NOVA AURORA

PARANÁ

IAT inicia por Foz do Iguaçu série de reuniões para capacitação florestal dos municípios

Publicado em

O Instituto Água e Terra (IAT) começou nesta terça-feira (14) série de reuniões e palestras com foco na capacitação florestal dos municípios. O primeiro encontro ocorreu em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, com as nove cidades que formam a regional: Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu, além de Foz.

O objetivo da ação, segundo o diretor de Licenciamento e Outorga do IAT, José Volnei Bisognin, é atualizar os técnicos das prefeituras sobre a legislação florestal e o uso adequado dos sistemas operacionais, estadual e federal, agilizando a conclusão de processos.

Entre os temas abordados, estão o histórico sobre a legislação florestal; o que é de competência dos municípios e o que é do Estado. Também se discutiu o aproveitamento de material lenhoso caído por vendaval; como e quando solicitar corte de árvore isolado no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), ferramenta administrada pelo Ibama; e quando e como solicitar a (DLAE) das 5 árvores, medida criada pelo IAT para dispensa de licenciamento florestal quando do corte de até cinco árvores.

Leia Também:  Arrecadação de ITCMD no Paraná soma R$ 524 milhões no primeiro semestre

“As prefeituras, no dia a dia, têm muitas demandas em relação à retirada de árvores. Por isso, chamamos os técnicos municipais para um treinamento, explicando em detalhes como proceder em cada caso. Isso vai dar mais rapidez aos processos e fazer com que o Paraná avance cada vez mais na questão florestal, sempre obedecendo a legislação e os cuidados ambientais”, explicou Bisognin. “Vamos passar por todos os municípios do Paraná, ensinando aos técnicos como proceder corretamente”.

Chefe do IAT da regional de Foz do Iguaçu, Carlos Antonio Pittom, destacou que a partir do encontro o órgão ambiental conseguirá dar mais velocidade à emissão de licenças. “As prefeituras sempre precisam dessas autorizações para obras, seja pavimentação de uma rua, de estradas ou praças. Sempre há uma árvore que precisa ser cortada. Percebemos certa dificuldade dos técnicos, por isso o treinamento. Com o processo redondo, tudo ficará ainda mais rápido”, afirmou.

Leia Também:  PCPR na Comunidade atende mais de 2,4 mil pessoas em Londrina

TOLEDO – Na quinta-feira (16), o treinamento será em Toledo, também no Oeste, com os 22 municípios da região. O encontro será às 13h30 na sede da Unioeste.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Sanepar apresenta projeto de Parceria Público-Privada do esgotamento sanitário a prefeitos

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Referência em emergências em silos, Bombeiros do Paraná ministram curso no Acre

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA