NOVA AURORA

PARANÁ

Governo e Colégio Lysímaco Ferreira da Costa promovem ação de combate ao racismo

Publicado em

Técnicos pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e a diretoria do Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa, em Curitiba, realizam nesta segunda e terça-feira (03 e 04) ações de conscientização de combate ao racismo e defesa da diversidade no ambiente escolar. O objetivo do evento, que acontece no auditório do colégio, é reunir cerca de 480 alunos do ensino médio, professores e colaboradores da instituição para debater a questão, discutindo o papel de cada agente da comunidade escolar no combate à problemática.

Por meio da equipe da Educação das Relações Étnico-Raciais e Escolar Quilombola e da Coordenação de Diversidade e Direitos Humanos do Departamento de Educação Inclusiva da Seed-PR, serão ministradas palestras seguidas por rodas de conversa, quando serão lançadas questões para estimular a reflexão e o diálogo com os estudantes. O intuito é abordar não apenas os casos de preconceito ocorridos no ambiente escolar, mas também fora dele e na sociedade em geral. O evento abordará o papel de cada indivíduo no processo de denúncia e na prevenção destas situações.

Leia Também:  Porto de Paranaguá celebra 88 anos com show da Esquadrilha da Fumaça

“Falar sobre o assunto permite que toda a comunidade escolar compreenda que esta prática é inaceitável e prejudicial, impactando negativamente a vida das pessoas. Por meio do combate a ações que podem ser catalisadoras do racismo, como expressões inadequadas e comportamentos preconceituosos, busca-se fomentar a reflexão sobre a necessidade de mudança”, afirma Galindo Ramos, integrante da equipe de Educação das Relações Étnico-raciais e Escolar Quilombola, da Seed-PR.

“Muitas situações acontecem de maneira velada no ambiente escolar e, em momentos como esse, os alunos se sentem livres para falarem sobre o assunto. O interesse pelo tema é grande e estamos percebendo um engajamento significativo por parte dos estudantes”, afirma Jailson da Silva, diretor do colégio.

Julia Fonseca é aluna 3º ano do ensino médio. Para ela, debates como este servem como espaço de desabafo para os estudantes. “No dia a dia presenciamos muitas situações mascaradas de brincadeira. Por mais que muita gente tenha consciência de que é errado, alguns se omitem. Esse tipo de situação não pode mais passar em branco. Por isso precisamos nos encorajar e reprimir todas as formas de racismo na escola”.

Leia Também:  Governo do Paraná isenta ICMS de 87 medicamentos usados em tratamentos de câncer

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Frutas da estação como caqui, kiwi e tangerina apresentam queda nos preços, aponta boletim

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Inscrições para o edital de fomento pró-restauro da PNAB encerram dia 25

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA