NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos de Aventura e Natureza chegam a Curitiba e RMC com 40 modalidades esportivas

Publicado em

A edição 2024 dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), do Governo do Estado, começa por Curitiba e Região Metropolitana. A partir desta sexta-feira, 17 de maio, e até o dia 02 de junho, mais de 40 modalidades – de terra, ar e água – tomarão conta de diversos espaços da Capital, de São José dos Pinhais, Campo Largo, Campina Grande do Sul e Piraquara. É a primeira vez que os JANs acontecem nesta região.

Em Curitiba, são destaques a Taça Brasil de Canoagem e Paracanoagem de Velocidade (17 a 19) no Parque Náutico, e o Campeonato Brasileiro de Teqball, na Praça Oswaldo Cruz (18 e 19). São torneios de nível nacional que acontecem nos JANs em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a prefeitura da Capital.

Outro evento, que é inédito nos JANs, é o Encontro Internacional do Esporte Escolar, com participação de gestores do esporte na categoria do Brasil e de outros países. Serão diversas modalidades, apresentações, seminários e oficinas realizadas no Parque Barigui, no dia 25 de maio.

Criados pelo Governo do Estado, em 2019, e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos de Aventura e Natureza são uma iniciativa pioneira no Brasil, que integra a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local.

Em 2023, somadas as etapas Litoral, Corredor das Águas (Noroeste), Norte e Angra Doce, mais de 160 mil pessoas se envolveram nas disputas e na torcida.

 A primeira etapa foi realizada em Londrina e Alvorada do Sul, no começo de junho. Foram destaques os Jogos Indígenas, o Festival das Famílias e competições de handebol de praia, futebol americano, light kart e street skate. Em seguida, o Litoral sediou o Festival de Inverno, abrangendo Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, oferecendo um amplo leque de modalidades esportivas e atividades culturais.

O mês de setembro foi marcado pela terceira etapa, realizada em Maringá, Marialva, Marilena, Nova Londrina, Terra Rica, Paranavaí, Porto Rico e São Pedro do Paraná, proporcionando um total de 47 atividades em diversos municípios do Noroeste. A última etapa, sediada no Norte Pioneiro, na região de Angra Doce, envolveu os municípios de Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Siqueira Campos e Tomazina. No total, foram promovidas 119 atividades, somando ações esportivas e integradas.

Leia Também:  Regional do IAT apreende carga ilegal com 24 toras de araucária no município de Pinhão

Para este ano já estão confirmadas outras duas etapas: o retorno do Festival de Inverno, entre os dias 13 e 21 de julho, no Litoral, e uma nova etapa, no Vale do Iguaçu, entre 14 e 22 de setembro.

O diretor de Inovação da SEES, Tiago Campos, afirma que o objetivo do Estado é expandir os Jogos de Aventura e Natureza para locais inéditos e promover ainda mais integração pelo esporte. “Queremos cada vez mais fomentar as modalidades esportivas, dar o apoio e todo o suporte necessário para que as federações esportivas possam realizar suas competições movimentando cada vez mais o setor e valorizando os atletas”, disse.

Confira programação completa da etapa Curitiba e RMC:

17 a 19/5 – Taça Brasil de Canoagem e Paracanoagem Velocidade – Parque Náutico, Curitiba

18 e 19/5 – Campeonato Brasileiro de Teqball – Praça Oswaldo Cruz, Curitiba

18 e 19/5 – Campeonato Paranaense de Basquete 3×3 – Praça Eppinghaus, Curitiba

18/5 – Campeonato Paranaense de Futebol Americano – Croco Stadium, Curitiba

19/5 – Campeonato Paranaense de Orientação – Clube Santa Mônica, Colombo

19/5 – Pedala Metropolitano – Clube da Gente Boa Vista, Curitiba

24 a 27/5 – Seminário Internacional do Desporto Escolar – Clube Curitibano, Curitiba

25/5 – Atletismo Cross Country – Parque de Eventos Quielse Crisóstomo, Campina Grande do Sul

25/5 – Maratona Aquática – Clube Curitibano, Curitiba

25/5 – Campeonato Paranaense de Taekwondo Escolar – Praça Oswaldo Cruz, Curitiba

25/5 – Desafio Solidário das Estrelas de Voleibol – Praça Oswaldo Cruz, Curitiba

25/5 – Corrida de Aventura – Vinícius Moreira Horsemanship, Piraquara

25 e 26/5 – Velocross – Crozetta Park Cross, Campina Grande do Sul

25 e 26/5 – Patinação de Velocidade – Parque Barigui, Curitiba

25 e 26/5 – Campeonato Paranaense de Teqball – Praça Oswaldo Cruz, Curitiba

25 e 26/5 – Campeonato Paranaense de Vôlei de Praia Escolar – Centro de Esporte e Lazer Ney Braga, São José dos Pinhais

Leia Também:  Estado vai iniciar as obras de microdrenagem na Orla de Matinhos logo após o Carnaval

26/5 – Campeonato Paranaense de Hapkido Escolar – Praça Oswaldo Cruz, Curitiba

30/5 – BMX Freestyle – Chalé Centro Poliesportivo, Piraquara

30/5 – Corrida de Aventura – Vinícius Moreira Horsemanship, Piraquara

30 e 31/5 – Beach Tennis Escolar – Jardim Botânico, Curitiba

30 e 31/5 – Campeonato Paranaense de Skate Park – Complexo Esportivo Tarumã, Curitiba

30/5 a 1/6 – Paraquedismo – Aeródromo Max Fontoura, Campo Largo

30/5 a 2/6 – Oficinas Esportivas – Punhobol – Vôlei De Praia – Beach Tennis – Taekwondo – Hapkido – Parque Barigui, Curitiba

31/5 – Wheeling – Parque Linear Rio Timbu, Campina Grande do Sul

31/5 – Campeonato Paranaense de Flag Football – Parque Barigui, Curitiba

31/5 – BMX Freestyle – Praça da Juventude, São José dos Pinhais

31/5 a 2/6 – Beach Tennis – Jardim Botânico, Curitiba

31/5 a 2/6 – Campeonato Paranaense Vôlei de Praia – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – BMX Freestyle – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Ciclismo Pista – Velódromo Curitiba, Curitiba

1/6 – Cross Games – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Encontro de Jipe – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Orientação Sprint Escolar – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Kart Rentall – Kartódromo, São José dos Pinhais

1 e 2/6 – Campeonato Paranaense de Luta de Braço – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6 – Beach Soccer – Praça do Carmo, Curitiba

1 e 2/6 – Festival da Família – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6  – Patinação de Velocidade – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6 – Campeonato Paranaense de Punhobol Escolar – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6 – Campeonato Paranaense de Skate Street – Complexo Esportivo Tarumã, Curitiba

1 e 2/6 – Enduro Equestre – Vinícius Moreira Horsemanship, Piraquara

1 e 2/6 – Futevôlei – Praça Afonso Botelho, Curitiba

1 e 2/6 – Handebol de Areia – Praça da Juventude, São José dos Pinhais

2/6 – BMX Freestyle – Parque Linear Rio Timbu, Campina Grande do Sul

2/6 – Wheeling – Chalé Centro Poliesportivo, Piraquara

2/6 – Enduro Kart – Kartódromo, São José dos Pinhais

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Transfusão de sangue imediata no local do acidente salvou vida de criança de 5 anos

Published

on

By

Primeira paciente pediátrica do Paraná a receber transfusão de sangue no próprio local do acidente, a menina Maria Laura Ferraz, 5 anos, vai receber alta nesta quinta-feira (26), após 14 dias internada no Hospital Universitário de Maringá, 12 deles na UTI. Ela vai reencontrar a mãe, Luciana, de 36 anos, que também ficou internada sete dias na UTI do mesmo hospital e recebeu alta na última quinta-feira (19).

Ambas voltavam de uma consulta médica da menina na cidade de Carlópolis, no dia 12 de dezembro, quando o veículo da prefeitura de Jabuti em que estavam se envolveu em um acidente grave com outro veículo na BR-153, perto de Ibaiti, que vitimou duas pessoas. Dois helicópteros, além de uma ambulância por terra, foram acionados para resgatar as vítimas. Com lesões graves no intestino, fígado e baço, Maria Laura não podia esperar: necessitava de uma transfusão de sangue imediata para ter condições de chegar ao hospital. O que foi feito na aeronave e a salvou.

“Esse equipamento de transfusão de sangue no próprio local fez toda a diferença para minha filha. Não fosse isso, minha família teria um Natal com muita tristeza, chorando a perda da nossa filha. Posso dizer sem dúvida nenhuma que minha filha nasceu de volta graças a esse equipamento”, comemora o pai da menina, o gerente de supermercado Josilei Ferraz, de 40 anos.

Leia Também:  Dois dos 11 comitês de bacias hidrográficas do Paraná terão reuniões na próxima semana

O resgate de Maria Laura foi feito pela equipe do doutor Maurício Lemos, coordenador médico da operação aeromédica de Maringá. Ele lembra que quando chegou ao local do acidente, o batimento cardíaco de Maria Laura estava muito acelerado pela perda de sangue na região da barriga. “Até então, eu não havia transfundido nenhuma criança no local do acidente, apenas adultos. Mas ali não tinha escolha. Ou eu fazia a transfusão de sangue, ou a menina ia morrer pela gravidade em que ela se encontrava”, ressalta o médico, que visitou Maria Laura no hospital nesta quarta-feira (25) de Natal.  “Foi emocionante visitar essa menina, porque eu a vi morrendo e agora ela está pronta para voltar para casa graças ao procedimento que fizemos naquele momento exato”, relata Lemos.

Desde que o sistema foi implantado, a base de Maringá havia realizado 42 transfusões de sangue na aeronave que opera o sistema. Nenhuma, até então, em criança. “Naquele momento, avaliei todos os critérios técnicos e ela tinha condições de passar pelo procedimento. Tanto que quando passei o sangue ela já começou a estabilizar, o que permitiu que chegássemos até o hospital onde ela foi atendida”, explica Lemos.  

A diretora estadual da Rede de Atenção às Urgências, Giovana Fratin, enfatiza que a hemotransfusão maciça – como é chamado o processo – melhora a condição do paciente até a chegada ao hospital de referência. Portanto, é muitas vezes a diferença entre a vida e a morte do paciente. “São muitas ações dentro de uma estratégia de atenção à saúde, realizada pelo governo do Paraná, entre elas esse caso da hemotransfusão no pré-hospitalar”, aponta.

Leia Também:  Centro-Sul do Paraná receberá R$ 1,3 bilhão em melhorias na rede de energia até 2025

SERVIÇO AEROMÉDICO – O atendimento aeromédico do Paraná é reconhecido nacionalmente. Operado pelo Sistema Estadual de Regulação de Urgência, cobre todo o estado com cinco bases estratégicas localizadas em Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Além de atender vítimas de trauma, o serviço realiza transporte de órgãos para transplantes, sendo uma peça-chave no sistema de saúde estadual.

A base de Maringá também se destaca por ser a primeira do Paraná a empregar hemotransfusão em vítimas graves diretamente na cena de trauma.

Até novembro, o serviço aeromédico do Paraná havia atendido 3.292 pacientes no ano de 2024. Em 2023, o estado registrou um recorde histórico, com 4.003 atendimentos. Além de resgates e transferências, esses números incluem o transporte de órgãos, reforçando o papel essencial do serviço na saúde pública.

“Sob a liderança do governador Ratinho Junior, estamos alcançando marcas históricas na rede de cuidado em urgência e emergência do Paraná. Há dois anos, esse esforço nos levou a atingir a cobertura total do território paranaense pelo Samu. Esse resultado assegura um atendimento ágil e eficiente, reforçando nosso compromisso com a missão de salvar vidas”, destaca o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA