NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos do Idoso trarão ao Paraná atleta de 68 anos, alpinista e nadador de águas abertas

Publicado em

A Secretaria estadual do Esporte iniciou nesta segunda-feira (19) a capacitação dos profissionais de educação física que se inscreveram para atuar nos Jogos de Integração do Idoso (JIIdos). Os jogos acontecerão entre os dias 26 de agosto e 1° de setembro, em Guaratuba e Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. Neste ano, a abertura das competições terá como convidado especial Joel Kriger, 69 anos, conhecido por suas aventuras em esportes.

Sedentário até os 50 anos, Joel se apaixonou pelo esporte em 2003 e de lá pra cá escalou sete das mais altas montanhas do mundo e agora completa o desafio dos sete mares. Com quase 70 anos, ele ainda quer disputar um triatlo e participar de um ultraman. Na sua palestra, Kriger abordará o esporte como caminho para motivar as pessoas.

Promovidos pelo Governo do Estado, os Jogos do Idoso buscam integrar os participantes por meio de oficinas e competições esportivas de modalidades adaptadas, como vôlei de praia, vôlei câmbio, vôlei no escuro (participantes acima de 70 anos), peteca, basquete relógio e handebol por zona. É possível participar de competições individuais como tênis de mesa, dama, xadrez e dominó.

Em 2019, dos JIIdos foram incluídos na lista de Jogos Oficiais do Estado, com a participação, naquele ano, de 15 municípios. Em 2021, houve a adesão de mais de 40 municípios paranaenses. A participação de profissionais de educação física capacitados pela Secretaria do Esporte possibilita reforçar o atendimento durante as competições e, além disso, há um melhor desenvolvimento das competições. A hospedagem e alimentação dos participantes é bancada pelo governo estadual.

Leia Também:  Primeira etapa do Paranaense Sub-19 feminino, Série A, abre a temporada de competições nesta sexta-feira (07), em São José dos Pinhais

PAIXÃO – Na sua participação, Joel Kriger vai também distribuir seu livro “Suba, Nade, Corra, Pedale”, que têm como retorno cestas básicas para pessoas necessitadas. Nascido em 1953, Kriger se formou em Computação no Rio de Janeiro. Ele conta que em fevereiro de 2003 um amigo o convidou para um trekking (modalidade de caminhada feita em locais que possibilitam maior contato com a natureza), no campo base do Everest, no Himalaia. Foi neste episódio que a aventura da sua vida começou. 

“Fui porque disseram que eu não conseguiria”, conta Joel, hoje um inquieto da prática do esporte. Quando voltou ao Brasil, Kriger voltou a treinar com apenas um objetivo: subir os sete cumes – as montanhas mais altas de cada continente. Em 2008, ele passou pela África e cumpriu uma das metas, subiu o Kilimanjaro, a montanha mais daquele continente. “É a montanha mais bonita de todas, você sai da floresta tropical, passa pela savana africana, passa pelo deserto e quando você chega lá em cima tem neve”.

Em maio de 2022, 14 anos depois, Kriger se tornou o brasileiro mais velho a chegar ao topo do Everest, aos 68 anos. Ele passou mais de um mês subindo a montanha até chegar ao topo, na madrugada de 15 de maio. “A vida da gente tem muitas coisas que dão essa satisfação, mas chegar ao Everest foi um sucesso pessoal, que dependeu de esforço, da compreensão da família. É mais uma etapa da minha vida que foi cumprida”, disse.

A conquista o ajudou a concluir o “desafio dos sete cumes”, juntando ao Everest e ao grupo de  Kilimanjaro, o Elbrus (Europa), o Cartzen (Oceania), o Denali (América do Norte), o Aconcágua (América do Sul) e o Vinson, no Polo Sul.

Leia Também:  Empreendedoras da Beleza: Curitiba e São José dos Pinhais terão novas turmas

SETE MARES – Um de seus objetivos passou a ser, então, completar o desafio dos sete mares, que consiste em atravessar sete canais ou estreitos, dentro do que é conhecido como maratona em águas abertas: Estreito de Cook, Estreito de Tsugaru, Canal da Mancha, Canal do Norte, Canal de Catalina, Canal de Moloka’i e Estreito de Gibraltar, o qual Joel afirma ser “um passeio”.

O Canal da Mancha, percurso de 40 quilômetros que separa a Grã Bretanha da França, é a meta para 2023. A prova é individual, sem roupa de borracha, apenas um creme que é passado pelo corpo para proteção e um barco acompanhando o trajeto. 

Joel não finalizou a prova na primeira vez que tentou. “Nadei por sete horas e ‘quase morri’”, conta. A dois quilómetros do fim, o mar o empurrava para trás enquanto ele, por vinte minutos, nadava sem sair do lugar. “Foi exaustão total, você via a terra e não chegava e os acompanhantes me tiraram da água porque achavam que eu não ia conseguir”. Em agosto, ele pretende voltar ao canal para terminar a prova.

Antes de concluir os estreitos, Kriger quer focar no triatlo, se preparar para o mundial da modalidade e, até 2025, participar de um ultraman – prova de três dias composta por 10 km de natação oceânica, 421 km de ciclismo e 84 km de corrida.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Primeira etapa do Paranaense Sub-19 feminino, Série A, abre a temporada de competições nesta sexta-feira (07), em São José dos Pinhais

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Paraná realiza megaoperação contra organização criminosa no Sudoeste do Estado

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA