NOVA AURORA

PARANÁ

IPVA 2025: prazo da quarta parcela para placas finais 9 e 0 termina nesta segunda

Publicado em

O prazo para quitar a quarta e penúltima parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 termina nesta segunda-feira (28) para os proprietários de veículos com finais de placa 9 e 0. O calendário da quinta e última parcela deverá ser pago a partir do dia 20 de maio.

Os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem fazer o pagamento da quarta cota do imposto, sem a incidência de juros. Em caso de atraso, a multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.

Confira o calendário de pagamento da quarta parcela do imposto:

Placas 1 e 2: 22 de abril (vencido)

Placas 3 e 4: 23 de abril (vencido)

Placas 5 e 6: 24 de abril (vencido)

Placas 7 e 8: 25 de abril (vencido)

Placas 9 e 0: 28 de abril

Leia Também:  Polícia Civil do Paraná promoverá ações em alusão ao Junho Branco

COMO PAGAR – Assim como já ocorria em anos anteriores, as guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos Correios. A Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual também não encaminham boletos por e-mail nem aplicativos de mensagens. Os contribuintes do Paraná devem gerá-las para pagamento por meio dos canais oficiais. Como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android iOS, ou Portal de Pagamentos de Tributos.

Uma alternativa de pagamento do IPVA é o pix, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, a partir de mais de 800 instituições financeiras. O pagamento nessa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser feito nos canais eletrônicos dos bancos ou por meio de aplicativos, não limitados aos parceiros do Estado.

Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes. Neste caso, a Fazenda e a Receita chamam a atenção para as taxas cobradas pelas instituições operadoras. A tabela dos juros aplicados por cada uma delas está disponível AQUI.

Leia Também:  Melhor resultado em 4 anos: Paraná gerou 39.176 vagas de emprego em fevereiro

ALERTA GOLPES – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é de que as guias de pagamento sejam sempre geradas através dos sites oficiais, cujos endereços terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou por meio dos apps da Receita Estadual e do Detran, que fornecem formas seguras de realizar os pagamentos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Em Foz do Iguaçu, 1ª etapa dos Jogos Paradesportivos define campeões em 11 modalidades

Published

on

By

A primeira etapa dos Jogos Paradesportivos do Paraná 2025, disputada de quinta-feira (24) até este domingo (27) em Foz do Iguaçu, definiu campeões de 11 modalidades: badminton, basquete em cadeira de rodas, ciclismo, Futsal para deficientes intelectuais, futsal para deficientes auditivos, goalball, golf 7, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado e xadrez.

Organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), a competição reuniu mais de mil participantes, entre atletas e comissões técnicas, representando 51 municípios paranaenses. “O evento abriu o calendário de jogos oficiais o Governo do Estado em 2025. e reforçou o compromisso com o fortalecimento e valorização do paradesporto”, afirmou o secretário do Esporte, Helio Wirbiski.

De acordo ele, o sucesso desta primeira etapa reforça o papel de Foz do Iguaçu como símbolo do esporte inclusivo no Paraná, já que esta foi a terceira vez que o município recebeu os jogos paradesportivos. A segunda etapa, que acontece entre os dias 15 e 18 de maio, também será disputada em Foz, nas modalidades de atletismo, bocha, canoagem, dragon boat, handebol para deficientes intelectuais, handebol em cadeira de rodas, natação e taekwondo. 

Leia Também:  Com investimento de R$ 1,6 bi, Maltaria Campos Gerais suprirá 15% do mercado de cerveja

“A cada edição, vemos o crescimento do paradesporto e o envolvimento dos municípios, consolidando o Paraná como referência nacional na área”, destacou Wirbiski.

Cristiano Del Rei, diretor de Esportes da SEES, também celebrou a qualidade da organização e o acolhimento dado aos participantes. “Oferecemos estrutura completa, com hospedagem em hotéis de qualidade e árbitros especializados, garantindo conforto e excelência para todos os envolvidos”, afirmou.

Confira os campeões das modalidades disputadas na primeira etapa:

 – Badminton (Feminino): Londrina / (Masculino): Londrina

 – Basquetebol em cadeira de rodas (Misto): Maringá

 – Ciclismo (Feminino): Ponta Grossa / (Masculino): Cascavel

 – Futsal para deficientes intelectuais (Feminino): Japira / (Masculino): Siqueira Campos

 – Futsal para deficientes auditivos (Masculino): São José dos Pinhais

 – Goalball (Feminino): Londrina / (Masculino): Londrina

 – Golf 7 (Feminino): Ponta Grossa / (Masculino): Curitiba

 – Tênis de mesa (Feminino): Londrina / (Masculino): Curitiba

 – Tênis em cadeira de rodas (Masculino): Curitiba

 – Voleibol sentado (Misto): Curitiba

 – Xadrez (Feminino): Curitiba / (Masculino): Cascavel

MAIS INFORMAÇÕES — Documentos oficiais, resultados completos, boletins e a classificação final dos Jogos Paradesportivos do Paraná estão disponíveis no site da Secretaria de Estado do Esporte

Leia Também:  Copel produz primeiras moléculas de hidrogênio renovável em Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA