NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições nas oficinas do Centro Juvenil de Artes Plásticas encerram na sexta-feira

Publicado em

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), unidade da Secretaria de Estado da Cultura, está com as matrículas abertas para as oficinas gratuitas do segundo semestre de 2024, destinadas a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. As inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira, 26 de julho, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

As oficinas são ministradas por professores de destaque, como Antero da Cunha, da oficina Criações em Dança e Artes Visuais, que compartilhará sua vasta bagagem como professor da Escola de Dança Teatro Guaíra. Outro exemplo é o artista fotógrafo de rua Wagner Melo, que conduzirá a oficina de Fotografia transmitindo seus mais de 12 anos de experiência em artes visuais.

Cada oficina acontece semanalmente, no dia e turno escolhidos, com atividades programadas para ocorrer entre a semana de 5 de agosto e a semana de 6 de dezembro de 2024. Os horários disponíveis são pela manhã, das 8h30 às 11h30, e à tarde, das 14h às 17h.

COMO FAZER A MATRÍCULA – Para inscrever a criança ou o adolescente, o responsável deve comparecer pessoalmente à secretaria do CJAP, localizada na Rua Mateus Leme, 56, em Curitiba, levando os documentos necessários e seguindo as orientações abaixo:

 – Baixar e imprimir a ficha de inscrição disponível neste link. A ficha é válida para todas as oficinas

Leia Também:  Com início dos embarques à Nova Zelândia, 736 alunos já viajaram para intercâmbios

 – Preencher corretamente as informações com letra legível. Esse será o documento com os dados do aluno que ficarão registrados

 – No espaço destinado à fotografia do aluno, anexar uma foto 3×4 atual ou uma foto impressa na própria ficha de matrícula

 – Não preencher o espaço com o nome da oficina. Isso será feito no ato da matrícula

 – Levar uma cópia do documento de identificação (RG) do aluno. Se não possuir RG, trazer uma cópia da certidão de nascimento. Esse documento ficará arquivado no CJAP. Não serão aceitos outros documentos

 – Após preencher a ficha, com a cópia do documento e a foto em mãos, ir presencialmente ao CJAP para efetivar a matrícula

 – A inscrição é feita por ordem de chegada, não sendo permitida a reserva de vagas por telefone ou e-mail

 – Não serão efetuadas matrículas sem a ficha de inscrição previamente preenchida, bem como sem a cópia do documento do aluno e a foto.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail educativocjap@gmail.com ou pelo telefone (41) 3223-3805. 

Confira as oficinas disponíveis:

Artes Visuais – de 8 a 12 anos. São praticadas múltiplas linguagens, como desenho, pintura, modelagem, gravura e colagem. As técnicas bi e tridimensionais, conceitos básicos de desenho e elementos da linguagem visual são abordados.

Artes Visuais: entre o Moderno e o Contemporâneo – de 8 a 10 anos. Inspirada nas obras de artistas modernos e pós-modernos, essa oficina estimula o processo criativo com materiais diversos como tecidos, fios, barbantes e papéis de presente, promovendo a expressividade e a integração.

Leia Também:  Universidades estaduais têm papel importante no combate à dengue no Paraná

Arte Urbana – de 8 a 12 anos. Com aulas de campo e a criação de trabalhos utilizando técnicas como escultura, grafite, estêncil e pintura, a oficina foca na arte cotidiana das ruas da cidade.

Criações em Dança e Artes Visuais – de 8 a 12 anos. Amplia o conhecimento dos alunos sobre seus corpos e formas de movimento, combinando dança com artes visuais para produzir criações expressivas e instigantes.

Desenho e Experimentações – de 13 a 17 anos. Explora e aprimora a técnica do desenho através de experimentações com diversos materiais como grafite, carvão, lápis de cor e aquarela. Inclui aulas externas e visitas a exposições.

Fotografia – de 12 a 16 anos. Desenvolve a percepção visual dos alunos com referências fotográficas e conceitos básicos de luz, sombra e composição. As aulas teóricas e práticas preparam os participantes para capturar imagens de forma sensível e criativa.

Laboratório de Criação: Desenho, Pintura e Tridimensional – de 13 a 17 anos. O objetivo é explorar o desenho, pintura e escultura por meio de experimentações com diversos materiais, como lápis grafite, carvão, giz pastel seco, giz pastel oleoso, aquarela, tinta guache e tinta de tecido. Os participantes também explorarão a construção tridimensional, utilizando arame, gesso, argila e papelão, entre outros materiais.

Teatro – de 8 a 14 anos. Exercícios de improvisação e consciência corporal estimulam a autonomia, comunicação e desenvoltura através de jogos teatrais. Os participantes aprenderão técnicas e diversos recursos cênicos, promovendo imaginação e autoconfiança. A integração com literatura, música, dança e artes visuais amplia o conhecimento e complementa a prática teatral.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Registros no Cadastro de Turismo crescem 73% no Paraná e mostram força do setor

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Universidades estaduais têm papel importante no combate à dengue no Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA