NOVA AURORA

PARANÁ

Guará 3.0: Governo apresenta Agência de Inovação para comunidade de Guaratuba

Publicado em

Um encontro entre representantes do Governo do Paraná com lideranças, empresários e comunidade de Guaratuba marcou na terça-feira (1º) o anúncio oficial da implantação da Agência de Inovação Guará 3.0 no município do Litoral. O evento, realizado pela Secretaria estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e pela Prefeitura de Guaratuba, apresentou a visão de desenvolvimento da cidade e o objetivo de atrair talentos inovadores. O lançamento foi no Terminal Turístico Pesqueiro, na Praça dos Namorados, em Guaratuba.

A SEI está criando Agências de Inovação com o intuito de promover o desenvolvimento nos municípios de pequeno e médio porte. Essas agências têm a responsabilidade de gerir a política de inovação em nível local, visando proporcionar maior acesso às novas tecnologias e ao empreendedorismo para os cidadãos em todas as regiões do Estado.

A Guará 3.0 surge como um centro de cultura da inovação, voltada para o desenvolvimento sustentável de Guaratuba e a atração de profissionais e empreendedores que queiram participar de um ecossistema criativo e tecnológico em expansão.

De acordo com Marcelo Rangel, secretário da SEI, a Guará 3.0 será um marco para o Litoral. “Queremos mobilizar e engajar a comunidade para que, juntos, possamos construir uma governança sólida que promova, ainda mais, o desenvolvimento e a inovação em Guaratuba”, disse. “Com o apoio das lideranças municipais, empresários e do governo estadual, a cidade está pronta para se destacar como um hub de criatividade e tecnologia no Paraná”.

Leia Também:  Polícia Científica inaugura sala de acolhimento para vítimas de violência em Campo Mourão

O prefeito Roberto Justus expressou sua confiança no potencial da agência para impulsionar o futuro de Guaratuba. “Estamos empolgados com a Guará 3.0, pois ela nos permitirá atrair pessoas talentosas e inovadoras para nossa comunidade. Com essa iniciativa, queremos alçar voos mais altos no campo da inovação e transformar Guaratuba em um polo atrativo para negócios e criatividade”, afirmou.

Segundo ele, a Agência de Inovação representa um grande passo no desenvolvimento de Guaratuba, pois vai impulsionar a formação de governanças e fortalecer o ambiente de inovação na região. “Com o apoio das lideranças municipais, empresários e do governo estadual, a cidade está pronta para se destacar como um hub de criatividade e tecnologia no Paraná”, complementou.

A importância da implantação de Agências de Inovação no Estado foi reforçada, também, pelo coordenador de Política Estadual e Articulação com o Ecossistema de Inovação da SEI, Giles Balbinotti. “A iniciativa em Guaratuba é um exemplo inspirador de como o Paraná busca fortalecer seu ecossistema de inovação. A criação de agências como essa é um passo fundamental para o progresso e desenvolvimento regional”, destacou.

Além da Guará 3.0, o encontro destacou outros projetos inovadores em Guaratuba, como o programa de Destinos Turísticos Inteligentes, que evidencia o comprometimento da cidade em promover a inovação em diversas áreas.

Leia Também:  Para divulgar o RenovaPR, IDR-Paraná promove Semana das Energias Renováveis

PROGRAMA – Atualmente, há 20 processos em andamento para a implantação de novas agências, que impulsionarão negócios embrionários ou já existentes. As mais avançadas, com espaços definidos, estão em três municípios: Carambeí, nos Campos Gerais; e Morretes e Guaratuba, no Litoral.

O projeto visa criar espaços públicos com governança compartilhada entre municípios, governo estadual, instituições de ensino, secretarias municipais, Sistema S e setor privado, com o propósito de impulsionar a geração de negócios inovadores. Essas agências, lideradas pelas prefeituras, atenderão diversos públicos e buscarão conectar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), visando a redução de desigualdades, o desenvolvimento de comunidades sustentáveis e o crescimento econômico.

A iniciativa terá um impacto direto no ambiente produtivo e social, fomentando a criação de novos produtos e serviços através de qualificações e parcerias com o setor privado. Além disso, serão oferecidas capacitações para diferentes faixas etárias, visando a promoção da inclusão digital e o aprimoramento da mão de obra voltada para o mercado de tecnologia e inovação.

O projeto é concretizado por meio de convênios entre municípios e o Estado, aproveitando espaços públicos pouco utilizados, nos quais a Secretaria de Estado da Inovação investe em infraestrutura, enquanto as prefeituras cedem os locais e se responsabilizam pela manutenção e gestão das agências.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Paraná lidera número de alunos classificados para final da Olimpíada de IA

Published

on

By

Mais uma vez, o Paraná é o destaque na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial – a ONIA Brasil. Dos 235 alunos de todo o Brasil classificados para a 4ª e última fase da competição, 87 (36,6%) são do Estado, entre estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de toda a rede estadual de ensino. O Paraná lidera o número de alunos finalistas, seguido pelo Ceará. A lista dos aprovados para a quarta fase da ONIA está disponível no site www.oniabrasil.com.br.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes do país que passaram para a segunda fase, mais da metade era do Estado, totalizando 30.911. Já para a terceira fase, o Paraná classificou 1.378 estudantes, dos 3.332 de todo o Brasil.

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, comemorou a classificação dos alunos para a quarta fase da competição. “Novamente mais um resultado fantástico do Paraná, com mais de um terço dos alunos classificados sendo do nosso Estado. Isso mostra como todo o trabalho que temos desenvolvido para tornar o Paraná referência em inteligência artificial tem dado frutos”.

Leia Também:  PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária para população da Ilha do Mel

Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e da Educação (Seed), vai entregar notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da terceira fase da Olimpíada.

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, e também aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Ao todo, serão 70 prêmios oferecidos, com um investimento aproximado de R$ 380 mil. Serão entregues 30 notebooks VAIO para os alunos que se classificarem do 1º ao 30º lugar e 20 “iPads 9” para os classificados entre o 31º e 50º lugar. Também serão entregues 20 notebooks VAIO para as 20 escolas com mais alunos selecionados para a 4ª fase da competição.

Leia Também:  Com obras tridimensionais, MAC Paraná apresenta mostra O Estranho que Mora Comigo

A quarta etapa acontece no dia 15 de abril, de forma presencial, com divulgação do resultado prevista 20 de abril. Os alunos classificados devem preencher o formulário para definição dos polos de aplicação da prova. Os quatro melhores do país vão representar o Brasil na IOAI (International Olympiad In Artificial Intelligence), evento global a ser realizado em Pequim, na China, em agosto, e que vai reunir os maiores talentos em IA de todo o mundo.

ONIA BRASIL – Iniciada em novembro de 2024, a ONIA Brasil é promovida por três plataformas digitais – EduSpace, a H2IA/UFPel e IIA/LNCC – que formam a Comissão Organizadora do evento. A competição acontece em várias etapas até abril de 2025, com provas online e questões práticas para definir os vencedores brasileiros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA