NOVA AURORA

PARANÁ

Governo e Colégio Lysímaco Ferreira da Costa promovem ação de combate ao racismo

Publicado em

Técnicos pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e a diretoria do Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa, em Curitiba, realizam nesta segunda e terça-feira (03 e 04) ações de conscientização de combate ao racismo e defesa da diversidade no ambiente escolar. O objetivo do evento, que acontece no auditório do colégio, é reunir cerca de 480 alunos do ensino médio, professores e colaboradores da instituição para debater a questão, discutindo o papel de cada agente da comunidade escolar no combate à problemática.

Por meio da equipe da Educação das Relações Étnico-Raciais e Escolar Quilombola e da Coordenação de Diversidade e Direitos Humanos do Departamento de Educação Inclusiva da Seed-PR, serão ministradas palestras seguidas por rodas de conversa, quando serão lançadas questões para estimular a reflexão e o diálogo com os estudantes. O intuito é abordar não apenas os casos de preconceito ocorridos no ambiente escolar, mas também fora dele e na sociedade em geral. O evento abordará o papel de cada indivíduo no processo de denúncia e na prevenção destas situações.

Leia Também:  Governo assina contrato para reforma da ponte de ferro entre Lapa e Campo do Tenente

“Falar sobre o assunto permite que toda a comunidade escolar compreenda que esta prática é inaceitável e prejudicial, impactando negativamente a vida das pessoas. Por meio do combate a ações que podem ser catalisadoras do racismo, como expressões inadequadas e comportamentos preconceituosos, busca-se fomentar a reflexão sobre a necessidade de mudança”, afirma Galindo Ramos, integrante da equipe de Educação das Relações Étnico-raciais e Escolar Quilombola, da Seed-PR.

“Muitas situações acontecem de maneira velada no ambiente escolar e, em momentos como esse, os alunos se sentem livres para falarem sobre o assunto. O interesse pelo tema é grande e estamos percebendo um engajamento significativo por parte dos estudantes”, afirma Jailson da Silva, diretor do colégio.

Julia Fonseca é aluna 3º ano do ensino médio. Para ela, debates como este servem como espaço de desabafo para os estudantes. “No dia a dia presenciamos muitas situações mascaradas de brincadeira. Por mais que muita gente tenha consciência de que é errado, alguns se omitem. Esse tipo de situação não pode mais passar em branco. Por isso precisamos nos encorajar e reprimir todas as formas de racismo na escola”.

Leia Também:  Mandirituba recebe recursos do Governo do Estado para construir Barracão Industrial

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Governo do Paraná indica novos diretores para Ipardes e Agepar

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Com foco nas mudanças climáticas, UEM pesquisa povos ribeirinhos da Amazônia

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA