NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos Escolares definem campeões da fase regional 2; Macrorregional será em junho

Publicado em

Mais de 30 mil crianças e jovens, de 12 a 17 anos, participaram da fase Regional 2 dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps). As competições aconteceram em 16 municípios e foram concluídas nesta quarta-feira (22), com a definição dos vencedores. A próxima fase é Macrorregional, que acontece entre 11 a 16 de junho.

Na etapa concluída nesta semana, equipes de 658 colégios estaduais e municipais e de 119 escolas particulares disputaram oito modalidades: vôlei, basquete, handebol, futsal, futsal paradesportivo, xadrez, tênis de mesa e atletismo. Foram sedes as cidades de Rio Negro, Jandaia do Sul, Barbosa Ferraz, Capitão Leônidas Marques, Tuneiras do Oeste, Assaí, Nova Esperança do Sudoeste, Boa Esperança, Irati, Jardim Alegre, Quedas do Iguaçu, Santa Cruz de Monte Castelo, Sertanópolis, Imbituva, Nova Tebas e Sengés.

Somando as fases anteriores (Regional 1 e Curitiba), os Jeps reuniram cerca de 64,5 mil atletas, um aumento de 10% em relação a 2023. Até agora, 32 cidades sediaram os jogos da edição 2024.

Leia Também:  Licitação de novo whitetopping da PRC-280 tem vencedor declarado

Um dos mais tradicionais eventos esportivos promovidos pelo Governo do Estado, os Jeps reúnem alunos de escolas estaduais, municipais e particulares. A competição é realizada pela Secretaria do Esporte (SEES), em parceria com a Secretaria da Educação, municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar.

“Quando aumenta o número de participantes aumenta também a responsabilidade, pois são mais crianças e jovens se deslocando para participar dos jogos. Mas o importante é saber que eles estão tendo a oportunidade de praticar esporte, de definir uma modalidade, se empenhar e competir”, afirma Márcia Tomadon, da SEES. coordenadora dos Jeps.

RESULTADOS – É possível consultar boletins, grupamentos, programações, resultados da modalidades coletivas e individuais, súmulas e classificações acessando o documento oficial dos jogos AQUI.

Confira as próximas etapas:

Fase Macrorregional – 11 a 16 de junho – Campo Largo, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Assis Chateaubriand, Astorga, Nova Esperança, Apucarana e Cambará.

Fase Final (12 a 14 anos) – 12 a 20 de julho – Campo Mourão.

Leia Também:  Em feira de inovação, Estado mostra potencial no turismo de negócios e eventos

Fase Final (15 a 17 anos) – 2 a 10 de agosto – Pato Branco.

SETE DÉCADAS – A edição 2024 marca o aniversário de 70 anos dos Jogos Escolares do Paraná. A primeira foi no início dos anos 1950, com o nome Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), realizada apenas em Curitiba. Participaram 52 instituições de ensino, ginasiais e colegiais. Em 1975, já abrangendo o Interior do Estado, a competição passou a ser denominada Jogos Escolares do Paraná. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Trabalho de pessoas privadas de liberdade melhora espaços públicos em Guaratuba, no Litoral

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Fazenda oferecerá capacitação para prefeituras otimizarem captação de recursos

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA