NOVA AURORA

PARANÁ

IDR-Paraná e associação de criadores realizam exposição da raça Purunã no Show Rural

Publicado em

A raça de gado para corte Purunã será uma das principais atrações do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) no Show Rural, que começa na segunda-feira (6), em Cascavel, no Oeste do Estado. A mostra realizada pelo Instituto, em parceria com a Associação de Criadores de Purunã (ACP), terá 15 animais. No estande haverá comercialização de reprodutores e sêmen, além de pessoal técnico qualificado para tirar dúvidas dos visitantes.

O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, lembra que o Purunã resulta de décadas de melhoramento genético conduzido por especialistas do órgão. “Representa uma enorme contribuição à pecuária brasileira e um orgulho da pesquisa pública paranaense”, afirma ele.

A exposição, segundo o criador e secretário da ACP, Erlon Pilati, será uma oportunidade para os produtores visitantes do evento conhecerem melhor a raça. “O objetivo é divulgar os atributos do Purunã, como carne de alta qualidade, animais precoces e excelentes resultados”, explica.

Leia Também:  Nota Paraná libera R$ 23 milhões em créditos para mais de 8 milhões de consumidores

A RAÇA – A Purunã foi desenvolvida a partir do cruzamento entre as raças Charolês, Aberdeen Angus, Caracu e Canchim. O projeto para sua constituição durou mais de 30 anos. Em novembro de 2016 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconheceu oficialmente a raça e credenciou a Associação de Criadores de Purunã (ACP) para fazer seu controle genealógico, procedimento que atesta a origem dos animais, seus ascendentes e descendentes e a conformidade com os padrões zootécnicos.

Adaptação às mais variadas condições de relevo e de temperatura, bom rendimento da carcaça e a alta qualidade da carne, com destaque para o marmoreio, são outras características que os criadores destacam na Purunã. Erlon Pilati ressalta, ainda, o desempenho no cruzamento com raças zebuínas, como o Nelore. “As quatro raças que deram origem ao Purunã transmitem rusticidade, ganho de peso rápido e excelente rendimento de carcaça de animais meio-sangue”, resume Pilati.

SHOW RURAL – Realizado pela Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel), o Show Rural é um dos mais importantes eventos do país dedicados à disseminação de tecnologias para agricultura e pecuária. A edição deste ano começa segunda-feira (6) e prossegue até 10 de fevereiro.

Leia Também:  Duplicação da Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu, atinge 18,52%

Serviço
Exposição de animais da raça Purunã

Data: 6 a 10 de fevereiro
Horário: 8h às 17 horas
Local: Show Rural: Espaço Pecuário Coopavel – BR 277, km 577, em Cascavel.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Governador assina proposta de incorporação do Uniuv à Unespar

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Duplicação da Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu, atinge 18,52%

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA