NOVA AURORA

PARANÁ

Jogando em casa, equipe de Coroados vence os Jogos de Integração do Idoso de 2023

Publicado em

Mais de 2,1 mil atletas, divididos em 692 times de 75 municípios, participaram dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOS), realizados nesta semana, no Litoral. Além de diversão, os atletas mostraram muita disposição e energia para competir em dez diferentes modalidades esportivas, além de cantar e dançar. Essa foi a 17ª edição dos JIIDOS, que começou segunda-feira (28) e foi concluída nesta sexta-feira (01). Na classificação geral, Guaratuba – Coroados conquistou o primeiro lugar, seguida por São José dos Pinhais e Toledo. 

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, com apoio das prefeituras de Pontal do Paraná e Guaratuba. Homens e mulheres idosos disputaram basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei câmbio, vôlei de praia, tênis de mesa, vôlei no escuro, dominó, dama e xadrez-relâmpago.

“Foi uma semana espetacular. Ver essas pessoas, de diversos cantos do Paraná, dançando, cantando, comemorando a vida, é tudo muito gratificante. Tudo isso por meio do esporte, o que demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário do Esporte, Helio Wirbiski. Ele disse que a previsão é levar os Jogos da Integração do Idoso para mais duas cidades no ano que vem, uma na região de Maringá e outra de Foz do Iguaçu. Além disso, o objetivo é dobrar o número de participantes no Litoral, para quatro mil pessoas.

Leia Também:  Programa Geração Olímpica e Paralímpica fará diferença aos paratletas do Paraná em Paris

Pontal do Paraná foi um espaço para socialização e aprendizado. Recebeu oficinas esportivas, palestras, um baile sertanejo, bingo, caminhadas e exercícios na praia e jogos de tabuleiro. Guaratuba reuniu as competições propriamente ditas.

Segundo Tiago Campos, diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte da Secretaria do Esporte, os Jogos da Integração do Idoso, com recorde de inscrições, ainda fomentaram a economia e o comércio do Litoral em uma época de baixa temporada. “O que valeu realmente foi a integração, a alegria de todos. Os jogos contagiaram o Litoral”, comentou.

Confira abaixo a classificação geral dos Jogos por modalidade e as 10 cidades mais bem colocadas no quadro geral:

Classificação por modalidade

Basquete relógio – feminino

1º lugar – União da Vitória 

2º lugar – Toledo

3º lugar – Fazenda Rio Grande

Basquete relógio – masculino

1º lugar – União da Vitória 

2º lugar – São José dos Pinhais

3º lugar – Guaratuba – Coroados

Damas – feminino

1º lugar – São Miguel do Iguaçu

2º lugar – Guaratuba – Coroados

3º lugar – Cruz Machado

Damas – masculino

1º lugar – Guaratuba – José Richa

2º lugar – Pato Bragado

3º lugar – Entre Rios do Oeste

Dominó – feminino 

1º Antonina

2º São José dos Pinhais

3º Paranavaí 

Dominó – masculino

1º Antonina

2º Marialva

3º Pato Branco 

Handebol por zona – feminino

1º Toledo

2º Guaratuba – Coroados

Leia Também:  Em um ano, Patrulha Rural registra aumento de 300% nas apreensões de armas no Paraná

3º Maringá

Handebol por zona – masculino

1º Mercedes

2º Toledo

3º Assis Chateaubriand

Peteca – feminino

1º Toledo

2º Goioerê

3º Guaratuba – Coroados

Peteca – masculino

1º Entre Rios do Oeste

2º Rancho Alegre

3º Guaratuba – Coroados 

Tênis de mesa feminino

1º Fazenda Rio Grande

2º Goioerê

3º Cafezal do Sul

Tênis de mesa – masculino

1º União da Vitória

2º São José dos Pinhais

3º Fazenda Rio Grande 

Vôlei câmbio – feminino

1º Guaratuba – Coroados

2º Santa Helena

3º Missal 

Vôlei câmbio – masculino

1º Missal

2º Rancho Alegre

3º Guaratuba 

Vôlei no escuro – feminino

1º Guaratuba – Coroados

2º Missal

3º Ribeirão do Pinhal

Vôlei no escuro – masculino

1º Missal

2º São José dos Pinhais

3º União da Vitória 

Xadrez – feminino

1º Toledo

2º Maringá

3º Entre Rios do Oeste 

Xadrez – masculino

1º São José dos Pinhais

2º Maringá

3º Cornélio Procópio

Classificação geral

1º – Guaratuba – Coroados (86 pontos)

2º – São José dos Pinhais (82 pontos)

3º – Toledo (78 pontos)

4º – União da Vitória (71 pontos)

5º – Guaratuba – José Richa (55 pontos)

6º – Entre Rios Do Oeste (49 pontos) 

7º – Maringá (48 pontos)

8º – Missal (43 pontos)

9º – Rancho Alegre (37 pontos)

10º – Goioerê (36 pontos)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Secretaria da Saúde promove mutirão de cirurgias pediátricas em Londrina neste sábado

Published

on

By

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas pediátricas e ampliar o acesso ao atendimento especializado para crianças, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Hospital Eulalino Ignácio de Andrade (Zona Sul) de Londrina, promove neste sábado (12) um mutirão de cirurgias pediátricas. A ação vai beneficiar pacientes do próprio município e de outras cidades que integram a 17ª Regional de Saúde.

Ao todo, serão 22 procedimentos cirúrgicos: 16 postectomias – cirurgia comum em crianças, voltada à correção de fimose, e seis intervenções de otorrinolaringologia, como a retirada de amígdalas ou adenoides, indicadas para pacientes com infecções recorrentes ou dificuldades respiratórias.

Os pacientes atendidos no mutirão terão internação e alta no mesmo dia, com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para viabilizar a ação, o hospital reservou 26 leitos exclusivos para a internação e recuperação pós-cirúrgica e mobilizou uma equipe especializada, composta por 15 profissionais, entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe de apoio administrativo.

Leia Também:  33 anos do ECA: Polícia Civil atua no combate ao crime contra crianças e adolescentes

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da ação e o impacto positivo na rotina das famílias. “Estamos falando de cirurgias simples, mas muito importantes para a saúde e o bem-estar das crianças. Sabemos o quanto as famílias aguardam por esses procedimentos e, com esse esforço concentrado, conseguimos dar agilidade à fila de espera. Ampliar o acesso é uma missão que temos levado muito a sério em todo o Paraná”, afirmou.

O Hospital Zona Sul é referência regional em cirurgias pediátricas de média complexidade. Em média, realiza 160 procedimentos eletivos por mês, sendo 120 na área de otorrinolaringologia e 40 em outras especialidades. Do total de pacientes atendidos, 58% são de Londrina e 42% vêm de outros municípios do Paraná.

O diretor-geral da unidade, Geraldo Júnior Guilherme, reforça que a realização de mutirões tem sido uma estratégia eficaz para desafogar a demanda reprimida e atender as crianças que esperam pelo procedimento há mais tempo. “Somos o único hospital da região que realiza cirurgias pediátricas em nível secundário. Sabemos da responsabilidade que isso representa e, por isso, estamos organizando ações como essa, que ajudam a dar vazão à fila e garantem mais agilidade no cuidado com os pequenos”, pontuou.

Leia Também:  Paraná liderou a criação de empregos pelas Agências do Trabalhador no 1º semestre

ATENDIMENTOS – O Hospital Zona Sul vem registrando números expressivos em 2024. Já foram realizadas 10 mil cirurgias eletivas, mais de 10 mil internações e 25 mil atendimentos ambulatoriais. Apenas no primeiro trimestre deste ano, foram 2.684 cirurgias, 2.299 internações e 6.536 atendimentos ambulatoriais, consolidando o papel estratégico da unidade na assistência especializada da região.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA