PARANÁ
Governo leva Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres às regiões Oeste e Sudoeste
Publicado em
16 de junho de 2023por
Itajuba TadeuA Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres esteve nesta semana nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná para auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias com foco nas políticas públicas para mulheres e o acesso dos municípios aos projetos e recursos estaduais para este público.
Na quinta-feira, o evento aconteceu em Cascavel (Oeste), no auditório da FAG (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz), com a presença de prefeitos, primeiras-damas, vereadores e secretários da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Nesta sexta-feira (16) a Caravana foi até Francisco Beltrão (Sudoeste) para dialogar com os gestores municipais da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).
O programa do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), vai percorrer todas as regiões do Estado.
Já foram realizados três de 10 encontros. O lançamento do programa, com as associações de municípios da Grande Curitiba, aconteceu no final de maio, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. A próxima parada da Caravana será no dia 30 de junho, em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro), em parceria com duas associações: Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop).
- Governador destaca força das cooperativas e anuncia programas de R$ 750 milhões para o setor
- Estado reorganiza atendimento das políticas para idosos e destaca papel das denúncias
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou os avanços nas políticas de Governo para este público, mas também ponderou que há muito ainda a ser feito pelas mulheres paranaenses.
“O governador já tomou as primeiras medidas nessa direção, criando um sistema de governança com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. Agora precisamos unir as forças de todos os poderes. Vamos estabelecer uma força-tarefa entre o Estado e os municípios”, disse. “A Secretaria busca iniciar um diálogo intergovernamental de forma horizontal, visando construir uma nova história. Desejamos desenvolver e implementar essa política de forma colaborativa, com a participação daqueles que conhecem as necessidades da cidade”.
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Pereira dos Santos, disse que o Paraná está vivendo um momento muito importante para reforçar as políticas da mulher. “A ideia é que cada município tenha uma coordenação para cuidar dos assuntos relativos à mulher”, destacou. Ele também é prefeito de Santa Cecília do Pavão.
“As flores do amanhã estão nas sementes de hoje. A Leandre, como secretária estadual, e o governador Ratinho Junior estão plantando estas sementes. E vocês vão ver como vamos mudar o Paraná quando terminarem estes dez encontros da Caravana”, disse Joarez Henrichs, representando a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Mariana Neris, deu destaque sobre a importância dos municípios também criarem conselhos e fundo municipais, para atuar em conjunto com o Estado. “Estamos progredindo na implementação de um sistema de governança para políticas públicas. É essencial que as políticas sejam acompanhadas e sujeitas a monitoramento e controle social. Portanto, a presença de conselhos, com presença da sociedade, é de extrema importância para reforçar a transparência”, afirmou.
Segundo ela, os conselhos não devem ser vistos como oponentes aos prefeitos, mas sim como agentes que fortalecem as políticas municipais. “Dessa forma, exercem o controle social, fornecem suporte e também fazem recomendações e propostas. Por isso, estamos trabalhando em conjunto com o Estado nesta iniciativa, a fim de alcançar todos os municípios e estabelecer esse arranjo de governança”, acrescentou.
PRESENÇAS – Estiveram no evento de Francisco Beltrão o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; o presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto; o vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron; o deputado estadual Wilmar Reichembach, prefeitos e primeiras-damas dos municípios do Sudoeste. No evento de Cascavel, também participaram o presidente da Amop e prefeito de Toledo, Beto Lunitti; a primeira-dama de Cascavel, Fabiola Paranhos; os deputados estaduais Gugu Bueno e Márcio Pacheco; e outras lideranças.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral
Published
5 segundos agoon
2 de abril de 2025By

Moradores da no Litoral do Paraná, participaram nesta quarta-feira (02) da 2ª Oficina de Coleta, Higienização e Despolpa de Juçara, fruta semelhante ao açaí amazônico. A iniciativa da Portos do Paraná busca estimular uma nova fonte de renda para as comunidades locais, predominantemente compostas por pescadores, além de promover a preservação da palmeira juçara, espécie ameaçada de extinção.
“Com o conhecimento da despolpa dos frutos, é possível uma mudança cultural, possibilitando renda às comunidades e incentivando o plantio das sementes”, destacou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.
A oficina integra o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Autoridade Portuária e surgiu como uma demanda dos próprios moradores. “No Sul do Brasil basicamente não temos a cultura do aproveitamento deste fruto. Já no Norte, é muito comum. Estamos trazendo a oficina para estimular esta nova opção”, explicou o coordenador de Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco Pereira Cordeiro. “A sementinha roxa produz um açaí de excelente qualidade”.
O Instituto Juçara de Agroecologia conduziu as atividades teóricas e práticas. “A coleta da juçara no Litoral é feita entre março e maio. É neste período que a palmeira vai frutificar e os cachos com os frutos vão amadurecer”, comentou o vice-presidente do Instituto, Rafael Serafim da Luz.
O fruto da juçara é semelhante ao açaí da Amazônia, porém, a palmeira nativa das áreas litorâneas de Mata Atlântica, Euterpe edulis, difere das palmeiras que produzem o açaí tradicional da região Norte do país. O “açaí juçara” é rico em antocianina, um antioxidante que confere a coloração roxa escura, muito semelhante ao açaí amazônico. Além do fruto, a palmeira também é conhecida por produzir o palmito juçara.
O fruto é extremamente rico em ferro e cálcio, elementos que complementam muito bem a alimentação. “É uma planta que se desenvolve super bem, de fácil manejo. E a gente vê na casa das pessoas, faz parte da paisagem dos caiçaras”, pontuou Serafim da Luz.
SELEÇÃO DE GRÃOS – A merendeira Adi Fátima Lourenço possui algumas palmeiras no quintal de casa, uma das quais foi utilizada durante a oficina. “A gente se criou subindo nos pés de juçara, mas não sabia fazer os sucos. E essa oficina vai ajudar na renda mesmo. Dá pra fazer bolo, pão. É um diferencial que as pessoas sempre estão procurando”, comentou Adi.
Durante a coleta e higienização, ocorre a seleção dos grãos maduros e sadios, que passam por um processo de lavagem com água sanitária para a esterilização das bactérias. Após o enxágue, eles são encaminhados para a despolpadeira, que remove os caroços, sementes ou cascas, resultando em um líquido engrossado e peneirado.
CURSOS E OFICINAS – Pelo Programa de Educação Ambiental, a Portos do Paraná realizou, desde 2019, dezenas de oficinas de capacitação e cursos profissionalizantes gratuitos para comunidades litorâneas do Estado.
As iniciativas buscam promover, além de práticas permaculturais, a educação ambiental, a organização comunitária e a valorização ambiental, ao mesmo tempo em que apresentam possibilidades de geração de renda para os membros das comunidades.
Entre os temas abordados estão comunicação e atendimento e introdução à maquiagem para jovens, em parceria com o Senac. As mulheres das comunidades de Piaçaguera e do Valadares também puderam participar dos cursos de corte e costura.
Fonte: Governo PR

Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral

Projeto de lei que institui o mês “Abril Verde e Amarelo avança na CCJ

Rede estadual de educação do Paraná acolhe professores e alunos autistas

Com apoio da Sanepar, atletas de vôlei de praia do Paraná defendem o Brasil na Sérvia

PCPR prende suspeito de diversos furtos ocorridos em Antonina
PARANÁ


Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral
Moradores da no Litoral do Paraná, participaram nesta quarta-feira (02) da 2ª Oficina de Coleta, Higienização e Despolpa de Juçara,...


Rede estadual de educação do Paraná acolhe professores e alunos autistas
Quando ingressou como professor na rede estadual de ensino, aos 21 anos, Evalney Riely Horst sentia que havia uma barreira...


Com apoio da Sanepar, atletas de vôlei de praia do Paraná defendem o Brasil na Sérvia
A equipe de vôlei de praia com atletas de Dois Vizinhos, no Sudoeste, campeã estadual e nacional escolar na categoria...
POLÍCIA


PCPR prende duas pessoas e desmantela ponto de desmanche de veículos e tráfico em Paranaguá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu dois homens e apreendeu dois adolescentes em um local que funcionava como ponto...


PCPR e PMPR capturam foragido do Paraguai em Cidade Gaúcha
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu um homem, de 29...


PCPR prende suspeito de diversos furtos ocorridos em Antonina
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 49 anos, suspeito de ter praticado diversos furtos. A...
ENTRETENIMENTO


Em montagem, Graciele Lacerda mostra semelhança entre a filha e o avô: ‘Igual’
Graciele Lacerda, de 44 anos, compartilhou em seu Instagram, nesta terça-feira (1º), uma montagem da filha, Clara, ao lado do avô...


Claudia Raia curte viagem na Espanha com o marido, Jarbas: ‘Grudada no meu crush’
Claudia Raia, de 58 anos, está curtindo uma viagem romântica ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello, de 55...


Duda Guerra faz primeira compra com o próprio dinheiro: ‘Bolsa de R$ 19 mil’
Duda Guerra, de 16 anos, compartilhou nesta terça-feira (1º), sua primeira compra com o próprio dinheiro. A influenciadora escolheu uma...
ESPORTES


Cano garante vitória do Fluminense na estreia da Sul-Americana contra o Once Caldas
O Fluminense estreou com o pé direito na Copa Sul-Americana ao vencer o Once Caldas da Colômbia por 1 a...


Atlético-MG empata sem gols com o Cienciano na estreia da Sul-Americana
Em sua estreia na Copa Sul-Americana, o Atlético-MG empatou em 0 a 0 com o Cienciano, nesta terça-feira (1), no...


Cruzeiro estreia na Sul-Americana com derrota para o Unión Santa Fe na Argentina
Em sua estreia na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro foi derrotado pelo Unión Santa Fe por 1 a 0, em partida...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ2 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Já está disponível a nova Revista Pensar Agro
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
TCU diz que transporte compromete competitividade do agronegócio brasileiro
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs