NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Paraná e startup DIO ofertam 10 mil bolsas em cursos de tecnologia

Publicado em

O Governo do Paraná anuncia na próxima terça-feira (29), às 11h, a oferta de 10 mil bolsas de estudo em cursos na área de tecnologia para pessoas de todas as idades. As bolsas abrangem as formações mais requisitadas pelo mercado. O anúncio, que abre oficialmente o período de inscrições, será transmitido pelo canal do YouTube da Superintendência Geral de Inovação do Paraná (SGI). 

A iniciativa é parte do programa Qualifica Mais – Inova Paraná, da Superintendência Geral de Inovação, que é vinculada à Casa Civil, com apoio da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, por meio da Escola de Gestão. Parceira credenciada na iniciativa, a startup DIO é a primeira plataforma Open Education brasileira na área de tecnologia da informação. Ela também atua com recrutamento e conta com mais de 1 milhão de profissionais de tecnologia e 2 mil instituições de ensino.

“As tecnologias da informação e da comunicação, em especial o setor de TI, estão em plena ascensão. Essas 10 mil vagas são mais uma iniciativa do Estado para promover a modernização e também abrir portas para aqueles que mais precisam”, diz o secretário da Administração e da Previdência, Elisandro Pires Frigo.

Leia Também:  Mobilização contra a dengue reforça importância das ações de combate ao mosquito

“Com esse programa esperamos suprir parte da crescente demanda do mercado por profissionais de TIC. Atualmente, são mais de 400 mil vagas abertas em todo País, carentes de profissionais qualificados para ocupar essas posições”, afirma o superintendente da SGI, André Telles.

Segundo ele, a pandemia acelerou a transformação digital e a procura por técnicos na área aumentou muito. “O governador Ratinho Junior nos deu a missão de fazer do Paraná uma referência em modernidade e transformação digital e a capacitação na área certamente auxilia o mercado relacionado a tecnologia e inovação”, acrescenta.

Para Victor Haruo, Head de Community & Ecosystem da DIO, a parceria para a distribuição de bolsas de estudo faz parte do propósito da startup. “Buscamos democratizar o conhecimento em tecnologia acelerando formação de talentos por todo o Brasil, transformando a vida de milhares de profissionais que buscam ingressar em um dos mercados que mais crescem no mundo”, comenta. 

FORMAÇÃO As bolsas são para quatro cursos, que vão do nível básico ao intermediário: HTML Web Developer, .NET Fundamentas, Java Developer e Java Script Game Developer.

Com 27 horas de duração, o curso HTML Web Developer ensina a programar páginas de internet e a desenvolver websites usando HTML, CSS e JavaScript. O .NET Fundamentals, com 40 horas de duração, abrange o desenvolvimento de projetos em uma das linguagens de back-end mais usadas no mundo, o .NET C#.

Leia Também:  Paraná recebe Copa Brasil de Canoagem e Paracanoagem neste fim de semana

Os dois cursos de Java têm 120 horas de duração. O Java Developer vai ensinar o passo a passo da tecnologia e a desenvolver projetos práticos. Enquanto o Java Script Game Developer é direcionado a criação de jogos.

QUALIFICA MAIS O Qualifica Mais Inova Paraná é um programa da SGI para qualificar pessoas interessadas em atuar nas áreas de tecnologia e inovação, auxiliando no processo de qualificação de profissionais com alta demanda de contratação pelo setor. Os cursos são ministrados pela plataforma da Escola de Gestão, da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, que também faz a certificação.

PARCERIA – A DIO é uma das empresas credenciadas no programa e também irá certificar os cursos oferecidos por ela. Além da certificação, o estudante poderá, inclusive, ser contratado por empresas que fazem parte da Plataforma DIO.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Pesquisadora da UEM transforma macaúba em embalagens biodegradáveis

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com altas temperaturas, consumo de energia cresce 3,4% no Paraná no terceiro trimestre

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA