10 de Abril de 2025
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    Governo do Paraná cria índice inédito para monitoramento da atividade turística

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    O Paraná terá uma metodologia exclusiva para mensurar e avaliar economicamente a atividade turística no Estado e nos municípios ao longo do tempo, chamada Índice de Desempenho da Atividade Turística no Paraná (IDAT-PR). O estudo será viabilizado por meio de um termo de cooperação firmado nesta terça-feira (19) entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setu) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

    O índice terá sua primeira edição publicada no final de 2023, e será atualizado anualmente para que os gestores do Estado e dos municípios possam acompanhar a performance de seus indicadores. Atualmente, o volume de atividades turísticas é mensurado apenas pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas abrangendo todos os estados.

    O levantamento, inédito no Estado, será realizado por técnicos das duas pastas num universo de oito indicadores estaduais e municipais, que vão desde o índice de emprego em segmentos ligados ao turismo até o volume de investimento em comparação com o orçamento total de cada município. “Será uma ferramenta importante e confiável para a tomada de decisões, pois abrangerá municípios de todo o Estado com base em informações oficiais”, explicou o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado.

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    “A área de turismo tem características muito específicas; são atividades com resultados mais difíceis de mensurar. Mas conseguimos chegar a uma metodologia que será bastante útil e totalmente confiável”, disse o diretor do Centro de Pesquisa do Ipardes, Julio Suzuki Júnior. 

    “Ter em mãos informação correta e dados precisos é fundamental para se criar políticas públicas e direcionar recursos e programas de forma embasada. Criamos na Setu um Departamento de Inteligência, que vem realizando uma série de pesquisas e estudos importantes, e agora contaremos também com toda a expertise do Ipardes, órgão que é referência nacional nesta área de levantamento de estatísticas, para a formatação de um novo instrumento que será, sem dúvida alguma, um grande direcionador do programa de governo”, avaliou o secretário do Turismo, Marcio Nunes.

    A Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR) está publicando desde o início de 2023 uma série de levantamentos temáticos que vão ajudar na criação e orientação de políticas públicas para o setor no Paraná. Segundo o coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da Setu, Yure Lobo, são documentos elaborados com base nas estatísticas já existentes e monitoradas nos últimos anos. O objetivo é consolidar e ampliar esses estudos para as próximas edições, além de incorporar novos levantamentos.

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    “A análise de dados atualizados e séries históricas é fundamental para a implantação de políticas no setor”, explicou. “Agora buscamos essa parceria com o Ipardes no intuito de unir esforços para o conhecer melhor o setor turístico paranaense, baseado em dados e estatísticas, a fim de acompanhar o desenvolvimento da atividade e subsidiar o estabelecimento de estratégias, diretrizes e recomendações relativas ao turismo no Paraná”. 

    O Ipardes completou 50 anos em 2023. Ele ajuda gestores do Governo do Estado, secretarias, prefeituras e outros órgãos públicos a acompanhar a evolução da economia estadual e regional.

    PRESENÇAS – Participaram da cerimônia de assinatura as assessoras técnicas da Setu Gilce Battistuz e Deise Bezerra; e Francisco de Castro, coordenador do Núcleo de Macroeconomia e Desenvolvimento Regional do Ipardes.

    Fonte: Governo PR

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    Colégio de Ibaiti une inovação, moeda digital e sustentabilidade em projeto de reciclagem

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    O Colégio Estadual Aldo Dallago, em Ibaiti, no Norte Pioneiro, encontrou uma maneira de aliar a conscientização e o cuidado com o meio ambiente ao estímulo à inovação, além de envolver toda a comunidade escolar: o projeto “Movimento CEAD Recicla”.

    O projeto foi uma ideia da professora Erika Gelinski e tinha como proposta que os alunos se organizassem para encontrar uma solução para o descarte inadequado de resíduos no ambiente escolar e em suas imediações, especialmente tampas e garrafas plásticas.

    “Os alunos se encarregaram da divulgação de uma campanha sobre a arrecadação de garrafas PET, realizaram pesquisa sobre reciclagem e fizeram a conscientização da comunidade escolar”, conta.

    Nessa primeira etapa do projeto, as tampas e garrafas arrecadadas eram destinadas a uma ONG de Curitiba. Como forma de incentivo, a turma que mais arrecadasse seria premiada com uma pizza ao fim do semestre.

    Entretanto, ainda em 2024, a ONG deixou de coletar material reciclável. Isso fez com que o próprio colégio assumisse a atividade, que ficou a cargo do Clube de Ciências, implementado em agosto do mesmo ano. Os alunos do clube, então, idealizaram uma forma de otimizar o processo de coleta. Sob a supervisão do professor de Robótica, Matheus Vigilato de Morais, eles projetaram e construíram uma máquina para a contagem automática das garrafas.

    Utilizando uma placa Arduino e componentes desenvolvidos pelos próprios alunos, a máquina registra a coleta em um banco de dados e exibe, em um monitor fixado na parte frontal, a quantidade arrecadada por turma. “O processo é muito simples e foi desenvolvido para criar uma interação com a máquina o mais fácil, divertida, dinâmica e gamificada possível”, explica Matheus.

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    No mesmo ano, o dispositivo foi apresentado na feira de inovação do Norte Pioneiro do Estado – a GeniusCom, que acontece anualmente na cidade de Jacarezinho – conquistando o 2º lugar na categoria NP Maker Senior.

    “A proposta dos Clubes de Ciência é justamente aproximar os alunos da produção científica, estimulando a busca por soluções inovadoras com o desenvolvimento de tecnologias que impactem o seu cotidiano”, afirma o secretário estadual de Educação, Roni Miranda. “São 200 clubes no Paraná, que beneficiam 6 mil estudantes”.

    Com a arrecadação, surgiu a necessidade de se dar uma destinação ao material coletado. Assim, os alunos também desenvolveram um processo para a transformação das garrafas PET em filamentos para uso em impressoras 3D.

    “Com isso transformamos vários quilos de plástico que poderiam ser descartados de forma incorreta em novos produtos”, avalia Matheus. Utilizando a impressora 3D, cedida por ele à escola, são criados objetos para uso dos próprios alunos, como porta-mochilas e componentes para as aulas de robótica, por exemplo.

    “O projeto impacta positivamente o ambiente escolar, porque demonstra na prática as ações realizadas, além de instigar a participação dos demais alunos no desenvolvimento de novos projetos”, destaca o diretor Flávio Batista dos Santos.

    MOEDA PEDAGÓGICA – Para continuar estimulando a arrecadação do material reciclável, a equipe do Aldo Dallago apostou em outro incentivo: ao invés da pizza semestral, as turmas passaram a receber pelas garrafas coletadas uma moeda pedagógica digital, fruto de outro projeto da escola, o CEAD$. Mensalmente, para a turma que mais arrecada garrafas, são distribuídas cinco moedas para cada aluno.

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    O projeto CEAD$ foi inicialmente desenvolvido como uma estratégia para estimular os alunos a terem uma participação ativa nas aulas, melhorar a frequência e conscientizar sobre o ambiente escolar.

    A ideia foi concebida pelas professoras Erika e Selma Ramalho, com ajuda do professor Matheus, e consiste na distribuição semanal das moedas pedagógicas aos alunos como forma de premiação, considerando frequência, desempenho nos recursos educacionais digitais e rendimento diário.

    Elas podem ser utilizadas para a aquisição de itens, como material escolar, uniformes, brinquedos e alimentos, que estão disponíveis na loja virtual da escola, onde os alunos também verificam seu saldo e compras anteriores.

    “É um meio de incentivar os alunos a estudar mais, a se comportar nas aulas, a não faltar. Hoje em dia eu estou mais focado nos estudos”, diz o aluno Ryan Carlos dos Santos Reis, que está no 9º ano do Ensino Fundamental e tem feito bom uso das moedas arrecadadas. “Há pouco tempo eu comprei uma camiseta do uniforme”. Os itens comprados são entregues às quintas-feiras nas salas de aula.

    “A equipe gestora abraçou a causa, auxiliando na implementação, promovendo a loja entre os responsáveis e contribuindo com doações para torná-la ainda mais atrativa”, conta Erika. A iniciativa também recebe apoio da comunidade escolar na arrecadação de brindes.

    Segundo ela, o projeto comprova que a colaboração e o trabalho em equipe podem transformar o ambiente educacional, tornando a experiência escolar mais envolvente e significativa para todos.

    Fonte: Governo PR

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