NOVA AURORA

PARANÁ

IAT apresenta programa Parques Paraná em maior evento de turismo da América Latina

Publicado em

O Instituto Água e Terra (IAT) apresentou o Programa Parques Paraná durante o World Travel Market (WTM), considerado o maior evento de viagens e turismo da América Latina. A feira aconteceu entre os dias 3 e 5 de abril, em São Paulo (SP).

A participação do Estado nesta e em outras feiras previstas para 2023 é estratégica. A intenção é promover as 70 Ucs (Unidades de Conservação), das quais 29 fazem parte do Programa Parques Paraná e estão abertas para visitação do público.

“O projeto Parques Paraná fomenta o desenvolvimento e atividade turística à visitação nas Unidades de Conservação (UC), mas também opera melhorias e promove a qualificação da visitação com educação ambiental, impulsionando e utilizando o turismo como instrumento para conservação”, explicou Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do IAT, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

Essa é uma das práticas de sustentabilidade que levaram o Paraná a ser considerado referência no País. Em 2022, o Estado conquistou pela segunda vez consecutiva o título de mais sustentável do país, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados.

Além disso, recebeu dois outros importantes prêmios, por projetos desenvolvidos em prol do cuidado com a biodiversidade: o Prêmio Braztoa Sustentabilidade 2022 e o Prêmio A3P.

Leia Também:  Paraná amplia procedimentos de reconstrução mamária para alcançar mais mil mulheres

As premiações e o título de mais sustentável do País reconhecem o trabalho do Paraná em prol da conservação do meio ambiente e a adesão a boas práticas relacionadas à mitigação dos efeitos causados pelas mudanças climáticas.

Andreguetto destacou que o principal enfoque desta edição da WTM foi o turismo responsável e sustentável. A busca do encontro foi por fortalecer a tendência de práticas de viagens mais conscientes, considerando a redução de impactos negativos na cultura e no meio ambiente. “O resultado dessa experiência é o aumento de efeitos positivos na população local e também nos destinos visitados”, disse.

Como forma de divulgar as belezas naturais do Paraná, o IAT lançou durante a WTM um mapa das 29 Unidades de Conservação abertas à visitação, agora com roteiros para praticantes de campismo e motorhome (veículo com instalações para cozinhar e dormir, reproduzindo uma moradia sobre rodas) – no caso da visita por meio do motorhome é necessário cadastro prévio no site do IAT. 

NOVO EVENTO – A participação do Paraná no WTM desencadeou também na organização do 1° Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente. O evento é uma iniciativa do IAT e vai ocorrer paralelamente ao Festival de Turismo das Cataratas, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, em Foz do Iguaçu, na região Oeste.

Leia Também:  Obra do Balé Teatro Guaíra, "Orfeu e Eurídice" reuniu 5,4 mil pessoas

Além disso, as seguintes entidades confirmaram a participação no encontro paranaense: Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Braztoa), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Beta), Fundação Florestal do Estado de São Paulo, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

VISITAS – Visitaram o estande do IAT durante a feira, entre outros, o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes; e secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva; a ministra do Turismo, Daniela Carneiro; e o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz.

PARQUES PARANÁ – O Parques Paraná foi criado em 2019 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Tem como objetivo o estímulo ao uso público e turístico nas UCs, com foco no desenvolvimento socioeconômico, sob bases sustentáveis, e na prática do ecoturismo consciente.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025

Published

on

By

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE Labs. Em 2025, o programa tem como foco a Inteligência Artificial e vai conectar startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.

O evento de lançamento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE, que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.

As empresas participantes conheceram em detalhes o programa, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada pelas startups para as empresas. Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse. O edital das startups que planejam desenvolver conexões com IA está previsto para maio.

Leia Também:  Paraná amplia procedimentos de reconstrução mamária para alcançar mais mil mulheres

O superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial. “Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no País, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.

Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos. Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups.

Marcelo Moura, diretor da HOTMILK, disse que o programa impulsiona o desenvolvimento do Paraná. “Ele abriu caminho para a criação de novas iniciativas, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse. “A IA já faz parte da realidade do mercado e sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência”.

A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.

Leia Também:  Secretaria da Saúde oferece curso online de qualificação de técnicos em mamografia

“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressaltou.

Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa.

Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras. “O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA