NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições nas oficinas do Centro Juvenil de Artes Plásticas encerram na sexta-feira

Publicado em

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), unidade da Secretaria de Estado da Cultura, está com as matrículas abertas para as oficinas gratuitas do segundo semestre de 2024, destinadas a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. As inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira, 26 de julho, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

As oficinas são ministradas por professores de destaque, como Antero da Cunha, da oficina Criações em Dança e Artes Visuais, que compartilhará sua vasta bagagem como professor da Escola de Dança Teatro Guaíra. Outro exemplo é o artista fotógrafo de rua Wagner Melo, que conduzirá a oficina de Fotografia transmitindo seus mais de 12 anos de experiência em artes visuais.

Cada oficina acontece semanalmente, no dia e turno escolhidos, com atividades programadas para ocorrer entre a semana de 5 de agosto e a semana de 6 de dezembro de 2024. Os horários disponíveis são pela manhã, das 8h30 às 11h30, e à tarde, das 14h às 17h.

COMO FAZER A MATRÍCULA – Para inscrever a criança ou o adolescente, o responsável deve comparecer pessoalmente à secretaria do CJAP, localizada na Rua Mateus Leme, 56, em Curitiba, levando os documentos necessários e seguindo as orientações abaixo:

 – Baixar e imprimir a ficha de inscrição disponível neste link. A ficha é válida para todas as oficinas

Leia Também:  Portos do Paraná vence prêmio nacional de responsabilidade socioambiental

 – Preencher corretamente as informações com letra legível. Esse será o documento com os dados do aluno que ficarão registrados

 – No espaço destinado à fotografia do aluno, anexar uma foto 3×4 atual ou uma foto impressa na própria ficha de matrícula

 – Não preencher o espaço com o nome da oficina. Isso será feito no ato da matrícula

 – Levar uma cópia do documento de identificação (RG) do aluno. Se não possuir RG, trazer uma cópia da certidão de nascimento. Esse documento ficará arquivado no CJAP. Não serão aceitos outros documentos

 – Após preencher a ficha, com a cópia do documento e a foto em mãos, ir presencialmente ao CJAP para efetivar a matrícula

 – A inscrição é feita por ordem de chegada, não sendo permitida a reserva de vagas por telefone ou e-mail

 – Não serão efetuadas matrículas sem a ficha de inscrição previamente preenchida, bem como sem a cópia do documento do aluno e a foto.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail educativocjap@gmail.com ou pelo telefone (41) 3223-3805. 

Confira as oficinas disponíveis:

Artes Visuais – de 8 a 12 anos. São praticadas múltiplas linguagens, como desenho, pintura, modelagem, gravura e colagem. As técnicas bi e tridimensionais, conceitos básicos de desenho e elementos da linguagem visual são abordados.

Artes Visuais: entre o Moderno e o Contemporâneo – de 8 a 10 anos. Inspirada nas obras de artistas modernos e pós-modernos, essa oficina estimula o processo criativo com materiais diversos como tecidos, fios, barbantes e papéis de presente, promovendo a expressividade e a integração.

Leia Também:  Educação abre inscrições do concurso público para professores da rede estadual

Arte Urbana – de 8 a 12 anos. Com aulas de campo e a criação de trabalhos utilizando técnicas como escultura, grafite, estêncil e pintura, a oficina foca na arte cotidiana das ruas da cidade.

Criações em Dança e Artes Visuais – de 8 a 12 anos. Amplia o conhecimento dos alunos sobre seus corpos e formas de movimento, combinando dança com artes visuais para produzir criações expressivas e instigantes.

Desenho e Experimentações – de 13 a 17 anos. Explora e aprimora a técnica do desenho através de experimentações com diversos materiais como grafite, carvão, lápis de cor e aquarela. Inclui aulas externas e visitas a exposições.

Fotografia – de 12 a 16 anos. Desenvolve a percepção visual dos alunos com referências fotográficas e conceitos básicos de luz, sombra e composição. As aulas teóricas e práticas preparam os participantes para capturar imagens de forma sensível e criativa.

Laboratório de Criação: Desenho, Pintura e Tridimensional – de 13 a 17 anos. O objetivo é explorar o desenho, pintura e escultura por meio de experimentações com diversos materiais, como lápis grafite, carvão, giz pastel seco, giz pastel oleoso, aquarela, tinta guache e tinta de tecido. Os participantes também explorarão a construção tridimensional, utilizando arame, gesso, argila e papelão, entre outros materiais.

Teatro – de 8 a 14 anos. Exercícios de improvisação e consciência corporal estimulam a autonomia, comunicação e desenvoltura através de jogos teatrais. Os participantes aprenderão técnicas e diversos recursos cênicos, promovendo imaginação e autoconfiança. A integração com literatura, música, dança e artes visuais amplia o conhecimento e complementa a prática teatral.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Novo programa de pavimentação deve gerar 9 mil empregos em cada ano de execução

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Governo encaminha Prestação de Contas de 2023 à Assembleia Legislativa

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA