NOVA AURORA

PARANÁ

Instalação de fábrica de malas em Agudos do Sul contou com apoio de plataforma do Estado

Publicado em

O município de Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, receberá no segundo semestre deste ano uma fábrica de malas do grupo K1 Marketing & Investment. Conforme anunciado pela empresa, o empreendimento vai gerar 65 novos empregos diretos e mais de 200 indiretos no município, que tem hoje pouco mais de 10 mil habitantes.

A viabilização do empreendimento ocorreu pela plataforma Paraná Negócios, do Governo do Estado, que auxilia os empreendedores a encontrarem o município ideal para receber investimentos em unidades fabris. A ferramenta foi desenvolvida pela Celepar, em parceria com a startup City Match, a Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e a Invest Paraná, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado.

Lançada em 2023, a plataforma disponibiliza dados dos municípios paranaenses, como capacidade logística, terrenos disponíveis, incentivos fiscais, mão de obra especializada, fornecedores e consumidores em potencial. As informações permitem que empresas que estão chegando ao Estado busquem a cidade que melhor atende suas necessidades.

Já os municípios podem utilizar a ferramenta como uma vitrine, atualizando as informações referentes a infraestrutura e benefícios. Desde o lançamento, gestores municipais têm recebido capacitações para o uso do Paraná Negócios.

“A ideia da plataforma Paraná Negócios é, justamente, facilitar a conexão entre cidades e empresas, para divulgarem suas oportunidades de negócios, de forma simples e rápida. A tecnologia que criamos ajuda a transformar dados em decisões estratégicas, o que acelera o desenvolvimento dos municípios de um jeito inteligente e sustentável”, explica Jean Sales, coordenador de Parcerias e Aquisições Estratégicas para Produtos da Celepar.

Leia Também:  Duplicação entre Guaratuba e Garuva terá 12,8 quilômetros, novo viaduto e ciclovia

COLABORAÇÃO – A Invest Paraná teve um papel fundamental na articulação entre o Estado, o município e a iniciativa privada para a concretização da nova unidade credenciada da marca Ika, pertencente à K1 Marketing & Investment desde 2004.

Segundo o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, a colaboração entre os entes públicos e privados garante um ambiente seguro para novos investimentos. “A Invest Paraná, em parceria com a Celepar, auxilia tanto o setor privado quanto os municípios, atraindo investimentos de maneira mais rápida e segura para o Estado, com o apoio da tecnologia”, afirma.

Gerente de marketing da K1, Franciele Zuffo, explica que a escolha do município não se limitou à identificação de um terreno compatível com as necessidades de produção. “A logística foi o ponto principal para a tomada de decisão”, destaca.

O procurador-geral de Agudos do Sul, Jessé Zoellner, ressalta a importância de utilizar as ferramentas oferecidas pelo Estado para fomentar o desenvolvimento local. “A plataforma Paraná Negócios permite que investidores identifiquem oportunidades e também que a população conheça melhor o potencial do município. A atração de novos empreendimentos movimenta a economia e gera mais oportunidades de trabalho”, diz.

INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA – A tramitação do projeto contou com o apoio da Invest Paraná, que atuou como articuladora entre os entes envolvidos. No âmbito municipal, a Prefeitura de Agudos do Sul sancionou a Lei nº 1.245/2024, que instituiu o Programa CIA – Complexo Industrial de Agudos do Sul, criando uma base legal específica para concessão de incentivos para instalação de empreendimentos no município.

Leia Também:  Copel já tem mais de 820 mil medidores inteligentes instalados no Paraná

Foi disponibilizado para a empresa um barracão provisório, escolhido por meio de chamamento público, com custos de aluguel viabilizados pelo município. O investimento municipal também prevê R$ 1,5 milhão em infraestrutura, incluindo pavimentação, acesso, energia e saneamento. As medidas fazem parte do esforço da administração local para garantir condições adequadas à instalação do novo empreendimento, fortalecendo a política de atração de investimentos.

“Essas parcerias e iniciativas, tanto do setor público quanto privado, impactam diretamente no crescimento econômico da região e proporcionam melhores condições para a população local, reduzindo a necessidade de deslocamento para outras cidades em busca de trabalho e ampliando a formalização de empregos”, ressalta o secretário da Inovação e IA, Alex Canziani. “A união do Estado e de ferramentas tecnológicas ajudam a fomentar novas oportunidades nas cidades. E o que está acontecendo em Agudos do Sul é bom exemplo disso”.

PARANÁ COMPETITIVO – A iniciativa está inserida no Programa Paraná Competitivo, um dos principais instrumentos de incentivo ao investimento no Estado. Criado em 2011, o programa oferece medidas como prorrogação de prazos para pagamento do ICMS, incentivos à infraestrutura, desburocratização e capacitação profissional, tornando o Paraná mais atrativo para novos empreendimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

45% dos municípios do Paraná não tiveram casos de roubo no primeiro trimestre de 2025

Published

on

By

A tendência de queda no número de furtos e roubos no Paraná, que tinha fechado 2024 com os menores índices da série história desde 2007, segue no primeiro trimestre deste ano. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) mostram que 182 cidades não registraram um caso sequer de roubos no período, o que equivale a 45% dos municípios do Estado. Além disso, 26 delas não tiveram registros de furtos no período.

O Estado apresentou uma queda de 18,5% nos roubos no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, reduzindo de 38 mil para 34,6 mil casos. O número de roubos caiu em 171 cidades, enquanto que em 129 houve estabilização nesse tipo de ocorrência, sem nenhum a mais ou a menos no período. O aumento das ocorrências se concentrou em apenas um quarto das cidades, com 98 delas apresentando um número maior de casos desse tipo.

Já o número de furtos teve redução de 9% no período, passando de 4.957 para 4.037 em todo o Paraná. Segundo os dados da Sesp, 258 cidades diminuíram os casos de furtos, ou 63,6% do total, e 26 tiveram estabilidade nas ocorrências, que cresceram em 155 municípios.

“Tivemos um desempenho muito positivo no primeiro trimestre, com redução expressiva nos índices de criminalidade. Isso demonstra a eficiência das nossas polícias, que trabalham efetivamente de forma integrada”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira. “O Paraná vem com uma tendência de queda nos números de furtos de roubos. Em 2024, tivemos uma redução no número de roubos e 9% no de furtos. Nosso objetivo é reduzir ainda mais esses casos”.

Leia Também:  Em nota, PGE defende projeto de licenciamento e indica interferência indevida do Ibama

Alguns municípios tiveram quedas expressivas nos números de furtos e roubos. Guapirama, no Norte Pioneiro, reduziu em 100% os casos, com oito furtos nos primeiros três meses de 2024 e nenhum no mesmo período deste ano. Em Itambaracá, no Norte do Estado, a queda foi de 91%, com 11 casos no primeiro trimestre do ano passado e nenhum neste ano. Em números absolutos, a maior diferença foi em Curitiba, com 1.020 ocorrências a menos (-8,82%). Londrina, no Norte do Estado, também teve uma redução expressivo, com 209 furtos a menos (-10,47%).

Em casos de roubos, 79 cidades tiveram queda de 100% nos índices. São municípios que já tinham números baixos de roubos, mas não apresentaram ocorrências no primeiro trimestre. Outros apresentaram quedas expressivas, como São José dos Pinhais, que passou de 157 para 103 casos de um período para outro, com queda de 34,39%. Em Curitiba, foram 340 casos a menos, passando de 1.903 para 1.563 casos (-17,87%).

Leia Também:  Com quase 8 mil interessados, Ganhando o Mundo 2025 chega à última semana de inscrições

MENORES ÍNDICES – A melhoria dos índices de segurança pública do Paraná em 2025, que superaram até mesmo as marcas recordes obtidas em 2024, seguem uma tendência iniciada em 2019 no Estado. Do primeiro trimestre de 2018, ano anterior ao início da atual gestão estadual atual, até o primeiro trimestre de 2025, a queda nas ocorrências foi generalizada.

No comparativo entre os primeiros três meses de 2018 e de 2025, houve 8.997 menos furtos (-20,6%) e 10.556 menos roubos (-74%). Os casos de roubos vem caindo ano a ano desde 2017, com 21.160 casos no primeiro trimestre daquele ano, passando para 15.513 em 2018, 12.543 em 2019, 11.194 em 2020, 6.900 em 2021, 6.234 em 2022, 6.767 em 2023, 4.957 em 2024 e 4.037 entre janeiro e março de 2025.

Os casos de furtos vêm em queda desde 2022, quando foram registrados 43.729 casos no primeiro trimestre. Passou para 43.008 em 2023, 38.095 em 2024 e 34.652 neste ano.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA