O Governo do Estado é destaque da Technovação, importante feira de inovação de Cascavel, na região Oeste, com apresentações de programas e projetos de qualificação de profissionais, fomento de startups, linhas de crédito para microempreendedores, novos sistemas de protocolos, agências de inovação, entre outros.
O evento, que ocorre entre os dias 24 e 27, já recebeu mais de 30 mil visitantes. É a oportunidade de aproximar a sociedade, o setor público, e o setor privado, da tecnologia, apresentando soluções práticas que facilitem a vida da população no dia a dia.
Na apresentação na feira, o coordenador de eventos da Secretaria estadual de Inovação (SEI), Paulo Sônego, lembrou que somente em 2023 o Governo do Paraná fez investimento recorde de R$ 411 milhões nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Representaram o governo estadual a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Celepar. “É um orgulho participar da Technovação. O evento busca aproximar as políticas públicas de inovação do Estado das empresas e dos municípios”, afirmou Paulo Sônego.
A Technovação conta com palestras, feiras, atrações, fóruns, debates e concursos de inovação juntando ciência, cultura e transformação digital. A feira é organizada pela Fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), entidade pública mantida pela Prefeitura de Cascavel.
“Estou muito feliz pela realização da feira e pela participação do Governo do Estado. Gostaria de agradecer ao secretário da Inovação, Marcelo Rangel, e ao governador Ratinho Junior pelo apoio ao setor de tecnologia e das demandas dos municípios”, afirmou o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.
PREMIAÇÃO – Os assessores técnicos da SEI, Marcio Hauagge e Ozi Martins, foram jurados do Hackathon, que é uma maratona de programação em formato de competição. Os grupos tiveram dois dias para solucionar 10 soluções de inovação para o setor público, com foco no tema “Desafios da Gestão Pública”, em realização da Fundetec em parceria com o Sebrae.
Foram apresentadas soluções práticas, como por exemplo aplicativo para ações preventivas de endemias para a saúde pública de um município, sinalização urbana e sistematização de protocolos digitais. O vencedor do prêmio foi o grupo Data Puzzle, que apresentou um aplicativo para controle da endemia da dengue.
“É muito importante estimular a criação de soluções de inovação para o setor público. No caso do vencedor, o grupo apresentou um aplicativo que possibilita a reunião de todas as informações para controle da dengue. Hoje, por exemplo, esse controle é feito pelos agentes de saúde muitas vezes de forma manual, perdendo eficácia e sem otimização de tempo”, afirma o assessor técnico da SEI e jurado do evento, Marcio Hauagge.
Fonte: Governo PR