NOVA AURORA

PARANÁ

Guairão recebe “Natal in Concert”, show da Orquestra e Coro Anima Musicale

Publicado em

No espetáculo “Natal in Concert”, a Orquestra e Coro Anima Musicale, composta por 32 músicos instrumentistas e 13 cantores, vai apresentar um encontro entre o clássico, o pop e os temas natalinos. As apresentações serão no dia 17 (terça), às 20h30, e dia 18 (quarta), às 16h no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Os ingressos a R$ 40 estão disponíveis no site Deubalada.

No espetáculo, obras icônicas do universo erudito se entrelaçam com sucessos populares, além de canções que evocam o espírito natalino, trazendo à tona sentimentos de alegria, esperança e união. É um convite para confraternizar, refletir e compartilhar a beleza da música em sua forma mais pura, numa época em que a união e o amor ao próximo se fazem ainda mais presentes.

A Orquestra e Coro Anima Musicale teve sua origem em 2021, quando a idealizadora Sarita Zlotnik Jacobovicz, frequentadora das salas de concerto de Curitiba e estudante de violino, reuniu nomes exponenciais na execução e produção musical da cidade e presenteou o seu esposo, em seu sexagésimo aniversário, com uma seleção de músicas apresentadas para essa formação.

Leia Também:  Paraná integrou comitiva brasileira que visitou centros de ciência e tecnologia de Portugal

Motivada pelo encantamento do espetáculo e imbuída do espírito de amor à música, lançou, no Teatro Fernanda Montenegro, a Orquestra Anima Musicale com o concerto “Etnias”, inicialmente formada por 18 músicos instrumentistas, atravessando lugares e épocas através da obras de compositores como Piazzolla, Ernesto Nazareth, Tchaikovsky e Brahms.

Em 2023 apresentou os espetáculos “Arlequim Opera In Concert”, na Ópera de Arame ,e a estreia do “Natal in Concert” no Teatro Regina Vogue, hoje Casa da Orquestra Anima Musicale. Em 2024 teve em sua programação os concertos de “Beethoven à Metallica”, “Anima Musicale Celebra Olga Kiun” e “Octetos”.

Serviço:

Natal In Concert”

Apresentações:17 de dezembro (terça-feira), às 20h30, e 18 de dezembro (quarta-feira), às 16h

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro – Curitiba

Classificação etária: Livre

Preço dos ingressos: R$ 40,00

Venda de ingresso: Deubalada

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Paraná integrou comitiva brasileira que visitou centros de ciência e tecnologia de Portugal

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Instituto Água e Terra alerta para golpe do licenciamento ambiental no Litoral do Paraná

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA