Investimentos e projetos do Estado são destaque no festival de inovação de Londrina
Publicado em
5 de dezembro de 2024
por
O Festival Internacional de Inovação de Londrina (Fiil 2024), realizado de 5 a 8 de dezembro no Parque Ney Braga, no Norte do Estado, reúne especialistas, lideranças e startups para debater tecnologia e desenvolvimento regional. Na abertura do evento, nesta quinta-feira, o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, apresentou resultados de políticas públicas voltadas à inovação e anunciou novos projetos para o Paraná.
Entre os destaques do painel, Canziani enfatizou os resultados do Paraná Anjo Inovador, projeto de subvenção econômica de startups, e do Conectividade Rural, que está expandindo o acesso à internet de alta velocidade para comunidades agrícolas. O programa Talento Tech Paraná, que está formando jovens em cursos de programação, também foi detalhado por ele.
“Esses projetos demonstram como a inovação pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar a economia, melhorar a qualidade de vida e gerar oportunidades em diferentes regiões do Paraná”, afirmou.
Canziani também citou novas iniciativas planejadas para o próximo ano. Um dos projetos apresentados que está em desenvolvimento foi o Impulso Inovador, que destinará subvenções econômicas de R$ 40 mil para até 500 projetos inovadores no Estado, com foco em micro e pequenas empresas. “Queremos ampliar o alcance da inovação e apoiar empreendedores que estão criando soluções disruptivas para os desafios do futuro”, explicou.
Outro ponto destacado foi o do Pacto pela Inovação, que visa envolver os 399 municípios paranaenses em ações de incentivo à inovação, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a disseminação de uma cultura inovadora em todo o Estado. “Vamos desenvolver um passo a passo com os municípios para avançar no conceito de cidade inteligente como, por exemplo, instituir fundo e conselho de ciência, tecnologia e inovação, e iniciativas voltadas para a educação tecnológica para jovens em áreas como robótica”, disse.
Para janeiro de 2025, a Secretaria vai colocar a Carreta da Inovação para rodar pelo Estado. Itinerante, ela será equipada com dispositivos e recursos tecnológicos para popularizar a cultura da inovação. Inicialmente, visitará algumas cidades durante o Verão Maior Paraná, com data e locais a serem definidos.
ARENA PARANÁ – O governo estadual apresenta iniciativas que reforçam o protagonismo do Paraná em tecnologia com um estande no evento. Compartilhado por secretarias como a da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e parceiros como a Fundação Araucária, o espaço é um ponto central do Fiil, onde visitantes podem conhecer projetos como o Sistema Estadual dos Ambientes Promotores de Inovação (Separtec) e discutir estratégias para fortalecer os ecossistemas locais.
FESTIVAL – Com mais de 60 palestrantes, painéis e hackathons, o Fiil promove discussões sobre temas como cidades inteligentes, turismo, saúde e educação. A programação completa está disponível AQUI.
Podcast mostra como o turismo religioso ajuda a movimentar a economia do Paraná
Published
3 minutos ago
on
3 de abril de 2025
By
Festas religiosas, rotas que unem fé, história e natureza, igrejas e templos de diferentes religiões se tornaram mais do que sinônimos de devoção e passaram a integrar os atrativos turísticos do Paraná. O turismo religioso, que ajuda a fomentar a economia local, é o tema do episódio do podcast Notícia Boa Paraná que entrou no ar nesta quinta-feira (3) no Youtube e no Spotify do Governo do Estado.
Na próxima semana, a mesquita Omar Ibn Al Khattab, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, vai sediar a edição de 2025 do Fórum do Turismo Religioso do Paraná. O evento está em sua sétima edição e integra todas as religiões e crenças que se interessam pelos debates sobre este segmento turístico.
Para falar sobre o fórum e sobre a movimentação do segmento no Estado, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho recebem no estúdio Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná, e Elcir Francisco Amadei, idealizador do projeto Santiago Brasil, rota de peregrinação que está sendo implantada na cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste, inspirado no tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.
O caminho será mais uma das atrações entre os roteiros religiosos já presentes no Paraná, como a Rota do Rosário, que atravessa diversas cidades dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro, as igrejas ucranianas com arquitetura bizantina, em Prudentópolis, e a própria mesquita de Foz do Iguaçu, que é um dos atrativos da cidade que mais recebem turistas no Paraná.
Além deles, festas como a de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, e de Santa Rita de Cássia, e Lunardelli, também exemplos de eventos que reúnem milhares de devotos, ajudando a movimentar a economia local, principalmente de pequenos empreendedores.
O segmento ganhou tanta relevância que o Paraná conta hoje com o Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso, que reúne 21 instituições relacionadas a diferentes denominações religiosas e também aos setores de turismo e serviços. Com apoio do Estado, os agentes que fazem parte do segmento também têm a oportunidade de participar de capacitações e diferentes eventos que buscam fomentar o turismo religioso no Estado.
NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. Além do Spotify e do canal do Governo do Estado no Youtube, também pode ser acompanhado pelas redes sociais do governo no TikTok, Instagram e Facebook.
O episódio é transmitido ainda na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade