NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Paraná tem quase 400 vagas de estágio abertas em todo o Estado

Publicado em

Os órgãos públicos do Paraná estão com quase 400 vagas de estágio abertas em todas as regiões do Estado. As oportunidades atendem estudantes do Ensino Médio, Ensino Médio Técnico e Ensino Superior. A informação é da Central de Estágio do Paraná, divisão da Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP). As vagas são exclusivas para que os estagiários atuem nos órgãos da Administração Pública (Secretarias de Estado, autarquias e universidades estaduais).

A Central também reúne vagas para estágio obrigatório não remunerado para cursos que têm essa exigência. O cadastro do estudante e candidatura para as vagas são realizados apenas pelo site www.centraldeestagio.pr.gov.br/.

“Estamos no começo do ano e o número de vagas tende a aumentar. É uma excelente oportunidade para que os estudantes tenham contato com o mundo do trabalho, se desenvolvam e conheçam a importância da gestão pública para todos os paranaenses”, afirma o secretário da Administração, Elisandro Pires Frigo.

Os estagiários do Governo do Paraná recebem bolsa-auxílio, vale transporte e após 180 dias úteis têm direito a recesso remunerado. Os contratos são de dois anos.

14 MIL JÁ CONTRATADOS – Entre 2019 e 2022, fizeram estágio remunerado e supervisionado em órgãos públicos do Paraná 14.331 estudantes. A Central de Estágio administra o sistema que, além de fazer a gestão da folha de pagamento dos estagiários, permite que todas as atividades sejam acompanhadas e avaliadas por um servidor supervisor.

Leia Também:  Paraná Festivais é apresentado no Smart City como iniciativa inovadora na área da cultura

Embora as vagas sejam exclusivas para atuação na Administração Pública do Estado, elas podem ser preenchidas por estudantes de instituições de ensino públicas ou privadas, desde que estejam cadastradas no sistema da Central de Estágio.

No ano passado, 3.087 estudantes passaram por algum órgão do Paraná como estagiários. É o caso das amigas e agora colegas de estágio na SEAP, Milena Martins e Gabriely Batista, de 17 e 18 anos, respectivamente.

“Eu fiquei sabendo da Central de Estágio e dei uma olhada nas vagas. Foi um processo fácil e logo fui chamada. Eu já estava querendo achar um estágio e quando deu tudo certo, comecei a incentivar a Gabi. Sempre aviso meus amigos para ficarem de olho”, conta Milena.

Gabriely completa um ano como estagiária em abril e diz que já percebe importantes avanços. “Até o meu vocabulário mudou, porque passamos a ter contato com outras pessoas que se comunicam diferente. Imagina eu ficar aqui só falando gíria? Além disso, eu não tinha nenhuma experiência com computador e comecei a atuar na área de Tecnologia da Informação. Para mim foi um universo que se abriu”, celebra.

Leia Também:  Dia Mundial da Saúde: hábitos simples e acompanhamento periódico geram longevidade

A cada seis meses, os estagiários são avaliados pelos supervisores e tudo é registrado na Central de Estágio. “É uma conversa legal e descubro onde posso melhorar, no que já evoluí e sou sempre incentivada a me aperfeiçoar”, relata Milena.

Instituições de Ensino precisam manter convênio atualizados

Para que os estudantes paranaenses possam participar dos processos seletivos disponíveis na Central de Estágio, a instituição de ensino precisa firmar um convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e Previdência. Hoje são mais de 4.407 instituições, entre públicas, privadas e de nível Médio, Técnico e Superior, cadastradas na Central do Estágio.

“É importante que a instituição atualize seus dados de maneira periódica para garantir que os contratos dos estudantes não corram o risco de serem interrompidos”, reforça Ruth Duarte Menezes Correa, diretora de Recursos Humanos da SEAP.

Todo o processo de atualização ou de requerimento para um novo convênio pode ser realizado pela internet no portal da Central de Estágio no menu Instituição de Ensino” > “Solicitação de Convênio.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com apoio do Estado, pesquisadoras fortalecem atuação feminina em comunidades

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Audi vai apoiar Governo do Estado em projeto de centro de inovação

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA