NOVA AURORA

PARANÁ

IDR-PR levará à ExpoLondrina tecnologias e projetos que elevam a produtividade no campo

Publicado em

O IDR-Paraná vai marcar presença na ExpoLondrina com a organização da 27ª Via Rural Smart Farm e Eventos. Durante a feira, os profissionais do Instituto estarão em diversas unidades didáticas expositivas, levando novas tecnologias ao público com o propósito de melhorar a renda dos produtores rurais. Também serão realizados seminários, encontros e oficinas. Esta edição da ExpoLondrina acontecerá de 6 a 16 de abril e terá como tema “O Agro nos move”.

“Pela primeira vez a área de negócios do Instituto estará presente na ExpoLondrina, orientando os produtores a respeito de novas oportunidades de negócios. Temos muito conteúdo, seja a produção sustentável de grãos que mostra práticas que resultam em ganhos ambientais e produtivos, seja a ação na área da promoção social e cidadania, uma das prioridades do trabalho da extensão na região Norte”, destacou Cristovon Ripol, gerente estadual do IDR-Paraná.

A Via Rural de Londrina contará 11 mil metros quadrados. Entre as ações, os técnicos pretendem despertar a atenção dos visitantes para o potencial turístico da área rural. Para tanto, o público será convidado a conhecer roteiros como a Rota do Queijo Paranaense, a Rota das Lavandas e o Caminho do Café das Mulheres, organizados pelo Instituto.

Será possível, ainda, conhecer as plantas medicinais na Casa do Chá, degustar as delícias feitas na hora na Casa do Pão e experimentar pratos culinários com produtos da região na Estação Gastronômica. Jardins com plantas ornamentais estarão por toda área do bosque, tornando a visita ainda mais agradável.

Outros espaços serão o “Memorial Era Uma Vez”, dedicado à valorização dos agricultores com a exposição de instrumentos da rotina do trabalho no campo, e a Mostra de Artesanato do Paraná, que vai levar ao público produtos da região. Diversas manifestações culturais também fazem parte da programação.

Para quem gosta de café, será possível aprender a identificar a qualidade da bebida, conhecer as boas práticas de manejo do cafezal e a história da cafeicultura no Museu do Café da UEL.

Leia Também:  Com novo hospital em Bituruna, Estado libera R$ 22 milhões para reforçar a saúde na região Sul

Os benefícios do sistema de plantio direto na produção de grãos sustentáveis, detalhes da produção do fio de seda e orientações para tornar a agricultura mais lucrativa também serão abordados nas unidades demonstrativas organizadas pelo IDR-Paraná.

Em outra frente com foco na renda, a Via Rural Smart Farm apresentará as oportunidades de negócios para os produtores e pecuaristas, com orientação sobre procedimentos para a efetivação de parcerias.

SUSTENTABILIDADE – O IDR-PR orientará sobre o Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), que incentiva a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em especial energia solar, biogás e eólica nas propriedades rurais. O objetivo é, além de proteger o meio ambiente, reduzir os custos, contribuindo para elevar a renda do produtores.

Os extensionistas prestarão esclarecimentos a respeito das alternativas disponíveis para o agricultor produzir energia limpa, orientando os interessados sobre a implantação de projetos que podem ser viabilizados por meio do programa, que coloca à disposição linhas de financiamento, com possibilidade de equalização de taxas de juros para utilização destas tecnologias.

A unidade de Horticultura e Agroecologia apresentará produtos para o controle biológico das pragas e doenças, o cultivo de flores como alternativa econômica, hortas verticais, plantio de frutas e informações sobre o processo para certificação dos produtos orgânicos. Haverá também uma unidade especialmente voltada ao cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas.

Além disso, atualmente existem vários sistemas de produção de alimentos orgânicos que aplicam tecnologias de baixo custo e adaptados a diferentes modelos de produção sustentável em Agrofloresta. Essas iniciativas usam o solo combinando, em uma mesma área e em um determinado tempo, o cultivo de frutíferas, hortaliças, madeira e espécies que adubam a terra. Essa tecnologia será apresentada por profissionais do IDR-Paraná e parceiros que atuam com agroflorestas.

Agroindústrias e cooperativas familiares assistidas pelo IDR-Paraná terão um espaço para comercializar seus produtos. É uma forma de fortalecer essas organizações, promovendo a diversificação produtiva, além de estimular as economias locais.

Leia Também:  Estado busca projetos de diferentes segmentos produtivos para investir R$ 20 milhões

AÇÃO SOCIAL – Uma das unidades expositivas do Instituto vai mostrar trabalhos realizados junto à população rural em situação de vulnerabilidade social. Entre essas ações estão a implantação de saneamento básico nas residências rurais e a assistência aos povos de 14 terras indígenas paranaenses.

A Via Rural vai divulgar o programa Nossa Gente Paraná-Renda Agricultor Familiar, resultado da parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJU), secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento, IDR-Paraná e prefeituras.

O público atendido pelo programa recebe recursos para investir na produção de alimentos para o autoconsumo ou na melhoria das moradias, com a instalação de sistemas de saneamento básico. Por meio desta ação, as famílias também têm acesso a serviços de saúde, habitação, trabalho e educação.

O IDR-Paraná também é o executor do programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais, cujos resultados serão apresentados na feira. O programa transfere recursos federais às famílias carentes, que podem investir na diversificação da produção de alimentos ou em atividades geradoras de renda.

PECUÁRIA LEITEIRA – A produção de leite estará presente em três estações didáticas que mostrarão o trabalho realizado pelo IDR-Paraná junto à essa cadeia produtiva. Ganha destaque a produção do alimento oferecido ao animal com planejamento forrageiro, que deve ser adotado pelos produtores.

Também não foram esquecidos o preparo, o manejo e conservação do solo das áreas de pastagens. Os visitantes também poderão conhecer variedades de forrageiras, além de todo o processo da cadeia do leite.

TECNOLOGIA – No dia 11, às 9h, os extensionistas do IDR-Paraná estarão no pavilhão da Smart Agro para lançar o Atlas Climático do Estado do Paraná (ClimAtlas-19) e três aplicativos: IDR-Clima, Estiagem Paraná e GID PRAGAS SOJA – este último para identificar as principais pragas desta cultura.

Também será lançado o Edital de Inovação Aberta do IDR-Paraná Push Innovation Paraná 2023 que promove a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação mediante o estabelecimento de parcerias entre o IDR-Paraná e startups.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Maringá sedia a quarta e última etapa macrorregional da Conferência Estadual do Esporte

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Secretaria de Agricultura discute aumento da conectividade no campo com deputados estaduais

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA