NOVA AURORA

PARANÁ

Invest Paraná prospecta novos negócios com as Câmaras de Comércio Árabe e do Canadá

Publicado em

A Invest Paraná realizou visitas institucionais a Câmaras de Comércio em São Paulo na semana passada, como parte da agenda internacional do ano, iniciada com a visita do governador Carlos Massa Ratinho Junior ao Nebraska (EUA). A equipe da Diretoria de Relações Internacionais da agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado esteve nas câmaras Brasil Canadá (CCBC) e Árabe-Brasileira (CCAB). Ambas devem participar de ações, viagens e eventos em parceria com o Governo do Paraná.

A reunião com a CCBC envolve a preparação para participação na Sial Food, que acontece em Quebec. A feira, que é a maior do setor de alimentos e bebidas da América do Norte, será entre 15 e 17 de maio e contará com expositores de mais de 44 países. A Invest Paraná, que já levou produtos e empresas paranaenses a expor na Sial Food em edições anteriores, deve repetir a dose neste ano.

A gerente de Relações Internacionais da Invest Paraná, Bruna Radaelli, destaca que a recente autorização concedida ao Paraná para exportação de carne bovina ao Canadá deve atrair mais empresas interessadas em participar da feira. “À exemplo da nossa participação exitosa em outras edições da Sial, neste ano já temos algumas empresas prospectadas e pretendemos enviar uma delegação de empresários para fechar bons negócios”, afirmou.

Leia Também:  Preços de alimentos e bebidas no Paraná têm segunda queda consecutiva em agosto

A parceria com a CCBC, além de viabilizar contato com potenciais compradores e investidores no Canadá, sobretudo durante eventos como a Sial, também garante a presença da Invest Paraná no país. Foi através da CCBC que no ano passado a Invest Paraná e a Invest Alberta firmaram assinatura de um Memorando de Entendimento, por meio do qual mantém laços de representação internacional.

A outra agenda com a CCAB envolve apoio a abertura de mercado para empresas do Paraná. No encontro, os técnicos também trataram da divulgação internacional de projetos de infraestrutura, como a Nova Ferroeste, corredor logístico entre Paranaguá e Maracaju, cujo projeto está sendo desenvolvido pelo Governo do Paraná.

Outra pauta envolveu a certificação Halal para as empresas no Paraná. No ano passado, a Invest Paraná promoveu, em parceria com a CCAB, um webinar sobre o assunto. O evento buscou informar empresas paranaenses sobre as oportunidades e exigências para expandir mercado através do certificado que atesta que a empresa, o processo e os produtos seguem requisitos e valores do Islamismo, sendo, portanto, permitidos pela religião para consumo pelos muçulmanos. Para este ano, a Câmara pretende organizar um roadshow por diversos municípios do Paraná.

Leia Também:  Alunos de Paranaguá e Antonina são premiados por desenhos e frases sobre o trabalho portuário

Além disso, Invest Paraná e CCAB planejam ações em conjunto para a promoção do estado do Paraná como destino de investimentos. Neste ano, por exemplo, trabalham na tradução de materiais de divulgação do Governo do Estado para o árabe, a fim de estreitar laços e facilitar o contato com países falantes do idioma.

CONTATOS INTERNACIONAIS – Visitas institucionais fazem parte da agenda de relações institucionais e internacionais da Invest Paraná. Tais parcerias visam a garantia de acesso a novos mercados por empresas paranaenses. Atualmente, a Invest Paraná possui 124 contatos estabelecidos com Consulados e Câmaras de Comércio ao redor do mundo, o que assegura atendimento a empresas paranaenses em processos de internacionalização e prospecção de negócios fora do Brasil.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Hospital Universitário da UEL promove "mutirão-aula" de cirurgia urológica

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Inscrições para participar do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa vão até 10 de maio

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA