NOVA AURORA

PARANÁ

Inspirado no Hub de Beato, Paraná quer consolidar novos centros de inovação empresarial

Publicado em

A comitiva do Governo do Paraná liderada pelo governador Ratinho Junior visitou nesta segunda-feira (15) o Hub Creativo do Beato (HCB). Localizado em uma antiga área industrial desativada no centro histórico de Lisboa, o espaço serve como centro de convivência para startups e grandes empresas de tecnologia de Portugal e de outros países, além de contar com uma área residencial para empreendedores, freelancers e outros profissionais que trabalham com criatividade e inovação.

Segundo o governador, a visita ao HCB ajuda a compreender de perto uma experiência exitosa da capital portuguesa com a criação de um grande centro para a inovação tecnológica. A ideia é iniciar estudos para a implantação de um primeiro espaço destes em Curitiba, tendo em vista a vocação da capital paranaense para a inovação e tecnologia, com o Vale do Pinhão.

“Este centro que está sendo construído aqui em Lisboa é sem dúvida alguma um incentivo para que a gente possa consolidar um novo modelo de inovação no Paraná em espaços degradados e que ainda podem servir como ambientes para implementação de novas tecnologias e startups de inovação que ajudem o Estado a avançar e se desenvolver social e economicamente”, afirmou Ratinho Junior.

O governador ressaltou que investir em inovação é uma prioridade do Governo do Estado, que criou em 2019 a Superintendência de Inovação, Modernização e Transformação Digital, transformada em Secretaria de Estado no início de 2023 para fortalecer as iniciativas deste segmento em todo o Paraná. O secretário da pasta, Marcelo Rangel, acompanhou a visita.

Além disso, o poder executivo estadual regulamentou neste ano a Lei de Inovação do Paraná, que aproxima as universidades estaduais da iniciativa privada, e o Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FIME/PR), que oferece financiamentos com juro zero para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Leia Também:  Para não perder o ICMS Ecológico, municípios têm de cadastrar áreas de conservação até 15 de março

TRANSFORMAÇÃO – Antes de ser fechado em definitivo, há mais de uma década, o espaço onde o HCB começou a ser instalado, em 2016, era sede de fábricas de farinhas, massas, pães, bolachas e outros alimentos. As obras de revitalização do local, que possui cerca de 50 mil metros quadrados, permitirão a criação de aproximadamente 3 mil novos postos de trabalho após a conclusão definitiva.

O conceito aplicado ao HCB difere de outros modelos existentes no mundo por não focar apenas em ambientes corporativos, mas agregar também equipamentos e oferta de serviços ligados ao lazer e à cultura. Não se trata, portanto, apenas de escritórios, mas de fomentar a criação de uma comunidade com espaços criativos, agregando moradias, espaços de convivência e parques.

As estruturas são abertas a toda a cidade, especialmente aos trabalhadores das empresas instaladas no local, fortalecendo-o como um polo de atração e retenção de novos talentos.

Dentro do HCB, uma das iniciativas que chamou a atenção da equipe do Paraná foi a Unicorn Factory Lisboa, incubadora de empresas criada em 2022 para facilitar o acesso de startups (empresas emergentes) e scale-ups (empresas com rápido crescimento) a investimentos, mentores, parceiros estratégicos e potenciais clientes.

Além da própria Factory, que é uma das maiores incubadoras europeias; o HCB já conta com a presença do Super Bock Group, com um espaço de promoção das indústrias criativas e a cervejaria artesanal Browers Beato; a Delta Cafés; e a Startup Lisboa, entidade gestora do espaço e a responsável pela curadoria e programação das atividades.

Leia Também:  Governo vai investir R$ 9,3 milhões nas reformas de pontes do Sudoeste do Paraná

O modelo de desenvolvimento e sustentabilidade econômica do HCB, desenhado pela Startup Lisboa, prevê que as obras de recuperação dos edifícios seja feita pelas próprias empresas selecionadas para utilizarem o espaço, que tem isenção de pagamento até recuperarem o dinheiro investido. O objetivo é reduzir a necessidade de investimentos públicos, ganhar agilidade na execução do projeto e ter uma adequação melhor dos espaços às necessidades dos futuros utilizadores.

Outra preocupação no projeto do Hub Creativo do Beato é o alinhado com as práticas de sustentabilidade ambiental e de preservação da identidade histórica e cultural do local. A ideia é que o HCB esteja integrado ao restante da malha urbana, estimulando a interação da comunidade com os espaços.

VISITA À CÂMARA MUNICIPAL – Durante a agenda desta segunda-feira (15), o governador Ratinho Junior também se reuniu com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, na sede do órgão, que equivale à prefeitura da cidade. Durante o encontro, o gestor português também defendeu a importância do poder público trabalhar como um fomentador da inovação.

“Nós definimos a cidade de Lisboa como a capital da inovação na Europa e por isso criamos a ideia da Fábrica de Unicórnios. Em apenas um ano de funcionamento, conseguimos atrair empresas unicórnios de todo o mundo e que compreendem que a inovação não é apenas uma ideia, mas deve ser tratada como um processo”, declarou Moedas ao lado do governador.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Com impulso do cooperativismo, Paraná vai ampliar presença nos mercados globais, diz secretário

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Lote 1 da nova concessão vai a leilão nesta sexta; entenda como será a disputa

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA