NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições abertas: MIS-PR promove visita guiada na noite de Halloween

Publicado em

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) oferece 30 vagas para a visita guiada noturna no Halloween nesta quinta-feira (31), das 19h às 20h. Para participar, basta enviar e-mail para educativomis@seec.pr.gov.br com as seguintes informações: nome, idade, telefone, e-mail e CPF.

Guiados pelo setor educativo do museu, os visitantes poderão conhecer as novas exposições a partir de uma nova perspectiva. A novidade desta vez é a exposição “Desver”, mostra multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Eggers, que deve proporcionar uma experiência ainda mais desafiadora durante à noite.

A exposição propõe a reflexão sobre os ciclos de nascimento, vida e morte. O conceito questiona as percepções condicionadas e abre espaço para novas maneiras de ver o mundo. A instalação reúne “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções artísticas que utilizam ruídos da tecnologia como ponto de partida para novas expressões visuais e sonoras.

Ao combinar tecnologia e arte, “Desver” dialoga com o acervo do MIS-PR, que abriga equipamentos de reprodução de imagem e som e destaca obras da exposição como glitch art e a “vídeo painting” de Nam June Paik. A proposta da exposição é ressignificar a percepção das imagens e dos sons ao criar uma experiência sensorial que envolve o espectador e questiona o papel da tecnologia na relação das pessoas com o universo.

Leia Também:  Ex-presidente da Federação Paranaense de Voleibol será homenageado em Brasileiros de 2023

“CARTAS PARA O FUTURO” – Outra exposição é “Cartas Para o Futuro”. A partir de fotos das coleções de Guilherme Glück, Dario Velloso, Stelinha Egg, além de outras relíquias do antigo estúdio de fotografias Foto Brasil, a jornalista Bruna Alcantara transformou imagens do século passado com intervenções em bordado, colagem e pintura. A curadoria é da produtora cultural Michele Michelletto. 

Na exposição, Bruna abordou temáticas feministas com frases expressivas e sarcásticas para denunciar violência, coerção e assédio às mulheres. O resultado deu nova vida e voz às figuras retratadas em obras que estabelecem diálogo entre as mulheres do passado e do presente com mensagens para o futuro.

“SINESTESIA DOS OBJETOS” – “Sinestesia dos Objetos” apresenta objetos do acervo tridimensional do museu. A exposição de longa duração conta com vitrolas, câmeras, rádios, televisores e outros objetos tridimensionais. 

Serviço:

Visita guiada noturna no MIS-PR

31 de outubro, das 19h às 20h

Museu da Imagem e do Som do Paraná – Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro – Curitiba

Leia Também:  IAT alcança 1.485 voluntários com formação de nova turma de brigadistas

Inscrições: educativomis@seec.pr.gov.br

Entrada gratuita

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  IAT alcança 1.485 voluntários com formação de nova turma de brigadistas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com pontes e trincheiras na reta final, duplicação da BR-277 em Guarapuava chega a 77%

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA