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Governo lança pacote de R$ 46,1 milhões para ampliar ações de ciência e tecnologia no Estado

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O Governo do Estado publicou nesta semana um pacote de investimentos de R$ 46,1 milhões para fortalecer e ampliar as ações de ciência e tecnologia no Paraná. A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e reúne cinco editais para o apoio a projetos nas áreas de pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação das sete universidades estaduais.

Os recursos são oriundos do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, instituído pela Lei nº 21.354/2023 e gerenciado pela Seti. Uma das chamadas públicas prevê o montante de R$ 20 milhões para o Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, denominado Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni).

O objetivo é financiar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a partir de acordos de parceria e cooperação firmados entre as universidades e organizações empresariais e institucionais paranaenses, públicas e privadas. Com governanças em nove câmpus universitários, a Ageuni busca incentivar o desenvolvimento socioeconômico e ampliar a competitividade empresarial, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

De acordo com o edital, serão aplicados R$ 6 milhões em projetos ligados aos segmentos de microempresas e microempreendedores individuais (MEIs), R$ 4 milhões em pequenas e médias empresas, e R$ 5 milhões em grandes empresas. Para as iniciativas propostas por municípios, cooperativas e outras organizações estão previstos R$ 5 milhões.

Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o novo pacote de medidas reflete o compromisso do Governo do Estado para fortalecer a Ciência no Paraná. “Esse pacote de investimentos foi pensado para fortalecer o segmento produtivo acadêmico e ampliar a produção de conhecimento científico paranaense, além de assegurar os insumos necessários para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão em toda a rede estadual de universidades, beneficiando milhares de professores e estudantes”, afirma.

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QUALIFICAÇÃO – Ainda no âmbito da Ageuni está previsto outro edital no pacote de investimentos, que disponibiliza R$ 3 milhões para a oferta de novos cursos de formação empreendedora do programa Paraná Empreende Mais (PEM). As capacitações serão destinadas a micros, pequenos e médios empresários, microempreendedores individuais e empreendedores informais, com idade a partir de 16 anos.

Idealizado em 2022 pela Seti, o PEM tem como objetivo estimular a visão empreendedora em diferentes eixos como gestão estratégica, gestão comercial, gestão de pessoas, plano de negócios, finanças, crédito, marketing, inovação e sustentabilidade. A capacitação é gratuita e ofertada na modalidade de ensino a distância (EAD), por meio da plataforma da Universidade Virtual do Paraná (UVPR). Desde o ano passado, o programa já certificou mais de 630 empreendedores.

Além do conteúdo apresentado em ambiente digital, estão previstos encontros presenciais para as próximas turmas do PEM nas cidades onde estão sediadas as governanças locais e regionais da Ageuni. Os encontros acontecerão em Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Campo Mourão e Paranaguá. A expectativa é qualificar 5.040 pessoas nos próximos dois anos.

CULTURA EMPREENDEDORA – O terceiro edital compreende aporte de R$ 15 milhões para as universidades estaduais, com amparo no Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE). A chamada pública prevê o pagamento mensal, por um ano, de bolsas-auxílio de R$ 500,00 para 2.290 estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação.

Serão selecionados, preferencialmente, alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e pessoas com deficiência (PCD). Os universitários participarão de cursos de empreendedorismo e inovação específicos e cursos de livre escolha ofertados pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR).

O coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, ressalta a importância da educação empreendedora no ensino superior. “A ideia é formar profissionais que, além do conhecimento técnico, estejam preparados para os desafios sociais e econômicos. Por isso, a criação de projetos que promovam o empreendedorismo, na prática, são movimentos importantes quando tratamos da educação empreendedora no ensino superior, relacionando principalmente às demais disciplinas dos cursos de graduação”, destaca.

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O edital prevê, ainda, o montante de R$ 100 mil para o custeio de materiais para cada instituição de ensino superior e R$ 69,6 mil para o pagamento de bolsas-auxílio para 56 professores, sendo oito docentes por universidade.

PESQUISA e EXTENSÃO – As áreas de pesquisa e extensão universitária integram essa ação governamental com recursos da ordem de R$ 8,2 milhões para custeio e investimento nas sete instituições estaduais de ensino superior. Com foco no fomento dos programas de pós-graduação serão disponibilizados R$ 4,1 milhões para cerca de 290 cursos de mestrado e doutorado de diferentes áreas do conhecimento. O mesmo valor será destinado para ações de extensão propostas pelas universidades.

Para o coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Seti, Fabiano Gonçalves Costa, o fortalecimento da extensão universitária está associado à articulação de políticas públicas. “O intuito é promover, cada vez mais, a integração de ações extensionistas nas políticas públicas, incluindo o financiamento de projetos, a fim de conferir solidez, estabilidade financeira e continuidade das atividades de extensão empreendidas pelas universidades estaduais”, afirma.

ORÇAMENTO ANUAL – Neste ano, o governo anunciou incremento de 325% no orçamento do Fundo Paraná, em relação a 2022. Estão previstos R$ 411,7 milhões para o financiamento não reembolsável de projetos em áreas prioritárias, como agricultura, agronegócios, biotecnologia, saúde, energias renováveis, cidades inteligentes, educação e economia. Com amparo no artigo 205 da Constituição Estadual, o Fundo Paraná é constituído, anualmente, por 2%, no mínimo, da receita tributária do Estado.

Fonte: Governo PR

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Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

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O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

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A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

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“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

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