NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Paraná debaterá políticas públicas de CT&I em evento nacional na PUCPR

Publicado em

O Governo do Paraná participará do PD&I Summit 2024, que vai ser realizado pelo Hotmilk, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), nos dias 14 e 15 de maio (terça e quarta-feira), em Curitiba O evento debaterá as oportunidades de fomento à inovação, como a Lei do Bem (n⁰ 11.196/2005), Lei de Informática e a Nova Política Industrial. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10.

O evento será das 8h às 18h no Hotmilk, sediado no Campus Curitiba da PUCPR. Nomes do setor da inovação nacional irão apresentar um panorama da inovação no Brasil, cenários e tendências, conectando diversas oportunidades de captação de recursos com quem faz e implementa as políticas de incentivo à inovação.

Profissionais da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) estarão em um painel sobre no painel Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação: Objetivos e Desafios, que acontece dia 14.

Participarão o diretor de Ecossistemas de Inovação da SEI, Giles Balbinotti, e o diretor de Ciência e Tecnologia, Marcos Aurélio Pelegrina, da Seti. “Vamos tratar do papel do Estado para o crescimento do setor de CT&I. Discutiremos temas importantes, como a conectividade no Paraná, programas de apoio ao empreendedor e aos ambientes promotores de inovação”, afirma Balbinotti. 

Leia Também:  Tá na lista? 21 prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná expiram nos próximos meses

O diretor da Seti destaca importância de incentivar a colaboração para o avanço científico e tecnológico em prol do desenvolvimento socioeconômico. “Com o esforço conjunto entre governo, empresas, universidades e sociedade civil será possível superar os desafios e ampliar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento para que o Paraná possa estar na vanguarda da inovação brasileira”, afirma Pelegrina.

No mesmo dia, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Marcio Spinosa, participará de um painel sobre linhas de crédito e editais para fomento à inovação. Também serão realizadas palestras pelos representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Hamilton José Mendes da Silva e Marconi Edson Esmeraldo Albuquerque, e pelo diretor de Inovação da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Jefferson de Oliveira Gomes. 

INCENTIVOS FISCAIS – A Lei do Bem concede benefícios fiscais a empresas que realizam aporte em projetos de PD&I, com redução na alíquota de Imposto de Renda e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A Lei de Informática estimula a competitividade e a capacitação técnica de empresas brasileiras produtoras de bens de informática, automação e telecomunicações. E a Nova Política busca estimular o desenvolvimento produtivo e tecnológico e ampliar a competitividade da indústria brasileira, para impulsionar a presença qualificada do país no mercado internacional. 

Leia Também:  Colégio Agrícola da UEPG abre processo seletivo para ingresso em 2025

HOTMILK  Ecossistema de inovação da PUCPR, o Hotmilk atua em diferentes frentes: consultoria de inovação e inovação aberta, educação corporativa na área de inovação, conexões com startups, planos de membro e de membros startups, além de ser um dos principais HUBs de inovação do País, com mais de 115 residentes.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  IAT propõe plano de ação para agilizar processos de regularização do CAR

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Tá na lista? 21 prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná expiram nos próximos meses

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA