NOVA AURORA

PARANÁ

IAT e Secretaria do Turismo promovem atividades durante a ExpoAstorga 2024

Publicado em

O Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setu) estão com estandes na ExpoAstorga 2024, que acontece de 5 a 8 de setembro na cidade do Norte. Cerca de 200 alunos de escolas públicas participaram de atividades de educação ambiental promovidas pelo IAT no primeiro dia de feira, enquanto que pela Setu empreendedores locais expuseram seus produtos para comercialização. O público também pôde conhecer os atrativos turísticos do Paraná.

Pelo IAT, órgão ambiental vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), alunos de escolas de Astorga e região participaram de atividades lúdicas visando a educação ambiental, como a dispensação de sementes, combate aos maus-tratos a animais, diferença entre animais domésticos e silvestres, jardim sensorial para estímulo dos cinco sentidos, entrega de cartilhas educativas e brindes. A ação vai até esta sexta-feira (6).

Para a chefe do Núcleo de Educação Ambiental do IAT, Girlene Jacob, promover a educação ambiental com as crianças faz delas multiplicadoras do conhecimento. “Nosso objetivo é criar um cidadão mais consciente e responsável para termos um futuro melhor para as crianças, falando sobre desenvolvimento sustentável, além de ter um suporte, envolvendo toda a parte do meio ambiente”, afirma Girlene.

“Esse é um trabalho que estamos desenvolvendo em vários eventos e agora aqui em Astorga. Falamos de animais silvestres, o cuidado com os pets, a questão de maus-tratos e também temos um jardim sensorial, trabalhando os cinco sentidos das crianças, pensado principalmente para aquelas com transtorno do espectro autista”, complementa.

Leia Também:  Trânsito: Paraná terá programa que dá descontos no comércio para bons condutores

A aluna Vitória da Silva, de 10 anos, da Escola Municipal Alfredo Sofientini, de Astorga, gostou da experiência fora de sala de aula. “A gente aprendeu sobre animais silvestres, onde os animais vivem e como as plantas crescem. Eu gostei muito da brincadeira, em que aprendi que os animais, quando vão na floresta se alimentar, ajudam no desenvolvimento das plantas”, destaca.

Quem também vai replicar o que aprendeu no estande do IAT é Enzo Gabriel dos Santos, de 11 anos, que conta orgulhoso o que descobriu na atividade. “Aprendi sobre animais silvestres e domésticos, a importância da floresta”, lembra. “Os animais comem as plantas e deixam a semente no ambiente. O sol e a chuva fazem com que elas cresçam mais rápido”, explica.

TURISMO – O estande da Setu é voltado à promoção do turismo local e regional, apresentando as belezas de todas as partes do Paraná. O espaço também conta com produtos locais, como os artesanatos da Associação de Artesãos de Astorga e Região, gerando renda e incentivando o fortalecimento do turismo a partir do comércio. Durante todos os dias de feira, empresários de pequenos negócios mostrarão seus produtos e serviços de turismo. O objetivo é destacar a gastronomia, a hotelaria e os atrativos que o Estado possui para recepcionar os turistas.

EVENTO – A ExpoAstorga é promovida pela Sociedade Rural de Astorga (SRA) e é um dos principais eventos da região Norte. A expectativa é de um público superior a 80 mil pessoas em quatro dias de evento, movimentando o turismo de toda a região. É mais de três vezes a população da cidade que, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem pouco mais de 25 mil habitantes.

Leia Também:  1,4 mil alunos dos Colégios Agrícolas e Florestais do Paraná visitam o Show Rural

Além do estande com órgãos do Governo do Estado, a feira reúne grandes nomes da música nacional, Murilo Huff, Fernando & Sorocaba e Léo & Raphael, além de rodeios. A dupla sertaneja Jorge & Mateus abriu os shows nesta quinta-feira.

O diretor-presidente da SRA, Antônio Augusto da Costa, ressalta que a ExpoAstorga reúne turismo, lazer e negócios. “É uma feira agropecuária em que congregamos todas as cidades do entorno. É o maior evento realizado na região de Astorga, com rodeio em touro, cutiano, provas-equestres, cavalaria, além da presença de expositores, maquinários agrícolas, prestadores de serviço e fornecedores de diversos tipos de ramos”, salienta.

“Estamos muito agradecidos pela parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Instituto Água e Terra. A gente faz essa grande experiência para o público, com shows artísticos de elevado nível nacional, para trazer toda a região para esse evento turístico”, finaliza.

O evento conta com lançamentos da indústria automotiva, máquinas e implementos agrícolas, estandes de empresas de energia renovável, entre outras. Tem apoio da Setu, do IAT, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Copel, da Celepar e da Sanepar, entre outros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Com apoio do IDR, produtor investe em araucária enxertada que acelera produção de pinhão

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  1,4 mil alunos dos Colégios Agrícolas e Florestais do Paraná visitam o Show Rural

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA