NOVA AURORA

PARANÁ

Governo presenteia Curitiba com Cinema na Praça pelo aniversário de 330 anos da cidade

Publicado em

O Governo do Estado do Paraná irá presentear a população de Curitiba pelo aniversário de 330 anos da cidade com uma programação muito especial. Depois de circular por mais de 100 municípios do Paraná, o projeto Cinema na Praça vai chegar na capital paranaense pela primeira vez, a partir do dia 06 de março, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba. A programação é totalmente gratuita e irá percorrer cinco bairros da Capital: Cidade Industrial, Tatuquara, Sítio Cercado, Cajuru e Boqueirão.

O protocolo de intenções para viabilizar as exibições foi firmado nesta sexta-feira (03) pela Secretária de Estado da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira e pelo prefeito em exercício, Eduardo Pimentel. “É uma oportunidade especial para as famílias dos nossos bairros participarem dessa data tão especial que é o aniversário da nossa cidade. Isso demonstra a integração do governo estadual com o município”, afirma Pimentel.

A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, participou do evento no Palácio Solar 29 de Março e destacou que é uma grande honra para o Governo do Paraná presentear o município de Curitiba com o Cinema na Praça, uma ação até o momento inédita na Capital.

“Desde que o projeto começou a rodar pelo Interior, e mais recentemente pelo Litoral, nós recebemos muitas mensagens nas redes sociais de pessoas que moram na capital e que gostariam de vivenciar essa experiência maravilhosa também por aqui”, destaca Luciana Saito Massa. “O aniversário de 330 anos de Curitiba é a ocasião perfeita para esse presente, que muito nos alegra e temos a certeza de que levará alegria e união para muito mais pessoas”.

Leia Também:  No pôr do sol, banda da Polícia Militar do Paraná anima população e veranistas de Guaratuba

AGENDA NA CAPITAL – Diferentemente dos municípios onde a carreta do Cinema na Praça já itinerou, Curitiba conta com salas de cinema – mas nenhuma a céu aberto e gratuita. A ideia é, portanto, levar alegria e diversão para quem não tem cinema perto de casa.

O público curitibano poderá assistir, de graça, aos filmes dublados e legendados “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família” e “Os Croods 2 – Uma nova era”. Sempre às 19h, eles serão exibidos nos bairros Cidade Industrial (6/3), Tatuquara (7/3), Sítio Cercado (8/3), Cajuru (9/3) e Boqueirão (10/3). Cada sessão contará com 400 cadeiras.

SOBRE O PROJETO – O Cinema na Praça é um programa idealizado pelo Governo do Estado do Paraná que tem como principal objetivo levar uma sala de cinema itinerante para cidades que não possuem acesso a este tipo de equipamento cultural.

O programa está inserido na linha de Fortalecimento de Políticas Públicas de Cultura e vinculado às metas do Plano Estadual de Cultura. Promove descentralização e circulação audiovisual em todos os municípios paranaenses, integrando praças e parques, no aprimoramento das políticas de formação de público – especialmente o infantil.

Leia Também:  622 candidatos participam no fim de semana do 23º Vestibular dos Povos Indígenas

Realizado desde 2019, o Cinema na Praça já passou por mais de 100 municípios do Estado, atingindo mais de 100 mil paranaenses. Sempre um sucesso de participação popular, exibe filmes de classificação livre, entrada gratuita e acessibilidade – filmes dublados e com legenda.

Na primeira edição, em 2019, o projeto alcançou 24 mil espectadores em 32 cidades. O filme exibido foi “Hotel Transilvânia”. Em 2022, foram exibidos os filmes “Patrulha Canina – O filme” e “A Família Addams 2 – Pé na estrada”, atingindo cerca de 15 mil espectadores.

Na atual etapa do projeto estão sendo atendidos 54 municípios, todos com menos de 30 mil habitantes, nas oito macrorregiões histórico-culturais do Paraná. Esta temporada teve início em 06 de outubro de 2022 e prossegue até 12 de fevereiro de 2023 com “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família” e “Os Croods 2 – Uma nova era”.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Prazo para pagamento do licenciamento de veículos 2024 inicia em agosto

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  BR-369 em Londrina será interditada para nova etapa da obra do Viaduto da PUC

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA