NOVA AURORA

PARANÁ

Governo vai licitar empresa para concluir obra do Centro da Juventude de Paranaguá

Publicado em

O Governo do Estado vai realizar no dia 1º de novembro a sessão pública de licitação para contratação da empresa que concluirá a construção do Centro da Juventude de Paranaguá, no Litoral do Paraná. A obra está paralisada. O investimento previsto é de R$ 7,24 milhões. A concorrência foi lançada no dia 29 de setembro e a expectativa é que as obras sejam reiniciadas já no primeiro semestre de 2024.

Localizado na Vila dos Comerciários, o Centro da Juventude de Paranaguá atenderá os jovens de toda o Litoral. O projeto arquitetônico segue o padrão estabelecido pela Secretaria das Cidades, também responsável pela licitação, que ocorrerá de forma online, por meio do canal da Secid no YouTube.

Os Centros da Juventude são espaços de convivência para adolescentes e jovens que oferecem, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional. Programa do Governo do Estado, a cargo da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), o objetivo é ofertar ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política para os jovens e adolescentes e afastá-lo de situações de risco e vulnerabilidade social.

Leia Também:  Estado capacita servidores da educação para atuar como brigadistas nas escolas

O programa é baseado em três pilares: cidadania, convivência e formação. O Centros da Juventude fazem parte da rede socioassistencial de proteção social, pois convergem com os objetivos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, da proteção social básica da política de assistência social.

Atualmente, o Paraná conta com Centros da Juventude em Almirante Tamandaré, Apucarana, Cambé, Castro, Campo Mourão, Campo Largo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ivaiporã Jacarezinho, Lapa, Laranjeiras do Sul, Maringá, Palmas, Paranavaí, Pinhais, Piraquara, Pitanga, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e unidades Eucaliptos e Audi/União, ambas em Curitiba. 

Os espaços atendem adolescentes e jovens, prioritariamente entre 12 e 18 anos, pertencentes a comunidades com índices de vulnerabilidade e risco social e também é aberto à comunidade. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Novos espaços: após reforma, PCPR reinaugura Delegacia de Peabiru

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) reinaugurou, nesta quarta-feira (9), a Delegacia de Peabiru, na região Central do Estado. O prédio passou por uma reforma global a fim de readaptar os espaços, incluindo aqueles que antigamente abrigaram a carceragem de presos. A unidade agora oferece maior conforto e melhor atendimento aos cidadãos que buscam os serviços de polícia judiciária.

“Hoje inauguramos uma grande melhora não apenas em um ambiente de trabalho, mas também no acolhimento às vítimas de crimes. Estamos muito orgulhosos com o resultado”, disse o delegado-chefe da Divisão de Polícia do Interior, Lanevilton Theodoro Moreira.

Ao todo, quatro salas da Delegacia que eram destinadas à carceragem de presos anteriormente também foram readaptadas para ganhar novos usos. Uma delas foi pensada especialmente para mulheres e crianças vítimas de violência. O local é reservado e visa possibilitar um atendimento mais privativo e acolhedor.

Leia Também:  Operação da PCPR apreende 10 toneladas de fio de cobre em Pinhais

Uma segunda sala foi transformada em brinquedoteca para que pais que precisem dos serviços da delegacia possam levar seus filhos e deixá-los em segurança durante o atendimento. Outras duas foram destinadas ao trabalho de investigação.

A reforma iniciou pelos espaços ativos da Delegacia e, posteriormente, passou para aqueles que não eram utilizados. A antiga carceragem, por exemplo, esteve sem uso desde 2021, quando a PCPR deixou de fazer a custódia de presos no Paraná.

Os pisos foram trocados e uniformizados, bem como as pinturas das paredes. Segundo o delegado-chefe da Divisão de Infraestrutura, Getúlio Vargas, a unidade também recebeu mobiliário novo.

“Faz parte do Plano Estratégico da PCPR o atendimento às unidades policiais que necessitam de revitalização. Seguiremos trabalhando para proporcionar as melhores condições de trabalho aos nossos policiais”, destacou.

PRESENÇAS – Estiveram presentes também o delegado-chefe da 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão, Nilson Rodrigues da Silva, e a delegada titular da Delegacia de Polícia Civil de Peabiru, Karoliny Neves Marques.

Leia Também:  Estado capacita servidores da educação para atuar como brigadistas nas escolas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA