NOVA AURORA

PARANÁ

Guinchos do DER/PR passam a marca dos 100 mil atendimentos no antigo Anel de Integração

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), atingiu em julho a marca de 110 mil atendimentos em seus serviços de operação de tráfego rodoviário no antigo Anel de Integração. São eles o guincho leve, guincho pesado, veículos de inspeção que percorrem a malha três vezes ao dia, veículo de apoio ao usuário, caminhão-pipa para apoio ao Corpo de Bombeiros e serviço de apreensão de animais soltos na pista.

Em 12 de junho foi ultrapassada a marca de 100 mil atendimentos, que tiveram início em março de 2022. Usuários das rodovias federais e rodovias estaduais do antigo Anel de Integração, tanto das rodovias principais quanto das rodovias de acesso, podem acionar os serviços bem como solicitar orientações por meio do telefone 0800 400 0404, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os feriados.

O DER/PR conta com seis contratos para prestar os serviços, cobrindo os mesmos trechos atendidos pelos antigos seis lotes de concessão, e um contrato para administrar os atendimentos por meio de Centro de Operações Integradas (COI), que recebe as ligações do 0800 400 0404 e informações das equipes de campo, atualizando as condições de trafegabilidade das rodovias por meio da plataforma Twitter/X no endereço https://twitter.com/rodovias_parana. Até o momento já foram investidos R$ 132.424.013,38 em todos estes serviços.

Leia Também:  Deyverson marca, Cuiabá vence o Cruzeiro e sai do Z4 do Brasileirão

OESTE – A BR-277 é responsável por 52% dos atendimentos feitos até hoje, sendo a via mais extensa do antigo Anel de Integração e uma das mais movimentadas do Paraná, concentrando o escoamento da safra e o transporte de produtos até o Porto de Paranaguá.

A Superintendência Regional Oeste tem o maior número de atendimentos entre as cinco regionais do DER/PR, com 26% do total. Isso se deve ao trecho mais extenso e contínuo da BR-277 administrado pela superintendência, de Foz do Iguaçu até Guarapuava, aproximadamente 380 quilômetros, sendo o mesmo trecho atendido antigamente pela concessionária EcoCataratas.

O DER estima que 95% dos atendimentos da superintendência são relativos à BR-277, e 5% às rodovias de acesso à rodovia federal. As principais ocorrências, em ordem, são pane mecânica, materiais localizados fora da pista, ressolagem de pneus sobre a pista, sinalização danificada ou inexistente, acidentes sem vítima, pneu furado e acidentes com vítima.

A maioria das ocorrências requereu somente veículo de inspeção, com o guincho leve sendo acionado em 16% dos casos e o guincho pesado em 6%.

Leia Também:  Após obras de R$ 10 milhões em Ortigueira, agentes da Sanepar visitam casas e detalham sistema

RODOVIAS – As demais rodovias com maior número de atendimentos são a BR-376 (Rodovia do Café) com 19%, a BR-369, com 10%, e a primeira rodovia estadual da lista, a PR-151, com 4%.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Antes da 1ª habilitação: alunos da rede estadual têm aula de conscientização no trânsito

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Paraná em Ação promove mais de 10 mil atendimentos em Londrina, maior número em dois anos

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA