NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos Escolares do Paraná iniciam a 71ª edição com etapa regional em 15 municípios

Publicado em

A 71ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) começa nesta sexta-feira (02), com a realização da primeira fase regional. A competição promovida pelo Governo do Estado segue até 7 de maio, simultaneamente em 15 municípios-sede: Rio Negro, Roncador, Corbélia, Cianorte, Bandeirantes, Boa Esperança do Iguaçu, Rancho Alegre d’Oeste, Teixeira Soares, Ivaiporã, Nova Londrina, Piraí do Sul, Palmital, Palotina, Sengés e Laranjeiras do Sul.

A etapa conta com a participação de 21,3 mil alunos-atletas, representando 697 escolas de 177 municípios, nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Serão disputadas as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Coordenadora do esporte escolar da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), Márcia Tomadon destaca a consolidação dos Jogos Escolares como um dos maiores eventos esportivos estudantis do Brasil. “São 71 anos de jogos, sempre sempre aumentando a participação, o que demonstra a confiança dos professores, alunos e direções das escolas nos Jogos Escolares do Paraná”, afirmou, parabenizando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o secretário do Esporte (SEES), Hélio Renato Wirbiski, pelo apoio dado à realização dos jogos.

Leia Também:  Polícia Civil reforça atendimento na região rural de Guaratuba, no Litoral

Ela também reforçou o calendário das próximas etapas. “É importante salientar que começamos agora, em maio, com as fases regionais; em junho teremos as etapas macrorregionais e, em julho e agosto, duas grandes finais em Foz do Iguaçu e Toledo. Os Jogos Escolares seguem firmes e fortes, agora com a participação da Ingá Digital. Está tudo digitalizado, todo o sistema tecnológico, melhorando a cada dia a excelência dos Jogos Escolares do Paraná”, complementou.

A etapa exclusiva de Curitiba terá início em 8 de maio, enquanto a fase regional 2 será realizada a partir de 16 de maio, em outros 16 municípios: Jandaia do Sul, Campo Magro, Jesuítas, Marmeleiro/Renascença, São Miguel do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Pinhalão, Jacarezinho, Ibiporã, Astorga, Matinhos, Terra Rica, Clevelândia, Telêmaco Borba, Pérola e União da Vitória.

JEPS – Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com os Núcleos Regionais de Educação (NREs), Escritórios Regionais do Esporte (EREs), prefeituras municipais e a Federação Paranaense do Desporto Escolar.

Leia Também:  Turismo rural: Estado promove oito Caminhadas da Natureza em julho

RESULTADOS – Boletins, tabelas, súmulas, resultados e classificações podem ser consultados no documento oficial dos jogos neste link.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Unioeste prorroga inscrições do vestibular até 9 de janeiro

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Polícia Civil reforça atendimento na região rural de Guaratuba, no Litoral

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA