NOVA AURORA

PARANÁ

Idosos podem se inscrever até quarta-feira para curso de inclusão digital da Celepar

Publicado em

Em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a Celepar abriu as inscrições para a nova edição do curso de tecnologia para idosos. O workshop será ministrado para duas turmas: uma no dia 22 de agosto, das 13h às 17h, e outra no dia 23, das 8h30 às 12h30. Para se inscrever é preciso enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (41) 3350-4056 até esta quarta-feira (21), às 12h. O curso é gratuito, sendo necessário apenas levar o smartphone carregado. São 50 vagas por turma para pessoas de 60 anos ou mais.

As atividades são conduzidas por colaboradores da Celepar e têm o objetivo de capacitar os idosos no uso dos recursos do smartphone como mandar mensagens, utilizar a câmera e acessar as redes sociais.

O curso também aborda o uso de aplicativos, incluindo plataformas do Governo, como a Farmácia do Paraná, o Menor Preço (para pesquisar o menor valor de um produto em estabelecimentos de sua região), o app 190 (para acionar a Polícia Militar) e o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ) — plataforma que promove o acesso online a serviços públicos do Governo do Estado e a informações oficiais.

Leia Também:  Estados do Sul debatem formas de reduzir emissão de gases de efeito estufa na agricultura

“Este curso é uma oportunidade valiosa para que os idosos se conectem com o mundo digital e aproveitem os benefícios que a tecnologia pode oferecer. Estamos orgulhosos de promover mais uma edição do workshop e de testemunhar o entusiasmo e a dedicação dos participantes”, afirma o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa.

Nesta edição haverá ainda uma visita guiada pelas dependências da Assembleia, realizada pelo Cerimonial da Casa.

PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL – A Celepar já promoveu treinamentos em tecnologia para aproximadamente 15 mil idosos em 97 municípios paranaenses. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa, criado pela companhia em 2013.

Serviço:

Curso de Inclusão Digital para Idosos

Datas: 22 e 23 (quinta e sexta-feiras)

Horário: dia 22, das 13h às 17h; dia 23, das 8h30 às 12h30

Local: Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico – Curitiba

Inscrições até as 12h desta quarta-feira (21) por mensagem de WhatsApp para o número (41) 3350-4056.

Leia Também:  VIDEO: Grupo Zaamp participa de estudos na Unioeste, faculdade de Marechal Candido Rondon

Atividade gratuita

Vagas: 50 por turma

Público: pessoas de 60 anos ou mais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Polícia Civil orienta vítimas de violência doméstica a registrarem Boletim de Ocorrência

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Vídeo: Dra Priscila Wilxenski Silva fala sobre o prazo de duração do flagrante

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA