NOVA AURORA

PARANÁ

IDR-Paraná avalia potencial de expansão da agricultura sustentável no Estado

Publicado em

Três oficinas técnicas reúnem esta semana 50 pesquisadores e extensionistas do IDR-Paraná para discutir a ampliação de sistemas ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) nas regiões Noroeste e Centro-Sul do Estado. Os encontros acontecem nesta terça-feira (28), em Paranavaí, e prosseguem em Ponta Grossa na quarta (01) e na quinta-feira (02).

“O objetivo é identificar fatores que influenciam a taxa de adoção para subsidiar ações da pesquisa e da extensão nessas regiões”, explica Kátia Fernanda Gobbi, pesquisadora e também coordenadora estadual do programa pecuária de corte do IDR-Paraná.

Prática de agricultura sustentável que possibilita conciliar a proteção do ambiente com alta produtividade e diversificação da renda na propriedade, ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) é a exploração conjunta de lavouras, espécies florestais e pecuária em uma só área, em cultivo consorciado ou em sucessão.

De acordo com a Rede ILPF — associação que atua em todo o Brasil com o objetivo de disseminar a prática e estimular sua adoção pelos produtores —, a integração é adotada em aproximadamente 17,4 milhões de hectares no Brasil, sendo 634 mil no Paraná.

Leia Também:  Confira as próximas datas do concurso público de auditor fiscal da Receita Estadual

METODOLOGIA – Nos encontros, os profissionais do IDR-Paraná avaliarão três tecnologias: reforma de pastagens com ILP em áreas arrendadas para o plantio de mandioca no Arenito Caiuá, e, na região Centro-Sul, a introdução do componente florestal em dois tipos de pastagens para cria de bezerros de corte, e ações destinadas ao manejo semi-intensivo de vacas em lactação.

Após análise das características de cada tecnologia e do seu público-alvo, as respostas são submetidas ao sistema Adopt (ferramenta de previsão de resultados de adoção e difusão, na sigla em inglês), desenvolvido para utilização em workshops com profissionais que detêm amplo conhecimento do tema em avaliação.

As oficinas são conduzidas por especialistas da Embrapa Gado de Leite e da Rede ILPF.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Copel apresenta na ExpoLondrina aula de campo sobre uso seguro da energia elétrica

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Paraná integra operação do Exército nas fronteiras com países vizinhos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA