NOVA AURORA

PARANÁ

Governo leva Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres às regiões Oeste e Sudoeste

Publicado em

Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres esteve nesta semana nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná para auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias com foco nas políticas públicas para mulheres e o acesso dos municípios aos projetos e recursos estaduais para este público.

Na quinta-feira, o evento aconteceu em Cascavel (Oeste), no auditório da FAG (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz), com a presença de prefeitos, primeiras-damas, vereadores e secretários da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Nesta sexta-feira (16) a Caravana foi até Francisco Beltrão (Sudoeste) para dialogar com os gestores municipais da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).

O programa do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), vai percorrer todas as regiões do Estado.

Já foram realizados três de 10 encontros. O lançamento do programa, com as associações de municípios da Grande Curitiba, aconteceu no final de maio, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. A próxima parada da Caravana será no dia 30 de junho, em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro), em parceria com duas associações: Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop).

Leia Também:  Hospitais concluem mutirão para diagnóstico de câncer de pele na população do Litoral

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou os avanços nas políticas de Governo para este público, mas também ponderou que há muito ainda a ser feito pelas mulheres paranaenses.

“O governador já tomou as primeiras medidas nessa direção, criando um sistema de governança com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. Agora precisamos unir as forças de todos os poderes. Vamos estabelecer uma força-tarefa entre o Estado e os municípios”, disse. “A Secretaria busca iniciar um diálogo intergovernamental de forma horizontal, visando construir uma nova história. Desejamos desenvolver e implementar essa política de forma colaborativa, com a participação daqueles que conhecem as necessidades da cidade”.

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Pereira dos Santos, disse que o Paraná está vivendo um momento muito importante para reforçar as políticas da mulher. “A ideia é que cada município tenha uma coordenação para cuidar dos assuntos relativos à mulher”, destacou. Ele também é prefeito de Santa Cecília do Pavão.

“As flores do amanhã estão nas sementes de hoje. A Leandre, como secretária estadual, e o governador Ratinho Junior estão plantando estas sementes. E vocês vão ver como vamos mudar o Paraná quando terminarem estes dez encontros da Caravana”, disse Joarez Henrichs, representando a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Leia Também:  Novas cultivares de feijão serão apresentadas pelo IDR-Paraná no Show Rural

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Mariana Neris, deu destaque sobre a importância dos municípios também criarem conselhos e fundo municipais, para atuar em conjunto com o Estado. “Estamos progredindo na implementação de um sistema de governança para políticas públicas. É essencial que as políticas sejam acompanhadas e sujeitas a monitoramento e controle social. Portanto, a presença de conselhos, com presença da sociedade, é de extrema importância para reforçar a transparência”, afirmou.

Segundo ela, os conselhos não devem ser vistos como oponentes aos prefeitos, mas sim como agentes que fortalecem as políticas municipais. “Dessa forma, exercem o controle social, fornecem suporte e também fazem recomendações e propostas. Por isso, estamos trabalhando em conjunto com o Estado nesta iniciativa, a fim de alcançar todos os municípios e estabelecer esse arranjo de governança”, acrescentou.

PRESENÇAS – Estiveram no evento de Francisco Beltrão o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; o presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto; o vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron; o deputado estadual Wilmar Reichembach, prefeitos e primeiras-damas dos municípios do Sudoeste. No evento de Cascavel, também participaram o presidente da Amop e prefeito de Toledo, Beto Lunitti; a primeira-dama de Cascavel, Fabiola Paranhos; os deputados estaduais Gugu Bueno e Márcio Pacheco; e outras lideranças.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Projeto Turismo na Escola será inserido em colégios dos Campos Gerais

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Governo libera recursos para pavimentação do Parque Industrial de Coronel Vivida

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA