NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos de Aventura e Natureza levaram tradição indígena e esportes radicais a Londrina

Publicado em

Londrina e Alvorada do Sul receberam neste sábado e domingo (03 e 04) a etapa Norte dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, prefeituras municipais e federações esportivas.

Os JANs aliam esporte e turismo para movimentar a economia de todas as regiões do Estado. Na etapa Norte, que abriu a edição 2023 dos Jogos de Aventura e Natureza, o público curtiu e vibrou muito com os Jogos Indígenas, o Festival das Famílias e as competições de handebol de praia, futebol americano, light kart, street skate.

Uma nova página foi escrita na história dos Jogos de Aventura e Natureza com a realização da primeira edição dos Jogos Indígenas. Atletas das etnias caingangue e guarani se reuniram para participar de uma série de competições tradicionais, celebrando suas culturas e fortalecendo os laços entre as comunidades. Foram disputadas 10 modalidades, que incluíram desde corridas de tora e arremesso de pedra até corrida de Maraká, futebol, arremesso de lança, zarabatana, arco e flecha, luta corporal e cabo de guerra.

O evento no Aterro do Igapó proporcionou momentos de celebração, integração e valorização das culturas indígenas. Além das competições esportivas, houve também apresentações e trocas de experiências.

“Foi algo totalmente novo. Mostramos os nossos esportes e estamos aprendendo juntos. Essa troca de experiências ajuda, é um processo. Foi a primeira vez e queremos ampliar a participação para outros lugares do Estado”, afirmou o vice-cacique da Aldeia Água Branca, Renato Kriri Ka Mrem, 

Leia Também:  O garoto de Nova Aurora Nicolas é destaque em Campeonato em São Paulo

O Igapó também foi o cenário do Festival das Famílias, que atraiu a população para uma série de atividades diversificadas. O evento, que teve sua primeira edição neste ano, proporcionou momentos de diversão e integração para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Entre as atrações, destacaram-se a animada aula de Fit Dance, as apresentações musicais com artistas locais, show de talentos, além do concorrido concurso de pet da família, com a participação de diversos animais de estimação.

Além disso, o Festival da Família ofereceu uma variedade de oficinas, incluindo a apresentação da Academia Madureira de Taekwondo, que permitiu aos participantes experimentar uma arte marcial e conhecer seus benefícios para o corpo e a mente. A diversidade de atividades proporcionou momentos de lazer, entretenimento e integração para toda a comunidade, fortalecendo os laços familiares e promovendo o bem-estar.

JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA – Pelos Jogos de Aventura e Natureza, o Circuito Paranaense de Handebol de Praia reuniu as principais seleções do Paraná para a disputa das finais, em Alvorada do Sul. A competição contou com equipes masculinas e femininas que demonstraram alto nível técnico e muita determinação ao longo dos jogos. No masculino, a equipe de Paranaguá se destacou e conquistou o título de campeã. Já no feminino, a cidade de Ubiratã levou a melhor e ficou com o troféu.

O Estádio Vitorino Gonçalves Dias, em Londrina, foi palco de uma emocionante partida válida pelo Campeonato Paranaense de Futebol Americano. Na semifinal do Pinhão Bowl, o Londrina Bristlebacks enfrentou o Maringá Pyros e conquistou uma vitória expressiva por 37 a 14.

Leia Também:  DER/PR confirma investimento em novos semáforos para a Rodovia João Leopoldo Jacomel

O Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina, sediou o Campeonato Paranaense de Light Kart. Com a organização da Associação dos Kartistas da Região de Londrina (AKRL) e a supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), o evento reuniu pilotos de diversas regiões em busca do título. O torneio busca promover o automobilismo de base. A participação de pilotos amadores e profissionais contribui para o crescimento e a popularização do esporte, além de fomentar a paixão pelos motores entre os espectadores.

Os Jogos de Aventura e Natureza receberam a primeira etapa do circuito estadual do Campeonato Paranaense de Street Skate. A competição reuniu skatistas das categorias iniciante, amador e máster em busca de pontuações e classificações para as próximas fases. A próxima etapa do campeonato está marcada para os dias 8 e 9 de julho, em Paranaguá. A grande final do circuito acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, em Maringá. Aos interessados em participar, as inscrições estão abertas e podem ser feitas no Instagram da Federação de Skate Paranaense.

O JAN Norte se encerra no próximo final de semana com uma Corrida de Aventura em Primeiro de Maio.

PRÓXIMA ETAPA – A próxima etapa será o JAN Festival de Inverno, em julho, em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Exportações do agro paranaense cresceram 35,6% até novembro, acima da média nacional

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  MIS-PR celebra Dia das Tradições Africanas com nova exposição, música e roda de conversa

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA