deste sábado.

PLANO DE AÇÃO – Além da participação em capacitações espalhadas pelo Brasil, em 2025, o Estado deve receber cerca de 5,3 mil agentes do setor de todo o País em 10 convenções. As convenções têm como foco trazer grandes operadoras para que seus representantes possam desfrutar os atrativos e conhecer de perto a infraestrutura e a gastronomia paranaense.

Leia Também:  Municípios mais frios receberão R$ 4,1 milhões para atender população em situação de rua

Somente neste mês, duas grandes convenções já foram realizadas em Foz do Iguaçu, enquanto Curitiba sediará a Convenção da Schultz Operadora, entre os dias 28 de março e 1° de abril. Juntos, os três grandes eventos do mês devem atingir um público de aproximadamente 1,1 mil agentes.

CALENDÁRIO – Na última semana, o Viaje Paraná participou também de outras capacitações ao redor do País. O órgão de promoção comercial impactou profissionais nos eventos da Operadora EHTL, em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).

Confira o calendário completo de capacitações, convenções e eventos do setor que contam com a participação do Estado neste mês de março.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA