NOVA AURORA

PARANÁ

IDR-Paraná e associação de criadores realizam exposição da raça Purunã no Show Rural

Publicado em

A raça de gado para corte Purunã será uma das principais atrações do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) no Show Rural, que começa na segunda-feira (6), em Cascavel, no Oeste do Estado. A mostra realizada pelo Instituto, em parceria com a Associação de Criadores de Purunã (ACP), terá 15 animais. No estande haverá comercialização de reprodutores e sêmen, além de pessoal técnico qualificado para tirar dúvidas dos visitantes.

O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, lembra que o Purunã resulta de décadas de melhoramento genético conduzido por especialistas do órgão. “Representa uma enorme contribuição à pecuária brasileira e um orgulho da pesquisa pública paranaense”, afirma ele.

A exposição, segundo o criador e secretário da ACP, Erlon Pilati, será uma oportunidade para os produtores visitantes do evento conhecerem melhor a raça. “O objetivo é divulgar os atributos do Purunã, como carne de alta qualidade, animais precoces e excelentes resultados”, explica.

Leia Também:  Procon-PR faz mutirão online de renegociação de dívidas

A RAÇA – A Purunã foi desenvolvida a partir do cruzamento entre as raças Charolês, Aberdeen Angus, Caracu e Canchim. O projeto para sua constituição durou mais de 30 anos. Em novembro de 2016 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconheceu oficialmente a raça e credenciou a Associação de Criadores de Purunã (ACP) para fazer seu controle genealógico, procedimento que atesta a origem dos animais, seus ascendentes e descendentes e a conformidade com os padrões zootécnicos.

Adaptação às mais variadas condições de relevo e de temperatura, bom rendimento da carcaça e a alta qualidade da carne, com destaque para o marmoreio, são outras características que os criadores destacam na Purunã. Erlon Pilati ressalta, ainda, o desempenho no cruzamento com raças zebuínas, como o Nelore. “As quatro raças que deram origem ao Purunã transmitem rusticidade, ganho de peso rápido e excelente rendimento de carcaça de animais meio-sangue”, resume Pilati.

SHOW RURAL – Realizado pela Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel), o Show Rural é um dos mais importantes eventos do país dedicados à disseminação de tecnologias para agricultura e pecuária. A edição deste ano começa segunda-feira (6) e prossegue até 10 de fevereiro.

Leia Também:  Voos de balão do Verão Maior Paraná atraíram mais de mil participantes no Litoral

Serviço
Exposição de animais da raça Purunã

Data: 6 a 10 de fevereiro
Horário: 8h às 17 horas
Local: Show Rural: Espaço Pecuário Coopavel – BR 277, km 577, em Cascavel.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Repasses constitucionais do Estado crescem 27,3% em julho

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Procon-PR faz mutirão online de renegociação de dívidas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA