NOVA AURORA

PARANÁ

Governo encaminha projeto para modernizar administração e fortalecer relação com contribuintes

Publicado em

O Governo do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta terça-feira (29) um projeto que busca modernizar a administração tributária do Estado. A ideia central por trás do Programa de Conformidade Fiscal Cooperativa do Estado do Paraná (Confia Paraná) é melhorar o relacionamento do fisco com os contribuintes, promovendo uma abordagem mais colaborativa na arrecadação e na fiscalização tributária.

Em linhas gerais, o projeto cria ferramentas que otimizam essa relação, evidenciando que empreendedores e Receita Estadual não estão em lados opostos, mas lado a lado. Exemplo disso é que o programa propõe a criação de um conjunto de contrapartidas que serão oferecidas aos contribuintes que atuem em conformidade com a legislação tributária, como prioridade na tramitação de processos e condições diferenciadas para recolhimento de impostos.

Contudo, como explica o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, esses benefícios são apenas um aspecto de tudo aquilo que o Confia Paraná propõe implementar. Segundo ele, o objetivo central do projeto é criar novas dinâmicas que reforcem o auditor fiscal como um aliado do empreendedor, superando a visão tradicional de que sua função se limita à fiscalização voltada à punição. “Com o Confia Paraná, queremos estender o tapete vermelho para o bom contribuinte para que ele saiba que a Receita Estadual está aqui para ajudar”, afirma.

Para isso, o programa se baseia em alguns pilares fundamentais, como a redução da burocracia tributária estadual, valorização de boas práticas fiscais e a própria diminuição da litigiosidade administrativa e judicial. Assim, a autorregularização se torna um dos mecanismos centrais do projeto.

Leia Também:  Inscrições para teste que prevê contratação de professores na Unicentro vão até o dia 29

A ideia é permitir que os próprios contribuintes tomem a iniciativa para adequar eventuais inconsistências, ou seja, sem a aplicação de multas e outras penalidades. “Há uma grande diferença entre aquele contribuinte que comete algum erro daquele que age ativamente para fraudar a fiscalização. Com o Confia Paraná, queremos diferenciar esses dois grupos e valorizar aquele que quer fazer as coisas do jeito certo”, detalha Ortigara.

FISCO AMIGO – Essa maior aproximação entre o fisco estadual e o contribuinte traz vantagens para ambos os lados, como exemplifica a diretora da Receita Estadual, Suzane Gambetta. “É uma modernização que gera benefícios significativos tanto para os contribuintes, que terão maior segurança jurídica, redução de riscos e uma relação mais harmoniosa com o fisco, quanto para o Estado, com o incremento na arrecadação voluntária, o fomento a um ambiente de negócios mais favorável e a redução do contencioso tributário, tudo para contribuir com o desenvolvimento econômico do Paraná”, diz.

Do lado institucional, essa construção de confiança mútua exige também uma transformação na cultura organizacional e nos processos, com ênfase na colaboração. “A orientação prévia e o estímulo à autorregularização são a base do que queremos com o Confia Paraná, pois coloca o auditor fiscal no papel de um aliado e não apenas de alguém que está ali apenas para punir”, aponta Gambetta.

Leia Também:  Governo entrega 84 medalhas para policiais civis de Umuarama e Paranavaí

Segundo ela, inclusive, essa mudança de cultura é algo que vai tornar a Receita Estadual ainda mais eficiente, já que permitirá ao órgão identificar e acompanhar de forma mais rigorosa aqueles que apresentam irregularidades de forma intencional.

ACESSO SIMPLIFICADO – A partir desse estímulo à autorregularização, a proposta do Confia Paraná enviado à Alep propõe a criação de um sistema de contribuintes em níveis de conformidade fiscal que levará em consideração alguns critérios, como a regularidade cadastral, o cumprimento de obrigações tributárias e a consistência das informações fornecidas à Receita Estadual.

Será essa classificação que dará acesso às contrapartidas previstas. Para isso, os contribuintes terão acesso a um portal no qual poderão conferir não apenas a sua nota, mas também outras informações relacionadas ao programa, como as causas das inconsistências e as malhas de autorregularização.

TRAMITAÇÃO – O projeto do Confia Paraná foi encaminhado à Alep e precisa ser votado pelos deputados estaduais. Caso seja aprovado, retorna para o Poder Executivo e passará a vigorar após a sanção do governador.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

DER/PR atende três municípios com conservação da faixa de domínio da PRC-466

Published

on

By

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), iniciou esta semana os serviços de conservação da faixa de domínio da PRC-466, com frentes de trabalho em Guarapuava, no Centro-Sul, e em Pitanga e Manoel Ribas, no Centro do Estado.

O principal serviço em andamento é a roçada da vegetação próxima à pista, tanto manual quanto utilizando roçadeiras articuladas e de arrasto. Estas melhorias estão previstas em dois contratos que atendem 712,13 quilômetros de rodovias do Escritório Regional Centro Oeste da Superintendência Regional Campos Gerais do DER/PR.

Em Guarapuava e em Pitanga os serviços são feitos no perímetro urbano, e em Manoel Ribas no trevo do entroncamento com a PRC-487.

Com investimento total de R$ 4.423.285,63, estão previstos também os serviços de capina manual e poda de árvores; limpeza e desobstrução do sistema de drenagem de águas e bueiros; limpeza, lavagem e recomposição de sinalização vertical (placas); limpeza e pintura de abrigo de ônibus, barreiras de concreto, meio-fio e pontes; recomposição de defensa metálica; limpeza e remoção de resíduos na faixa de domínio; remoção de árvores caídas na pista e de material de queda de barreira; e para obras de arte especiais (OAEs), como pontes e viadutos, a recuperação do pavimento de concreto armado, além de recomposição de talude de cabeceiras e reparo de guarda corpo de concreto.

Leia Também:  Governo entrega 84 medalhas para policiais civis de Umuarama e Paranavaí

Os serviços ainda serão realizados nas rodovias PR-170, PR-239, PR-364, PR-456, PR-459, PR-460, PRC-487, PR-540 e PR-825, beneficiando os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Cândido de Abreu, Candói, Cantagalo, Goioxim, Iretama, Laranjal, Marquinho, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Roncador, Santa Maria do Oeste e Turvo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA