NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Estado participa de feira de inovação e tecnologia em Cascavel

Publicado em

O Governo do Estado é destaque da Technovação, importante feira de inovação de Cascavel, na região Oeste, com apresentações de programas e projetos de qualificação de profissionais, fomento de startups, linhas de crédito para microempreendedores, novos sistemas de protocolos, agências de inovação, entre outros.

O evento, que ocorre entre os dias 24 e 27, já recebeu mais de 30 mil visitantes. É a oportunidade de aproximar a sociedade, o setor público, e o setor privado, da tecnologia, apresentando soluções práticas que facilitem a vida da população no dia a dia.

Na apresentação na feira, o coordenador de eventos da Secretaria estadual de Inovação (SEI), Paulo Sônego, lembrou que somente em 2023 o Governo do Paraná fez investimento recorde de R$ 411 milhões nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Representaram o governo estadual a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Celepar. “É um orgulho participar da Technovação. O evento busca aproximar as políticas públicas de inovação do Estado das empresas e dos municípios”, afirmou Paulo Sônego.

Leia Também:  Governo do Estado lança edital para leilão de 312 veículos inservíveis e sucatas

A Technovação conta com palestras, feiras, atrações, fóruns, debates e concursos de inovação juntando ciência, cultura e transformação digital. A feira é organizada pela Fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), entidade pública mantida pela Prefeitura de Cascavel.

“Estou muito feliz pela realização da feira e pela participação do Governo do Estado. Gostaria de agradecer ao secretário da Inovação, Marcelo Rangel, e ao governador Ratinho Junior pelo apoio ao setor de tecnologia e das demandas dos municípios”, afirmou o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.

PREMIAÇÃO – Os assessores técnicos da SEI, Marcio Hauagge e Ozi Martins, foram jurados do Hackathon, que é uma maratona de programação em formato de competição. Os grupos tiveram dois dias para solucionar 10 soluções de inovação para o setor público, com foco no tema “Desafios da Gestão Pública”, em realização da Fundetec em parceria com o Sebrae.

Foram apresentadas soluções práticas, como por exemplo aplicativo para ações preventivas de endemias para a saúde pública de um município, sinalização urbana e sistematização de protocolos digitais. O vencedor do prêmio foi o grupo Data Puzzle, que apresentou um aplicativo para controle da endemia da dengue.

Leia Também:  Universidade Virtual leva graduação e especializações a milhares de paranaenses

“É muito importante estimular a criação de soluções de inovação para o setor público. No caso do vencedor, o grupo apresentou um aplicativo que possibilita a reunião de todas as informações para controle da dengue. Hoje, por exemplo, esse controle é feito pelos agentes de saúde muitas vezes de forma manual, perdendo eficácia e sem otimização de tempo”, afirma o assessor técnico da SEI e jurado do evento, Marcio Hauagge.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR participa de missa pela proteção da Segurança Pública

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Cuidado com cobranças indevidas nos estacionamentos públicos em dias de jogos em Cascavel

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA