NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos da Integração do Idoso 2024 começam em Maringá com equipes de 43 municípios

Publicado em

Começa na próxima semana mais uma edição dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDO). Trata-se da etapa Feliz Idade, que deverá reunir mais de 800 idosos e 100 profissionais de educação física, na Vila Olímpica de Maringá, no Noroeste do Paraná. São esperadas equipes de 43 municípios, de todas as regiões do Estado. As atividades começam na terça-feira (18) e seguem até sexta (21).

Os JIIDO integram os jogos oficiais do Governo do Estado, realizados pela Secretaria do Esporte (SEES). Eles são mais do que uma competição esportiva, pois reúnem atletas da terceira idade de diversos municípios para celebrar a vida, superar desafios e promover a integração. Esta primeira etapa da edição 2024 é voltada mais para os iniciantes. Eles participarão de oficinas esportivas adaptadas para os iniciantes, com o objetivo de apresentar e desenvolver o gosto pelo esporte.

Entre as oficinas a serem ofertadas para as turmas presentes estão as modalidades vôlei câmbio, vôlei no escuro, vôlei de areia, basquetebol relógio e handebol por zona.

Leia Também:  158 agentes de trânsito recebem certificação para fiscalizarem rodovias estaduais

Muriel Tonin, coordenador da competição, que a expectativa para essa primeira da edição 2024 é bastante positiva. “Estaremos recebendo os idosos com muito carinho e pretendemos proporcionar uma experiência inesquecível, espero que a gente ajude de alguma forma para que eles sigam com o esporte na vida”, diz.

Cada cidade precisará arcar apenas com os custos do transporte dos participantes. O Governo do Estado, por meio da SEES, oferece o espaço, alimentação, hospedagem, premiação e a capacitação dos profissionais. Além das oficinas esportivas, acontecem momentos de lazer com baile, bingo e outras atividades.

A segunda etapa, que será realizada no Litoral, de 08 a 13 de novembro, também reunirá representantes de municípios de todo o Estado e terá caráter mais competitivo.

Confira a programação completa do evento em Maringá  AQUI .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Bombeiros lançam capacitação para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Published

on

By

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) lançou nesta terça-feira (1º) um curso na modalidade de Ensino a Distância (EaD) focado na capacitação de profissionais da segurança pública para atendimento a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Abril é o mês que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu como referência para a inclusão e conscientização sobre o autismo. O projeto inicia sua fase de implantação na plataforma de ensino interna do CBMPR.

A capacitação, que totaliza 4 horas de videoaulas, é voltada para o treinamento dos bombeiros militares do CBMPR. Os demais profissionais da segurança pública e áreas relacionadas farão o curso internamente. A iniciativa atende a exigência do Código Estadual da Pessoa Autista do Paraná (Lei nº 21.964), que determina a formação de agentes públicos para prestar atendimento adequado a pessoas neurodivergentes.

“O curso possibilita a capacitação dos bombeiros militares da corporação, alinhando as práticas de atendimento a vítimas a padrões que garantam ainda maior qualidade quando se tratar de pessoas neurodivergentes, é um grande avanço”, ressalta o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco.

Leia Também:  Indústria de transformação do Paraná tem o maior valor agregado do Sul, aponta IBGE

De acordo com o major Murilo Sinque, o curso inclui manuais, guias de bolso, checklists e simulados, oferecendo uma abordagem prática e inclusiva que prepara profissionais para lidar com autistas em crise, evacuações e abordagens policiais. Ele também afirmou que o CBMPR pretende ampliar o alcance do curso futuramente.

“O objetivo é expandir esse conhecimento para outros estados e instituições, consolidando o Paraná como pioneiro nacional”, destacou. 

O curso estará disponível na plataforma do  Ensino a Distância (EAD) CBMPR e a meta é atingir o efetivo da corporação. Interessados em entender como funciona o trabalho com pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista também poderão acessar o conteúdo, mas não receberão certificado da capacitação.

Qualquer cidadão, como visitante, também pode acessar as seguintes abas: Cursos ESBM > Capacitação > Curso de Atendimento a Emergências de Pessoas no Espectro Autista > Acesso Como Visitante. A senha é cbmprtea2025.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA