NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Paraná envia ajuda humanitária para General Carneiro

Publicado em

O Governo do Paraná está enviando na manhã desta sexta-feira (08) ajuda humanitária para General Carneiro, no Sul do Estado, após a cidade ser afetada por fortes chuvas na madrugada de quinta. Serão encaminhados 270 colchões e kits dormitórios (lençol, travesseiro, fronha e cobertor), 68 cestas básicas, 200 kits de limpeza e 17 pallets com roupas. A previsão é de que os materiais saiam de Curitiba ainda pela manhã e cheguem à cidade no início da noite.

De acordo com o último balanço da Defesa Civil Estadual, 270 pessoas precisaram sair de duas casas, sendo 150 desalojados (que estão na casa de amigos ou parentes), e 120 desabrigados (que estão em um ginásio da prefeitura). Desde o início da chuva, 4.371 pessoas foram afetadas de alguma forma.

A Defesa Civil Estadual está na cidade auxiliando a prefeitura quanto aos procedimentos e a documentação necessária para que seja decretada situação de emergência, o que facilita a liberação de recursos por parte do Estado para auxiliar na normalização da situação.

“Isso faz parte da força-tarefa determinada pelo governador Ratinho Junior para auxiliar a população mais afetada pelas chuvas. Assim que aconteceu a situação, já deslocamos pessoal para apoio nas buscas e agora encaminhamos ajuda humanitária. Nosso trabalho continua depois, acompanhando os danos e verificando se há necessidade de novos auxílios”, afirma o capitão da Defesa Civil, Marcos Vidal.

Leia Também:  Governo do Estado atualiza anexos do Plano Plurianual 2024-2027

A força da água danificou diversas ruas, destruindo parte do asfalto e causando o desmoronamento de muros, cujos casos mais urgentes já estão sendo atendidos desde a madrugada de quinta-feira.

Na manhã desta sexta-feira (8), o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) encontrou o corpo da menina de 2 anos que estava desaparecida, levada pela forte enxurrada que atingiu o local. Ela foi localizada a cerca de 2,5 quilômetros da sua casa. Ao todo, mais de 40 bombeiros participaram da força-tarefa, incluindo equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST). O local está isolado para a chegada da Polícia Científica.

AJUDA DA SANEPAR – A Sanepar reforçou a ajuda ao município de General Carneiro, no Sul do Paraná, atingido por uma forte chuva na noite de quarta (6) para quinta-feira (8). A Companhia já havia enviado um caminhão-pipa para garantir o abastecimento de água aos moradores ainda na quinta-feira. Na sequência, a Sanepar enviou mais 100 caixas com copos de água, totalizando 4,8 mil unidades para o consumo.

Leia Também:  Programa da Seti contribui com o avanço tecnológico e a economia paranaense

Dois caminhões hidrojatos também foram enviados pela Companhia a Irati, município vizinho também atingido pela chuva. Esse modelo de caminhão possui um forte jato de água usado para limpeza tanto de ruas, quanto para desentupir bueiros.

A Sanepar segue monitorando o quadro tanto em General Carneiro como nas cidades vizinhas. Havendo necessidade, a Companhia deslocará mais ajuda aos municípios que precisarem.

RODOVIA — O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) já normalizou a situação da PR-170, próximo a General Carneiro, retirando todo o material que invadiu a pista. O tráfego está liberado no trecho.

CHUVAS — General Carneiro foi atingida por fortes chuvas nos últimos dias, chegando a 172,4 milímetros entre 22h de quarta-feira e 19h de quinta, de acordo com o Simepar, valor maior do que a média de 134 milímetros para o mês inteiro de novembro. Ainda é esperada chuva entre hoje e amanhã, porém com fraca intensidade e em baixo volume. Para o domingo, a previsão é de tempo estável, sem chuva.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Shows em Cascavel e Ponta Grossa abrem turnê do Coral Sanepar no Interior do Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Prorrogada a inscrição para seleção de militares da reserva dos colégios cívico-militares

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA