NOVA AURORA

PARANÁ

Governo promove webinar com fundadora da Transparência Internacional Brasil

Publicado em

A Transparência Internacional, uma das principais entidades voltadas ao controle externo da administração pública, participa do webinar promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Controladoria-Geral do Estado, nesta sexta-feira (09), às 9h. A conversa será transmitida no canal CGE PR, no YouTube, e pode ser assistida por todos os cidadãos.

Nicole Verillo, fundadora da Transparência Internacional – Brasil, e Amanda Faria Lima, analista de Integridade e Governança Pública da entidade, falam sobre o impacto da transparência e do trabalho do gestor público na sociedade.

O evento foi pensado para estar disponível, online, para toda a sociedade. Servidores e público em geral que quiserem certificação de participação no webinar deve fazer a inscrição da Escola de Gestão do Estado.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explicou que durante este ano diversas capacitações foram desenvolvidas pela CGE para aprimorar a formação dos servidores. “O nosso objetivo é melhorar sempre mais o serviço público ofertado ao cidadão e promover a integridade e a ética em todas as ações”, afirmou.

Leia Também:  Penúltima parcela do IPVA 2025 de veículos com final de placa 1 e 2 vence nesta terça-feira

DATA – O evento marca o Dia Internacional contra a Corrupção (09) e faz parte das atividades desenvolvidas para o Dezembro Transparente, instituído pela lei 20.663/21. Essa legislação prevê ações que contribuam para a construção da cultura de transparência e de prevenção e de combate à corrupção.

Na semana passada, o 3º Simpósio Paranaense contra a Corrupção, deu início às atividades desse período. “Neste próximo evento, o tema será a transparência pública, que é a principal ferramenta para órgãos externos ao Executivo e entidades sociais exercerem o controle social. Dessa forma, com a participação de todos, poderemos prevenir e combater atos de corrupção ou de desvio de conduta”, ressaltou Siqueira.

VISITAS – O controle social será incentivado na semana que vem com atividades do CGE Itinerante. Equipes visitarão serviços públicos estaduais em locais de atendimento presencial, para entrevistar usuários desses serviços logo depois de serem atendidos. Além da pesquisa de satisfação aplicada a eles, são divulgados o Portal da Transparência e os canais de Ouvidoria do Governo do Estado.

Leia Também:  Quem marcou o primeiro gol do Brasil em cada Copa do Mundo

A CGE também participa de atividades do Dezembro Transparente em outros órgãos. O controlador-geral participou, por vídeo, da 2ª Semana Paranaense da Transparência Fazendária: Cooperação, Modernização e Inovação na Gestão Pública, na abertura ocorrida nesta quarta-feira (07).

No mesmo evento, na quinta (08), participam os coordenadores de Transparência e Controle Social, Matheus Gruber, e de Ouvidoria, Yohhan Souza, pela CGE. Gruber fala sobre a participação popular no fortalecimento da transparência, e Souza sobre o serviço de ouvidoria como ferramenta de gestão.

Durante este mês, quem acompanha as redes sociais da CGE PR poderá compartilhar postagens que orientam sobre o trabalho da Controladoria-Geral e incentivam o controle social. As redes em que as postagens serão feitas são: Instagram, Linkedin, Facebook.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Maio Amarelo: policiais militares doam sangue para conscientizar sobre acidentes no trânsito

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Quem marcou o primeiro gol do Brasil em cada Copa do Mundo

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA