NOVA AURORA

PARANÁ

Governo leva iniciativas estaduais voltadas para as mulheres para região de Ivaiporã

Publicado em

A segunda temporada da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres segue em andamento no Paraná. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), realizou nesta sexta-feira (24), em Ivaiporã, no Vale do Ivaí, mais um encontro com foco nas mulheres e nos recursos que estão disponíveis para fortalecer o papel feminino na sociedade.

A iniciativa, que já passou por Goioerê e Paranavaí, é uma força-tarefa com outras secretarias que integram o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres: Segurança Pública; Saúde; Desenvolvimento Social e Família; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e Justiça e Cidadania. Além disso, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) também é parceira do projeto.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que o objetivo da Caravana é mostrar que as mulheres do Estado podem se sentir cada dia mais protegidas, além de apresentar programas e investimentos estaduais na área. “É uma política que veio para transformar a vida delas. Mais do que combater a desigualdade e a violência, essa agenda gera prosperidade. Quando uma mulher prospera, a família, a comunidade e a cidade prosperam”, afirmou.

Leia Também:  Hemepar vai utilizar teste de biologia molecular para identificar malária na triagem para doação

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos, destacou o protagonismo e espaço que das mulheres nas políticas públicas. “E é isso que a Semipi tem feito, de forma estruturada, em pilares que têm sustentado todas as ações para que todas as caravanas sejam sucesso, fazendo com que as políticas cheguem na ponta com mais efetividade”, concluiu.

IVAIPORÃ – A cidade mobilizou, inclusive, municípios da região para que pudessem participar e prestigiar o evento, reunindo diversos atores e órgãos envolvidos nos assuntos diretamente ligados às mulheres. 

A vereadora Gertrudes Bernardy, também procuradora da Mulher no município, reforçou que a luta pelos direitos das mulheres deve ser fortalecida diariamente. “O Governo do Estado tem firmado compromisso com as políticas para as mulheres do Paraná, com a implementação de ações que beneficiam diretamente todas elas, reforçando estruturas municipais”, destacou.

Leia Também:  Em disputa com quase mil, 60 queijos do Paraná são premiados em concurso nacional

Já o prefeito da cidade, Carlos Gil, reconheceu os esforços feitos para a realização da Caravana em Ivaiporã. “Estamos à disposição para que o trabalho continue a crescer, comprometendo-nos a garantir que as políticas públicas para as mulheres sejam ampliadas e fortalecidas, unindo os esforços do município com os da Secretaria de Estado”, comentou.

CARAVANA – Entrando em reta final, a Caravana Paraná Unido pelas Mulheres fará sua última parada em Foz do Iguaçu no mês de junho. Na ocasião, serão incorporadas, também, as atividades que seriam realizadas em Cornélio Procópio.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Mesmo com menor produção, café garante mais rendimento ao produtor paranaense

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Milionário de março: sorteio do programa Nota Paraná ocorre nesta quinta-feira

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA