NOVA AURORA

PARANÁ

IDR-PR promove ações para capacitar empreendedores de Araucária em turismo rural

Publicado em

A equipe do IDR-Paraná de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, em parceria com a prefeitura, tem investido em ações no turismo rural como forma de promover o desenvolvimento econômico e social da região, buscando profissionalizar os produtores. Como parte destas capacitações, um grupo de empreendedores da cidade fez uma visita técnica a São José dos Pinhais, outro município da região, com o objetivo de conhecer pontos turísticos e culturais do município, adquirir conhecimento e experiências que poderão ser aplicados em Araucária.

Agroempreendedores do turismo rural da Associação dos Caminhos de Guajuvira, que hoje conta com 13 integrantes, participaram da visita técnica. Eles conheceram duas rotas de turismo: os Caminhos da Colônia Murici e os Caminhos do Vinho.

A rota da visita técnica incluiu uma propriedade onde é feita a atividade “colha e pague” de morangos, uma vinícola, uma salumeria, a produção de flores e artesanato. O desenvolvimento do turismo rural também foi tema de uma conversa dos empreendedores de Araucária com o presidente da Associação Caminho do Vinho, Roberto Rocha.

Leia Também:  MON promove encontro para educadores na mostra Espaço Imantado, de Mario Rubinski

“Estamos muito felizes e gratos por esta oportunidade. Não tem como mensurar a importância desta visita técnica. A troca de experiências com os empreendedores de São José dos Pinhais mostra que, além de estarmos no caminho certo, não estamos longe de alcançar nossos objetivos. Com o apoio dos órgãos públicos, boas estradas, sinalização das vias e proporcionando conhecimentos, continuaremos dando a visibilidade que nosso turismo rural merece”, destacou Vanessa Pieruccini Delgobbo, presidente da Associação de Guajuvira de Araucária.

Para Renata Lessa, servidora do IDR-Paraná de Araucária, a visita fortaleceu o associativismo entre os agroempreendedores. “Acredito que nossos produtores ao verem outras realidades, outras ideias e formas de trabalho, irão repensar novas formas de organização de trabalho, e como atuar na associação a qual pertencem”, disse.

Luiz Henrique Wojcik, um dos empreendedores rurais de Araucária, destacou que a visita é uma maneira de ele aprimorar o seu trabalho. “Foi bom poder conhecer desde a forma de atendimento até a estrutura das chácaras. Aprendemos bastante sobre a forma de abordagem ao cliente e como oferecer uma experiência completa aos visitantes. Além disso, pudemos conhecer a história da região e como tudo começou, o que nos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

Leia Também:  Projetek da Unioeste entrega projetos de escola e CMEI para a Prefeitura de Iguatu

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Governo do Paraná inaugura condomínio do idoso de Cornélio Procópio

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Saúde promove ação com testagem para detectar a infecção pelo HIV nesta quarta-feira

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA