NOVA AURORA

PARANÁ

Ipardes lança nova edição da Revista Paranaense de Desenvolvimento

Publicado em

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) publicou nesta semana mais uma edição da Revista Paranaense de Desenvolvimento (RPD), periódico voltado à divulgação e disseminação de contribuições científicas da comunidade acadêmica.

Neste nº 144, a RPD, em sua sessão Dossiê, traz uma série de artigos organizados pelo economista Luis Alberto Esteves, com a temática sobre bancos de desenvolvimento regionais no País (BNDE, Banco da Amazônia, BRDE, entre outros) e respectivas atuações no crédito e financiamento do desenvolvimento local. Destaca-se a atenção à micro e pequenas empresas, empreendedores urbanos e produtores rurais, entre outros pontos tratados.

O periódico traz ainda um texto sobre a distribuição de renda no País e no Paraná, além de um artigo com um panorama sobre a questão ambiental, novamente tendo o Paraná como foco de análise.

A nova edição também tem novos parceiros, oriundos das universidades estaduais, que vão compor o Conselho Editorial da RPD. Foram nomeados para o colegiado Bruno Pedroso, da Universidade Estadual de Ponta Grossa; Lucir Reinaldo Alves, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Luís Fernando Severo, da Universidade Estadual do Paraná; Maurício Reinert do Nascimento, da Universidade Estadual de Maringá; Paula Turra Grechinski, da Universidade Estadual do Centro Oeste; Ricardo Aparecido Campos, da Universidade Estadual do Norte do Paraná; Sandra Dalila Corbari, da Universidade Estadual de Ponta Grossa; e Saulo Amâncio Vieira, da Universidade Estadual de Londrina.

Leia Também:  Mural histórico de Poty Lazzarotto mantido pela Sanepar é um presente cultural a Curitiba

NOVAS CONTRIBUIÇÕES – A Revista Paranaense de Desenvolvimento está permanentemente aberta à submissão de artigos em temas relacionados à socioeconomia visando interpretações do desenvolvimento paranaense, brasileiro e/ou internacional. As regras da submissão, números já publicados e demais informações encontram-se disponíveis no site do Ipardes. Dúvidas e esclarecimentos também podem ser encaminhados ao e-mail revista@ipardes.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mutirão de estágios tem mais de 1,4 mil atendimentos e 362 estudantes pré-aprovados

Published

on

By

Curitiba sediou nesta quarta-feira (9) o primeiro Mutirão de Estágios – Aluno de Sucesso, promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda. A ação ofereceu mais de 1.300 oportunidades de estágio e jovem aprendiz para estudantes a partir de 16 anos, matriculados nos ensinos médio, técnico ou superior.

De acordo com a Agência do Trabalhador de Curitiba, foram entregues 660 senhas de atendimento e registradas 1.471 participações nos processos seletivos — muitos candidatos aproveitaram para participar de mais de uma seleção. No total, 362 estudantes saíram pré-aprovados ou já contratados.

“O mutirão foi um grande sucesso. Tivemos quase 1,5 atendimentos e centenas de jovens já saíram daqui contratados. Quero agradecer às 18 empresas que participaram e saíram muito satisfeitas, e agradecer também a presença de todos os estudantes que confiaram na ação”, afirmou o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

Leia Também:  Financiamentos da Fomento Paraná geram R$ 638 milhões para o PIB do Estado em um ano

O evento foi realizado na Agência do Trabalhador Central. Sem exigência de experiência prévia, o mutirão se consolidou como uma excelente oportunidade para quem busca o primeiro emprego e deseja iniciar sua trajetória profissional.

O gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos, destacou a importância da ação. “As empresas tiveram atendimento online, cadastro na hora e encaminhamentos. Muitos estudantes já saíram com a relação de documentos necessários para as próximas etapas. Nossos jovens souberam aproveitar a oportunidade. Essa é uma ação da secretaria que realmente faz a diferença”, disse.

A iniciativa faz parte dos esforços do Governo do Estado para ampliar o acesso dos estudantes paranaenses ao mercado de trabalho, contribuindo para sua formação prática e desenvolvimento profissional.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA