NOVA AURORA

PARANÁ

Indicada pelo Banco Mundial, Sanepar inicia consultoria técnica na Argentina

Publicado em

A Sanepar iniciou nesta segunda-feira (13) um trabalho de colaboração técnica com a empresa argentina Serviço de Água e Manutenção do Estado Provincial (Sameep), na cidade de Resistência, Província de Chaco. Indicada pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird)/Banco Mundial, a companhia paranaense irá contribuir para o aprimoramento do sistema de esgotamento sanitário na região metropolitana de Gran Resistencia.

Três profissionais da Sanepar – um técnico em química da área de Pesquisa e Inovação e dois engenheiros de Projetos Especiais e de Desenvolvimento Operacional – farão visitas técnicas nas instalações das unidades operacionais da ETE e reuniões com a equipe da empresa de saneamento da região do Chaco durante esta semana.

A Sanepar foi recomendada para esta parceria pelo fato de deter ampla experiência na tecnologia de reatores anaeróbios de fluxo ascendente (UASB), a mesma adotada pela empresa argentina. A companhia paranaense tem o maior parque do mundo de reatores anaeróbios de tratamento de esgoto doméstico e é referência internacional em planejamento, projeto, obra, operação, manutenção, pesquisa e inovação nesta tecnologia.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, participou na manhã desta segunda-feira (13), por videoconferência, da reunião de abertura dos trabalhos com o governador da Província do Chaco, a presidente da Sameep e representante do Banco Mundial.

Leia Também:  Clientes da Copel não terão aumento na tarifa de energia no próximo ano

“Para nós é motivo de grande alegria poder colaborar para o sucesso desta planta, além de ser uma oportunidade de aprendizado para a nossa equipe. Quando transmitimos conhecimento, também aprendemos. Esta unidade irá promover saúde pública aquela região. É importante comparar os indicadores de doenças de veiculação hídrica antes e depois da operação desta ETE para constatar a melhoria das condições de saúde”, disse o presidente.

O governador da Província do Chaco, Jorge Capitanich, afirmou que a obra é bastante estratégica no atendimento à população da região metropolitana da província. “Agradeço ao Banco Mundial e à Sanepar, que enviou seus técnicos a fim de que esta planta seja operada de forma adequada para alcançarmos alta qualidade nos serviços. Este intercâmbio vai contribuir na capacitação de nosso quadro técnico na otimização da gestão para que tenhamos altos níveis de atendimento”, afirmou.

A especialista sênior em Água e Saneamento do Banco Mundial, Maria Catalina Ramírez, destacou a importância dos projetos inovadores e sustentáveis em água e saneamento para elevar os índices de cobertura. “É a primeira planta com esta tecnologia na Argentina, o que é um grande desafio em termos operacionais e trará grandes resultados de sustentabilidade e economia. É muito importante a conexão entre os pares de saneamento na transferência de conhecimento”, disse. O Banco Mundial é o agente financiador da obra.

Leia Também:  Trabalho do Detran-PR ganhou 1º lugar em Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego

A presidente da Sameep, Escribana Noelia Canteros, também destacou o benefício a toda a comunidade do Chaco trazido com essa parceria. “Vamos promover maior profissionalização e capacitação de nossa equipe nesta planta para que seja um grande exemplo para toda a República Argentina”, afirmou.

Da parte da Sanepar, também participaram da reunião por videoconferência os diretores Leura Conte de Oliveira (Investimentos) e Sérgio Wippel (Operações); na Argentina estavam o gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti; e os profissionais Murilo Duma, Cesar Augusto Marin e Leandro Correa Bertonha. Da parte da Sameep, participaram a diretora Liliana Spoljaric; os gerentes Verónica Leiva Velky (geral), Ricardo Requena (Planejamento e Desenvolvimento), Adrián Soto (Tratamento de Esgoto) e o assistente Diego Robledo; e a assistente técnica e consultora do Bird, Ayelen Becker.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Governador Ratinho Junior defende papel do jornalismo e valorização dos veículos locais

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Sanepar implanta novo poço de abastecimento em Pitanga

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA