NOVA AURORA

PARANÁ

Guaíra recebe no domingo show da Leila Pinheiro com grupos do Conservatório de MPB da Capital

Publicado em

O espetáculo comemorativo dos 30 anos do Conservatório de MPB de Curitiba marca um momento histórico ao reunir, pela primeira vez em um mesmo palco, os cinco grupos artísticos do espaço ao lado da consagrada Leila Pinheiro. O encontro reúne a Orquestra à Base de Corda, Orquestra à Base de Sopro, Vocal Brasileirão, Brasileiro (infanto-juvenil) e Coral Brasileirinho (infantil), além de Leila, e promete ser uma ocasião histórica para a música brasileira. O show está agendado para este domingo (8), às 19h, no Teatro Guaíra. Os ingressos estão disponíveis.

A presença de Leila Pinheiro entre esses grupos é emblemática, uma vez que a cantora e pianista já se apresentou na inauguração do Conservatório em 1993, na Ópera de Arame, ano em que lançou um dos álbuns mais icônicos de sua carreira, “Coisas do Brasil”, produzido pelo pianista Cesar Camargo Mariano.

Para João Egashira, regente e diretor musical da Orquestra à Base de Corda, este show representa uma oportunidade não apenas para celebrar o aniversário do Conservatório, mas também para celebrar a música brasileira em toda a sua plenitude. “Este evento marca um ponto alto em nossa trajetória, e compartilhar o palco com Leila Pinheiro é uma honra e nos traz uma sensação nostálgica que nos enche de alegria”, comentou.

Leia Também:  Agentes de crédito da Fomento Paraná debatem ampliação do atendimento no Sudoeste

Desde 1994, participando como aluno, depois como professor e agora como regente, João ainda enfatiza o significado profundo de unir esses grupos. “Este encontro tem uma simbologia muito importante, representando a dedicação de todos os grupos e diretores à música brasileira. É algo de extrema seriedade”, complementa. “Cada grupo mantém sua identidade individual, mas todos estão comprometidos com o mesmo propósito, a música brasileira, e é esse nosso legado”.

O extenso currículo de Leila Pinheiro inclui a gravação de 23 álbuns e três DVDs, bem como colaborações com músicos renomados como o maestro Tom Jobim, Chico Buarque, o violonista Toninho Horta, o guitarrista americano Pat Metheny e pianistas como Francis Hime, Ivan Lins e João Donato.

Com um repertório repleto de grandes sucessos de sua carreira, o show promete ser memorável, alternando as performances da artista com as dos grupos que participarão da comemoração. O público pode esperar músicas como “Cláudia”, “Tudo em Cima”, “Serra do Luar” e “Coisas do Brasil”.

Leia Também:  2,6 milhões de pessoas estão com IPVA em dia no Paraná; saiba o que fazer se ele estiver atrasado

CONSERVATÓRIO – Localizado no centro histórico da cidade, no Largo da Ordem, o prédio que hoje abriga o Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba tem uma história que remonta ao final do século XIX, quando foi construído como residência para a família Guimarães Neto. Ao longo dos anos, desempenhou diversos papéis, incluindo atividades comerciais e abrigando hotéis e tipografias. Em 7 de outubro de 1993, o prédio foi oficialmente inaugurado como o CMPB, em uma homenagem ao 80º aniversário do nascimento do renomado poeta Vinicius de Moraes.

Além de sua importância histórica e arquitetônica, o Conservatório desempenha um papel importante no ensino, pesquisa e produção de eventos artístico-culturais relacionados à MPB. Oferece uma ampla gama de cursos e oportunidades de aprendizado nas áreas de instrumento, canto, teoria musical, estruturação musical e prática de conjunto. Além disso, promove workshops e bate-papos com artistas renomados, tornando-se um centro de conhecimento musical.

Serviço:

Apresentação: 8 de outubro de 2023 (domingo), às 19h

Local: auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Tempo de duração do espetáculo: uma hora e trinta minutos

Classificação etária: livre

Ingressos: DeuBalada.com

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária para mais de 1,3 mil pessoas em Cafelândia

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Cadastro de contribuintes do ICMS no Paraná cresce 43,7% desde 2019

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA