NOVA AURORA

PARANÁ

IDR-PR promove ações para capacitar empreendedores de Araucária em turismo rural

Publicado em

A equipe do IDR-Paraná de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, em parceria com a prefeitura, tem investido em ações no turismo rural como forma de promover o desenvolvimento econômico e social da região, buscando profissionalizar os produtores. Como parte destas capacitações, um grupo de empreendedores da cidade fez uma visita técnica a São José dos Pinhais, outro município da região, com o objetivo de conhecer pontos turísticos e culturais do município, adquirir conhecimento e experiências que poderão ser aplicados em Araucária.

Agroempreendedores do turismo rural da Associação dos Caminhos de Guajuvira, que hoje conta com 13 integrantes, participaram da visita técnica. Eles conheceram duas rotas de turismo: os Caminhos da Colônia Murici e os Caminhos do Vinho.

A rota da visita técnica incluiu uma propriedade onde é feita a atividade “colha e pague” de morangos, uma vinícola, uma salumeria, a produção de flores e artesanato. O desenvolvimento do turismo rural também foi tema de uma conversa dos empreendedores de Araucária com o presidente da Associação Caminho do Vinho, Roberto Rocha.

Leia Também:  Sustentabilidade: Paraná apresenta plano de agricultura de baixa emissão de carbono

“Estamos muito felizes e gratos por esta oportunidade. Não tem como mensurar a importância desta visita técnica. A troca de experiências com os empreendedores de São José dos Pinhais mostra que, além de estarmos no caminho certo, não estamos longe de alcançar nossos objetivos. Com o apoio dos órgãos públicos, boas estradas, sinalização das vias e proporcionando conhecimentos, continuaremos dando a visibilidade que nosso turismo rural merece”, destacou Vanessa Pieruccini Delgobbo, presidente da Associação de Guajuvira de Araucária.

Para Renata Lessa, servidora do IDR-Paraná de Araucária, a visita fortaleceu o associativismo entre os agroempreendedores. “Acredito que nossos produtores ao verem outras realidades, outras ideias e formas de trabalho, irão repensar novas formas de organização de trabalho, e como atuar na associação a qual pertencem”, disse.

Luiz Henrique Wojcik, um dos empreendedores rurais de Araucária, destacou que a visita é uma maneira de ele aprimorar o seu trabalho. “Foi bom poder conhecer desde a forma de atendimento até a estrutura das chácaras. Aprendemos bastante sobre a forma de abordagem ao cliente e como oferecer uma experiência completa aos visitantes. Além disso, pudemos conhecer a história da região e como tudo começou, o que nos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

Leia Também:  Eletronova: Conheça o trio desenvolvido para proteger sua casa

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Empresa que arrematou área no Porto de Paranaguá anuncia investimento de R$ 572 milhões

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  PCPR destrói 11,9 toneladas de medicamentos apreendidos no 1º semestre em Curitiba e RMC

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA